The Big Bang Theory: livro revela tristeza e desavenças no final da série

Novo livro revela detalhes secretos dos bastidores de The Big Bang Theory. Entre as revelações temos muitas lágrimas e desavenças.

The Big Bang Theory

Uma nova imagem dos bastidores do final de The Big Bang Theory mostra o elenco em um momento emocionante. Três anos após o término da sitcom da CBS, seu legado continua vivo através do spin-off Young Sheldon. Mesmo sem ele, no entanto, sua popularidade perdura graças às reprises na TV, sem mencionar sua disponibilidade em serviços de streaming. Isso não apenas mantém The Big Bang Theory na vanguarda da cultura pop, mas também permite que a base de fãs se expanda à medida que novos espectadores podem conferir prontamente em várias plataformas.

Não é nenhum segredo que The Big Bang Theory tinha um tipo problemático de comédia. Kaley Cuoco falou recentemente sobre como Penny foi excessivamente sexualizada, enquanto Sheldon, de Jim Parsons, fez comentários ofensivos em nome do “humor”. Apesar disso, a sitcom continuou a ser extremamente popular – algo que foi capaz de manter até o fim. Felizmente para os fãs, a CBS foi capaz de dar à gangue de Pasadena uma despedida emocionalmente satisfatória.

Imagem revela momento de emoção no desfecho da série

2022 é um ano importante para The Big Bang Theory, pois marca o 15º aniversário do programa. À luz disso, Jessica Radloff compartilhou uma nova imagem dos bastidores durante um dos momentos emocionais do elenco enquanto filmava o final da comédia. A imagem faz parte do novo livro, The Big Bang Theory: The Definitive, Inside Story of the Epic Hit Series, que é a história oral definitiva sobre o show.

PUBLICIDADE

Leia também: The Big Bang Theory completa 15 anos: os melhores episódios de acordo com os fãs

Apesar da narrativa desigual de sua temporada final colocar muito foco na candidatura de Sheldon e Amy ao Prêmio Nobel, a CBS encenou um ótimo final de The Big Bang Theory. Os Coopers ganharam o prêmio acadêmico, permitindo que Sheldon alcançasse seu sonho de toda a vida. Enquanto isso, Penny e Leonard foram revelados como grávidas de seu primeiro filho. Ambos os pontos principais da trama foram uma ótima despedida – algo que se tornou cada vez mais raro nos últimos anos. No entanto, a sitcom poderia ter um final muito melhor se tivesse configurado corretamente o arco dos Hofstafdters e dado a Raj o final que ele merecia.

Uma das principais razões pelas quais The Big Bang Theory se tornou tão popular foi a química entre seu elenco. Ver todos eles navegando em seus arcos individuais e coletivos por mais de uma década foi gratificante para muitos espectadores, especialmente considerando tudo o que eles passaram na comédia. Diante disso, fazia sentido que eles decidissem encerrar as coisas em vez de continuar sem Parsons, que não queria fazer o seriado na 12ª temporada. 

Livro revela segredos dos bastidores de The Big Bang Theory

O novo livro sobre The Big Bang Theory, aliás, revela o drama dos bastidores que cercaram a decisão de encerrar o seriado de sucesso após 12 temporadas.

Era o verão de 2018, antes da 12ª temporada, quando Jim Parsons decidiu que estava pronto para uma mudança. “Eu não acho que havia uma parte de mim que realmente pensava que eu faria mais temporadas [do Big Bang] após a décima segunda”, explica Parsons no livro. “Eu estava pronto para sair da segurança do show para descobrir completamente o que viria a seguir para mim.

Ele compartilhou como se sentiu com o amigo íntimo e co-estrela Simon Helberg, que também estava contemplando seu próximo capítulo. “Agora, isso não significa que nós, de forma alguma, esperávamos que o show terminasse”, esclarece Helberg, “ou que não haveria nenhum tipo de tentativa dos produtores, do estúdio ou da rede de manter o show em execução, se estávamos ou não envolvidos.”

Leia também: The Big Bang Theory: criadores falam de 13ª temporada

Mas, de acordo com Parsons, “nada havia surgido sobre contratos” quando o elenco e a equipe se reuniram novamente em agosto para o início da 12ª temporada. “Eu me senti um mentiroso naquela [primeira] leitura de mesa”, diz ele. “Eu sabia que no final desses próximos 24 episódios, era tudo para mim. Então eu perguntei [aos produtores executivos] Chuck [Lorre] e Steve [Molaro] se poderíamos conversar.

A leitura ocorreu em uma tarde de quarta-feira, e a reunião com Lorre, Molaro e Parsons ocorreu na manhã seguinte. “Nunca houve dúvida sobre continuar sem ele”, lembra Molaro. “O show foi esse conjunto, e o pensamento de fazer uma versão estranha sem ele não parecia certo.

