Teu Passado Te Condena: Allison Janney

Imagem: Neil Jacobs/CBS/Divulgação

Olha só quem chegou para abrilhantar a Teu Passado Te Condena desta semana: A mãe mais exemplar das séries de TV, Allison Janney, que protagoniza a série Mom da CBS e é uma das grandes cotadas à indicação do Emmy como Melhor Atriz Comédia, tem seu passado revisitado na nossa coluna de hoje. Vem…

Allison Janney nasceu em 19 de novembro de 1959 e na faculdade chegou a ser aluna de Paul Newman – tendo ele a incentivado a se tornar uma atriz.

Janney fez sua estreia na TV, na comédia Morton & Hayes, (1991) em que participou de 2 episódios, como esposa de Eddie Hayes (Bob Amaral). Um ano depois ela foi parar em Law & Order, série que ela voltaria a participar em 1994, ambas as personagens como um “caso da semana”.

Imagem: NBC/Reprodução

Na TV, Janney ainda fez algumas pontas em The Wright Verdicts, onde deu vida à advogada do Ministério Público Alice Klein (1995); New York Undercover como Vivian (1995); e em LateLine, onde interpretou Helen Marschant (1999).

Allison Janney não ficou só na esfera da TV e, nos anos 1990, se arriscou a participar de alguns longas. Em 1996, por exemplo, ela chegou a ser indicada ao Chlotrudis Award como Melhor Atriz Coadjuvante por Big Night, filme de Stanley Tucci.

https://www.youtube.com/watch?v=aBThZOatwes

Ela ainda participou de Tempestade de Gelo (1997, foto abaixo), em que interpretou Dot Halford, vizinha e aspirante a swinger na adaptação de Ang Lee do romance de Rick Moody. E, além disso, ela marcou presença em A Razão do Meu Afeto (1998), Beleza Americana (1999) e 10 Coisas Que Eu Odeio em Você (1999).

Imagem: Reprodução/Flavorwire

Allison Janney virou o milênio com um dos papéis de sua vida. Ainda em 1999 ela conseguiu o papel de C.J. Cregg, a Secretária de Imprensa Presidencial da série The West Wing.

Sua atuação foi bastante elogiada e o papel lhe rendeu 4 Emmys. O curioso é que, inicialmente, ela venceu dois prêmios como Melhor Atriz Coadjuvante em Drama, mas à medida que sua personagem cresceu ela passou a concorrer na categoria de Melhor Atriz, tendo vencido em 2002 e 2004.

Imagem: NBC/Divulgação

Em 2006, a atriz foi nomeada ao Independent Spirit Awards pelo seu papel no filme Our Very Own. No ano seguinte, ela esteve em Juno, no papel de Bren MacGuff, a madrasta da personagem principal interpretada por Ellen Page. A atriz acabou ganhando o Austin Film Critics Association Award na categoria de Melhor Atriz Coadjuvante pelo longa.

Em 2010, ela foi escalada como protagonista da série de comédia Mr. Sunshine, da ABC, criada por Matthew Perry, onde interpretou Crystal Cohen nos 13 episódios da série. Infelizmente, a série acabou sendo cancelada. No ano seguinte, esteve em Histórias Cruzadas, filme que ganhou 6 prêmios coletivos como Melhor Elenco.

Entre 2013 e 2015, a atriz participou de 9 episódios de Masters of Sex, como Margaret Scully. Esse papel lhe rendeu 4 indicações a prêmios, tendo ela vencido um Emmy e um Critics’ Choice Television Award.

Imagem: SerialCrush/Reprodução

Atualmente, como Bonnie, em Mom, a atriz já conquistou 5 prêmios e 9 indicações. Dois desses prêmios foram Emmys, os quais concorreu como Melhor Atriz Codjuvante. Mas assim como The West Wing, ela concorrerá esse ano como Melhor Atriz e tem tudo para vencer essa categoria principal.

Imagem: CBS/Divulgação

Allison Janney tem uma carreira maravilhosa e só tem razões para comemorar. Torcemos muito por ela, e queremos sempre contemplar a sua incrível atuação.

Anderson Narciso

Anderson Narciso

Mestre em História, apaixonado por mídias, é o editor responsável e idealizador do Mix de Séries. Eterno órfão de Friends, One Tree Hill e ER, acompanha séries desde que se entende por gente. No Mix é editor de colunas e de notícias, escreve a coluna 5 Razões e resenha a série Gotham.

2 comments

Add yours

Post a new comment