Teu Passado Te Condena: Allison Janney

Imagem: Neil Jacobs/CBS/Divulgação
Imagem: Neil Jacobs/CBS/Divulgação

[spacer height=”20px”]

Continua após publicidade

Olha só quem chegou para abrilhantar a Teu Passado Te Condena desta semana: A mãe mais exemplar das séries de TV, Allison Janney, que protagoniza a série Mom da CBS e é uma das grandes cotadas à indicação do Emmy como Melhor Atriz Comédia, tem seu passado revisitado na nossa coluna de hoje. Vem…

Continua após a publicidade

Allison Janney nasceu em 19 de novembro de 1959 e na faculdade chegou a ser aluna de Paul Newman – tendo ele a incentivado a se tornar uma atriz.

Continua após publicidade

Janney fez sua estreia na TV, na comédia Morton & Hayes, (1991) em que participou de 2 episódios, como esposa de Eddie Hayes (Bob Amaral). Um ano depois ela foi parar em Law & Order, série que ela voltaria a participar em 1994, ambas as personagens como um “caso da semana”.

Imagem: NBC/Reprodução

[spacer height=”20px”]

Continua após publicidade

Na TV, Janney ainda fez algumas pontas em The Wright Verdicts, onde deu vida à advogada do Ministério Público Alice Klein (1995); New York Undercover como Vivian (1995); e em LateLine, onde interpretou Helen Marschant (1999).

Allison Janney não ficou só na esfera da TV e, nos anos 1990, se arriscou a participar de alguns longas. Em 1996, por exemplo, ela chegou a ser indicada ao Chlotrudis Award como Melhor Atriz Coadjuvante por Big Night, filme de Stanley Tucci.

https://www.youtube.com/watch?v=aBThZOatwes

[spacer height=”20px”]

Ela ainda participou de Tempestade de Gelo (1997, foto abaixo), em que interpretou Dot Halford, vizinha e aspirante a swinger na adaptação de Ang Lee do romance de Rick Moody. E, além disso, ela marcou presença em A Razão do Meu Afeto (1998), Beleza Americana (1999) e 10 Coisas Que Eu Odeio em Você (1999).

Imagem: Reprodução/Flavorwire

[spacer height=”20px”]

Allison Janney virou o milênio com um dos papéis de sua vida. Ainda em 1999 ela conseguiu o papel de C.J. Cregg, a Secretária de Imprensa Presidencial da série The West Wing.

[spacer height=”20px”]

Sua atuação foi bastante elogiada e o papel lhe rendeu 4 Emmys. O curioso é que, inicialmente, ela venceu dois prêmios como Melhor Atriz Coadjuvante em Drama, mas à medida que sua personagem cresceu ela passou a concorrer na categoria de Melhor Atriz, tendo vencido em 2002 e 2004.

Imagem: NBC/Divulgação

[spacer height=”20px”]

Em 2006, a atriz foi nomeada ao Independent Spirit Awards pelo seu papel no filme Our Very Own. No ano seguinte, ela esteve em Juno, no papel de Bren MacGuff, a madrasta da personagem principal interpretada por Ellen Page. A atriz acabou ganhando o Austin Film Critics Association Award na categoria de Melhor Atriz Coadjuvante pelo longa.

[spacer height=”20px”]

Em 2010, ela foi escalada como protagonista da série de comédia Mr. Sunshine, da ABC, criada por Matthew Perry, onde interpretou Crystal Cohen nos 13 episódios da série. Infelizmente, a série acabou sendo cancelada. No ano seguinte, esteve em Histórias Cruzadas, filme que ganhou 6 prêmios coletivos como Melhor Elenco.

Entre 2013 e 2015, a atriz participou de 9 episódios de Masters of Sex, como Margaret Scully. Esse papel lhe rendeu 4 indicações a prêmios, tendo ela vencido um Emmy e um Critics’ Choice Television Award.

Imagem: SerialCrush/Reprodução

[spacer height=”20px”]

Atualmente, como Bonnie, em Mom, a atriz já conquistou 5 prêmios e 9 indicações. Dois desses prêmios foram Emmys, os quais concorreu como Melhor Atriz Codjuvante. Mas assim como The West Wing, ela concorrerá esse ano como Melhor Atriz e tem tudo para vencer essa categoria principal.

Imagem: CBS/Divulgação

[spacer height=”20px”]

Allison Janney tem uma carreira maravilhosa e só tem razões para comemorar. Torcemos muito por ela, e queremos sempre contemplar a sua incrível atuação.

Criador do Mix de Séries, atua hoje como redator e editor chefe do portal. Especialista em SEO e construção de textos para internet, também atua como webwriter com foco em textos para o Google. Autor na internet desde 2011, passou pelos portais TeleSéries e Box de Séries. Fã de carteirinha de Friends, ER e One Tree Hill, é aficionado pelo mundo dos seriados. Também é fã de procedurais, sabendo tudo sobre o universo das séries Chicago, Grey's Anatomy, e séries de sucesso como La Casa de Papel e Lucifer. Também é fã da DC Comics, e acompanha produções inspiradas em personagens da editora, como Titans e até o mais recente produto da editora, Sweet Tooth.