The Boys | Lei Marcial no final da 4ª temporada Explicada

Lei Marcial no Final da 4ª Temporada de The Boys: O que é real e o que é mentira? Saiba toda a explicação.

The boys o que é a lei marcial
Imagem: Divulgação.

A quarta temporada de “The Boys” termina de maneira explosiva, com a implementação da lei marcial nos Estados Unidos, uma medida extrema que leva a trama a um novo patamar.

Mas o que realmente significa a lei marcial, e como ela é retratada na série?

O Que é Lei Marcial que aparece em The Boys?

A lei marcial envolve a substituição temporária da autoridade civil pela autoridade militar e é geralmente invocada em tempos de guerra, rebelião ou desastre natural.

PUBLICIDADE

Quando está em vigor, o comandante militar de uma área ou país tem autoridade ilimitada para fazer e aplicar leis. A lei marcial tem uma justificativa quando a autoridade civil deixou de funcionar, está completamente ausente ou se tornou ineficaz. Ela suspende todas as leis existentes, bem como a autoridade civil e a administração ordinária da justiça.

Nos Estados Unidos, a lei marcial pode ser declarada por proclamação do Presidente ou de um governador estadual, mas tal proclamação formal não é necessária. Embora a Constituição dos EUA não preveja especificamente a imposição da lei marcial, quase todos os estados têm uma disposição constitucional que autoriza o governo a impô-la.

O poder da lei marcial, embora quase absoluto, tem limitações; por exemplo, civis não podem ser julgados por tribunais militares enquanto os tribunais civis estiverem funcionais.

The boys o que é a lei marcial
Imagem: Divulgação.

Lei Marcial na Vida Real

Desde a Segunda Guerra Mundial, a lei marcial entrou em vigor nove vezes nos EUA. Em cinco dessas ocasiões, ela entrou para conter a resistência aos decretos federais de dessegregação no Sul. A colaboração entre o exército e a aplicação da lei civil é limitada: militares não podem ser usados em operações de vigilância, como informantes, investigadores ou interrogadores, a menos que a investigação seja uma operação conjunta militar-civil.

Lei Marcial em “The Boys”

Em The Boys, o senador Calhoun se torna presidente após a morte de Victoria Neuman. Quando parece que Capitão Pátria vai perder, Mana Sábia revela seu plano de incriminar Robert Singer pelo assassinato de Victoria, com Calhoun pronto para jurar lealdade a Capitão Pátria. Calhoun, agora presidente, declara lei marcial, permitindo que Capitão Pátria ordene um exército de Supes para capturar os Starlighters.

Enquanto Leitinho, Kimiko, Francês, Hughie e Annie tentam fugir do país, eles enfrentam os Supes de Capitão Pátria. Love Sausage nocauteia Leitinho em um banheiro do aeroporto. Enquanto Hughie e Annie quase acabam presos por Cindy e outras autoridades. Annie usa seus poderes para escapar voando. Cate usa seus poderes para fazer Francês partir com ela, enquanto Kimiko recupera sua voz e grita por ele, após terem confessado seus sentimentos um pelo outro. Vemos Billy dirigindo com o vírus em mãos e Kessler aparecendo no espelho do carro.

Impacto na Série

A declaração de lei marcial por Calhoun permite que Capitão Pátria governe com poder quase absoluto. Usando os Supes para impor suas ordens e eliminar qualquer oposição. Essa medida extrema mostra o quão longe os antagonistas estão dispostos a ir para manter o controle e suprimir a resistência, aumentando a tensão e a desesperança dos protagonistas.

O uso da lei marcial em “The Boys” mostra o que poderia acontecer em um cenário onde uma autoridade militar sufoca a autoridade civil. Embora a série leve essa ideia ao extremo com a inclusão de super-heróis, ela destaca os perigos do poder absoluto e as consequências de uma governança autoritária.

Com a quinta temporada prometendo desfechos ainda mais intensos, os fãs aguardam ansiosamente para ver como os heróis enfrentarão essa nova realidade sombria.

Sobre o autor

Matheus Pereira

Coordenação editorial

Matheus Pereira é Jornalista e mora em Pelotas, no Rio Grande do Sul. Depois de quase seguir carreira na Arquitetura, enveredou para o campo da Comunicação, pelo qual sempre nutriu grande paixão. Escritor assíduo na época dos blogs, Matheus desenvolveu seus textos e conhecimentos em Cinema e TV numa experiência que já soma quase 15 anos. Destes, quase dez são dedicados ao Mix de Séries. No Mix, onde é redator desde 2014, já escreveu inúmeras resenhas, notícias, criou e desenvolveu colunas e aperfeiçoou seus conhecimentos televisivos. Sempre versando pelo senso crítico e pela riqueza da informação, já cobriu eventos, acompanha premiações, as notícias mais quentes e joga luz em nomes e produções que muitas vezes estão fora dos grandes holofotes. Além disso, trabalha há mais de dez anos no campo da comunicação e marketing educacional, sendo assessor de imprensa e publicidade em grandes escolas e instituições de ensino. Assim, se divide entre dois pilares que representam a sua carreira: de um lado, a educação; de outro, as séries de TV e o Cinema.