Nos seis dias seguintes, o elenco foi mantido no escuro enquanto Lorre e o então presidente e CEO da Warner Bros. Peter Roth abordaram o assunto com executivos da CBS e WB.

Como o elenco foi informado

Na quarta-feira seguinte, Lorre reuniu o elenco, junto com Molaro e o showrunner Steve Holland, em seu escritório. Lorre deu as boas-vindas a todos, depois passou o bastão para Parsons, que não esperava liderar a reunião. “Tive a sensação de que [Jim] estava chateado comigo porque talvez ele pensasse que eu ia traçar o futuro, mas não achava que era meu lugar fazer isso”, diz Lorre. “Então ele explicou a eles que estava pronto para se despedir no final da 12ª temporada.

Um comunicado de imprensa anunciando a temporada final “épica” de The Big Bang Theory sairia assim que a reunião fosse adiada.

Como o elenco recebeu a notícia

Lorre reconhece que houve “muito choro” em seu escritório naquele dia, principalmente de Kaley Cuoco. “O choque de ‘Oh meu Deus, o que vem a seguir?’ foi assustador“, lembra Cuoco. “Choramos por horas… Pensávamos que íamos fazer mais um ano, então, de repente, sua vida meio que passa diante de seus olhos. Olhei para Chuck e disse: ‘O que vamos fazer?’ Eu não conseguia respirar. Parecia uma morte.” Molaro também salienta a quantidade de lágrimas, acrescentando: “Aquela reunião [foi] como estar em um acidente de carro em câmera lenta. Estávamos todos chorando, era incontrolável.

Leia também: The Big Bang Theory: 11 coisas sobre Sheldon que não fazem sentido

Galecki concorda que o elenco foi “surpreendido”. O choque não veio da decisão de Parsons, “mas que ele não teve aquela conversa com seus colegas de elenco primeiro para nos preparar”, diz Galecki. “Eu apenas discordei de como isso foi tratado. Pensávamos que estávamos indo ao escritório de Chuck para falar sobre renegociação, e então Chuck jogou o bastão para Jim. E Jim ficou chocado e obviamente foi pego de surpresa.”

Sentimentos magoados permaneceram entre o trio principal. Na manhã seguinte, Molaro recebeu uma mensagem de Cuoco dizendo que estava chateada com Parsons e não sabia se poderia trabalhar naquele dia. Galecki também procurou Lorre para expressar suas frustrações. Eles finalmente apareceram para o ensaio, mas foi “meio gelado” e “nenhum deles estava falando entre as cenas”, diz Molaro – e de acordo com Holland, “Kaley mal conseguia fazer contato visual com Jim durante o ensaio, mas eles passaram por isso.

The Big Bang Theory

Como o elenco seguiu em frente?

Na passagem seguinte, as tensões haviam esfriado. “Muito rapidamente, vi Kaley e Jim conversando entre as cenas e rindo”, diz Molaro. “Eles pareciam ser capazes de ficar perto um do outro e não apenas querer entrar em seus carros e sair imediatamente depois.” Holland lembra Cuoco dizendo que “eles adoraram tanto o show e era um lugar tão especial… que eles não queriam que terminasse feio. Se esta fosse a última temporada, eles deixariam de lado a raiva, a frustração e as diferenças e aproveitariam cada minuto”.

Acrescenta Parsons: “Após o momento chocante [daquela reunião], as coisas finalmente começaram a se encaixar e ficaram em paz, enquanto íamos para o final.

Sobre o autor

Matheus Pereira

Coordenação editorial

Matheus Pereira é Jornalista e mora em Pelotas, no Rio Grande do Sul. Depois de quase seguir carreira na Arquitetura, enveredou para o campo da Comunicação, pelo qual sempre nutriu grande paixão. Escritor assíduo na época dos blogs, Matheus desenvolveu seus textos e conhecimentos em Cinema e TV numa experiência que já soma quase 15 anos. Destes, quase dez são dedicados ao Mix de Séries. No Mix, onde é redator desde 2014, já escreveu inúmeras resenhas, notícias, criou e desenvolveu colunas e aperfeiçoou seus conhecimentos televisivos. Sempre versando pelo senso crítico e pela riqueza da informação, já cobriu eventos, acompanha premiações, as notícias mais quentes e joga luz em nomes e produções que muitas vezes estão fora dos grandes holofotes. Além disso, trabalha há mais de dez anos no campo da comunicação e marketing educacional, sendo assessor de imprensa e publicidade em grandes escolas e instituições de ensino. Assim, se divide entre dois pilares que representam a sua carreira: de um lado, a educação; de outro, as séries de TV e o Cinema.