Cheia de controvérsias, série bíblica vira fenômeno na Netflix

Testamentos: A História de Moisés chegou na Netflix e fez um enorme sucesso, mesmo gerando debate acalorado entre o público.

Testamentos: A História de Moisés série
Imagem: Divulgação.

A série “Testamentos: A História de Moisés” da Netflix está gerando bastante discussão. Lançada no dia 27 de março de 2024, esta produção em formato de docudrama escalou rapidamente para o topo das listas de mais assistidos em países como Estados Unidos, Canadá e Paquistão, posicionando-se como o segundo programa mais visto na plataforma globalmente já no dia 2 de abril.

Com apenas três episódios, a série tenta retratar a vida de Moisés, uma figura central para cristãos e muçulmanos, o que ampliou seu alcance durante períodos significativos como a Páscoa e o final do Ramadã.

No entanto, críticos têm recebido a série de forma mista, com apenas 29% de aprovação no Rotten Tomatoes. Ben Travers, da IndieWire, descreveu a série como “rotineira, mundana e pouco provocativa“. Ele, então, a criticou por não explorar nuances ou novas perspectivas e por apenas “tentar disseminar a palavra de Deus através do serviço de streaming mais popular do mundo”.

PUBLICIDADE

Além de Testamentos: A História de Moisés, saiba mais sobre as séries da Netflix:

O público parece igualmente dividido. Enquanto a pontuação de audiência no Rotten Tomatoes é de 33% com menos de 50 avaliações, a série obteve uma nota mais generosa de 6/10 no IMDb, baseada em mais de 1500 comentários. Alguns espectadores, aliás, criticaram a mistura de entrevistas com dramatizações. Enquanto outros elogiaram a abordagem e a objetividade ao mostrar que até figuras veneradas como Moisés têm seus altos e baixos.

Testamentos: A História de Moisés série
Imagem: Divulgação.

Um dos aspectos mais comentados da série, no entanto, é a inclusão de teólogos e historiadores de diversas fés. Refletindo a importância de Moisés nas religiões abraâmicas. Isso atraiu elogios pela inclusividade e pela abordagem diversificada na análise da figura histórica. Embora, também, tenha provocado críticas de quem preferiria uma interpretação mais fiel a uma única tradição.

Testamentos: A História de Moisés“, portanto, é mais uma dessas produções da Netflix que, apesar de controversas, capturam a atenção do público global e fomentam discussões importantes sobre como representamos figuras históricas e religiosas na mídia moderna.

Sobre o autor

Anderson Narciso

Editor-chefe

Criador do Mix de Séries, atua hoje como redator e editor chefe do portal que está no ar desde 2014. Autor na internet desde 2011, passou pelos portais Tele Séries e Box de Séries, antes de criar o Mix. Formado em História pela UFJF e Mestre em História da Saúde pela Fiocruz/RJ, Anderson Narciso se aventurou no mundo da criação de conteúdo para Internet há 15 anos, onde passou a estudar sobre Google, SEO e outras técnicas de produção para web. É também certificado em Gestão Completa de Redes Sociais pela E-Dialog Comunicação Digital, além de estudar a prática de Growth Hack desde 2018, em que é certificado. Com o crescimento do site, e sua parceria com o portal UOL, passou a atuar na cobertura jornalística, realizando entrevistas nacionais e internacionais, cobertura de eventos para as redes sociais do Mix de Séries, entre outros. Atua como repórter no Rio de Janeiro e São Paulo, e pelo Mix já cobriu eventos como CCXP, Rock in Rio, além de ser convidados para coberturas e entrevistas presenciais nos Estúdios Globo, Netflix, Prime Vídeo, entre outros. No Mix de Séries, com experiência de dez anos, se especializou no nicho de séries e filmes. Hoje, como editor chefe, é o responsável por eleger as pautas diárias do portal, escolhendo os temas mais relevantes que ganham destaque tanto nas notícias quanto nas matérias especiais e críticas. Também atua como mediador entre a equipe, que está espalhada por todo o Brasil. Atuante no portal Mix de Séries diariamente, também atende trabalhos solicitados envolvendo crescimento de redes sociais, produção de textos para internet e web writing voltado para todos os nichos.