A principal teoria de Westworld: estaria a série com duas linhas temporais?

acervo Vanity Fair

acervo Vanity Fair

 

Este post contém especulações para Westworld, mas sem spoilers, desde que você tenha assistido até o episódio 7 da 1ª temporada. Se você não está atualizado, agora é a hora de parar de ler.

Continua após a publicidade

Aqueles que argumentaram que os que acreditavam na teoria da conspiração em Westworld estavam fora de si tiveram que dar o braço a torcer na semana passada, quando foi revelado que, assim como muitos haviam previsto durante toda a temporada, Bernard (Jeffrey Wright) é secretamente um hospedeiro, e não um humano. Então, talvez, seja a hora de ler algumas das outras teorias loucas de Westworld mais a sério, incluindo a mais popular e controversa de todos eles: a teoria de múltiplas linhas do tempo.

Se você não estiver familiarizado, a teoria de múltiplas linhas do tempo postula que a audiência de Westworld está assistindo pelo menos duas (se não três) Eras na história do parque. É fácil confundir o público, porque alguns dos personagens – os robôs – nunca envelhecem. Esta teoria diz que William (Jimmi Simpson) e o Homem de Preto (Ed Harris) são a mesma pessoa, em um intervalo de 30 anos.  A teoria seria controversa porque tem dividido os fãs de Westworld no Reddit em facções de conflito. Mas os que negam a “teoria de William/Homem De Preto” terão de lidar com alguns novos pedaços de evidência que tornam seu caso mais suspeito que nunca.

Primeiro, vamos falar sobre guarda-roupa. Sabemos que as roupas que você escolhe quando entra no parque em “Westworld” são muito importantes – e não estamos falando apenas desses chapéus brancos e pretos. Todo mundo notou, algumas semanas atrás, quando Dolores recebeu uma mudança no guarda-roupa de El Lazo e os povos depravados de Pariah. O vestido azul se foi e em seu lugar, temos um par de calças. Mas você notou que William mudou também? (Talvez você tenha, e só eu estava muito deslumbrado com as calças de Dolores para dar atenção a William). Ele trocou a camisa com gola rosa e vermelha que ele escolheu na sede da Westworld…

…por uma camisa cinza de mangas compridas com pintucks no babador na frente. (Isso é o que esses pequenos plissados são chamados: pintucks.) Você pode não ter notado porque William geralmente tem seu casaco. Mas esta semana, quando os Confederados chegaram, ele não estava tão vestido assim.

Outra pessoa em Westworld que gosta de usar um casaco, colete e lenço em todos os momentos é o Homem de Preto. Mas no caminho de volta no episódio 2, ele tirou o casaco para nos dar o melhor visual da série em sua camisa. E, isso mesmo, a camisa era igual a de William.

Estou dizendo que o Homem de Preto e William estão usando a mesma camisa? Sim. Isso os torna a mesma pessoa? Bem, eu acho que sim! A roupa faz o homem. Mas talvez isso não sele a teoria para você. Talvez você olhe para as camisas desses dois homens e diga “Isso não parece nada para mim.” Bem, então, permita-me apresentar o lado B.

Em uma entrevista com a Female First no final de setembro, Ed Harris disse: “De antemão, eles me disseram o suficiente para entender que tipo de vida meu personagem tinha no mundo exterior e por que ele estava vindo para este parque. Mas então você começa o script para Episódio 7, digamos e você só consegue pensar ‘Oh! Obrigado por me dizer, cara! Eu não percebi!” Vale a pena notar aqui que o personagem de Ed Harris não aparece no episódio 7, mas William certamente. Vamos dar uma olhada no que foi revelado no episódio 7.

Como Slashfilm conta, William, aproveitando o brilho “pré-coital” da companhia de Dolores, conta para ela sobre sua juventude. “A única coisa que eu tinha quando eu era criança eram livros. Eu costumava viver neles. Eu costumava dormir sonhando que eu acordava dentro de um deles porque eles tinham sentido. Este lugar, é como se eu tivesse acordado dentro de uma dessas histórias. Acho que só quero descobrir o que isso significa. Eu não quero estar em uma história. Tudo que eu quero é não olhar para frente ou para trás. Eu só quero ser … no momento em que eu estou.” Esse é William curtindo a conexão que acha que teve com Dolores. Ele não estava realmente interessado nos prazeres falsos que o parque tinha para oferecer, escolhendo, em vez disso, ficar com Dolores porque ele acredita que ela está feliz com ele.

Em outras palavras, Logan estava certo. William foi completamente seduzido por “Westworld”.

William, cedendo à tentação de Dolores e traindo sua noiva Juliet, depois diz: “Eu tenho fingido toda a minha vida. Fingindo que não me importo, fingindo que pertenço. Minha vida está construída sobre isso. E é uma vida boa, uma vida que eu sempre quis. Mas então eu vim aqui, e eu tenho um vislumbre para um segundo de uma vida em que eu não tenho que fingir. Uma vida em que eu possa estar verdadeiramente vivo. Como eu posso voltar a fingir quando sei como isso é?” Isso soa muito parecido com o que o Homem de Preto, no Episódio 2, promete a Lawrence: “Desta vez, eu nunca vou voltar “. Mas vale a pena notar que se William se tornou o Homem de Preto, ele não está mais com a ilusão de que o parque é mais real do que a vida real. 30 anos (presumimos) mais tarde, ele sofreu algum tipo de decepção, provavelmente relacionado ao termino de relacionamento com Dolores.

No Episódio 4 o Homem de Preto volta a pensar em “Westworld” como ficção e diz: “Todo este mundo é uma história. Eu li todas as páginas, exceto a última. Eu preciso descobrir como isso termina. Eu quero saber o que isso tudo significa”. Eu suspeito, que tanto William quanto o Homem de Preto, estão em colisão com Dolores e uma dura realidade sobre as crueldades de “Westworld”. Sim, eu acredito que eles são a mesma pessoa e, sim, eu acredito que ambos querem a mesma coisa: ela.

Se você não ficou convencido pelos pequenos pedaços de evidência que se mantêm empilhando (camisas, logotipos, filosofias) etc., vale a pena lembrar que Westworld é o tipo de show que coloca essas pistas como ‘migalhas de pão’.

Certo, aqui vai mais um pedaço de evidência escondido abaixo deste alerta de spoiler.

Então, William e o Homem de Preto estão usando a mesma camisa e levam a mesma faca? Ford, durante a exibição do episódio 5, olha com consideração como se ele já tivesse visto o trabalho sujo antes? E você ainda não acha que eles são a mesma pessoa?

 

Poste extraido de matéria da Vanity Fair
Tags westworld
Avatar

1 comment

Add yours
  1. Avatar
    Juk 19 novembro, 2016 at 00:55 Responder

    Obrigada por me explicar a teoria porque eu estava completamente perdida lendo todo mundo falando dela, mas sem dá nenhuma explicação. Eu gostei dela, mas tenho uma dúvida: se passando em duas épocas diferentes, em qual delas a parte do Bernard e cia está?

Post a new comment