The Crown: 8 fatos que a 5ª temporada contou de forma errada

O que é mentira na 5ª temporada de The Crown? Série da Netflix acabou inserindo fatos que, supostamente, nunca aconteceram.

The Crown
Imagem: Divulgação.

O drama da vida real da Netflix, The Crown, retornou para sua quinta temporada. O drama liderado por Peter Morgan retrata a família real através das provações e tribulações da década de 1990.

A nova temporada começa com a viagem de Charles e Diana à Itália em 1991, 10 anos após o casamento e um ano antes de se separarem. O episódio final se passa em julho de 1997, um mês antes da trágica morte da Princesa Diana.

Mas não é de hoje que The Crown vem recebendo críticas por sua imprecisão factual e, agora, separamos 8 fatos que a 5ª temporada contou de forma errada.

O Príncipe Charles se encontrou com John Major sobre a abdicação da Rainha?

The Crown
Imagem: Divulgação.

Uma das cenas mais polêmicas da quinta temporada é o encontro entre o Príncipe Charles (Dominic West) e o então Primeiro-ministro John Major (interpretado por Johnny Lee Miller). Charles fala sobre o sequestro da Rainha e compara sua mãe à ex-Primeira-ministra Margaret Thatcher, que deixou seu cargo e foi substituída por Major.

Essa reunião nunca aconteceu e seria considerada constitucionalmente imprópria para o primeiro-ministro se encontrar com o herdeiro do trono em particular.

Leia também: The Crown tem conexão com Game of Thrones que fãs não viram

O porta-voz de Major comentou que “nunca houve qualquer discussão entre Sir John e o então Príncipe de Gales sobre qualquer possível abdicação da falecida Rainha Elizabeth II – nem um assunto tão improvável e impróprio jamais foi levantado pelo então Príncipe de Gales (ou Sir John )”.

Mohamed Al-Fayed ficou inspirado ao ver o Duque e a Duquesa de Windsor em 1946?

The Crown
Imagem: Divulgação.

Na cena de abertura do terceiro episódio, um jovem Mohamed Al-Fayed viu o Duque e a Duquesa de Windsor na Alexandria do pós-guerra. Toda a cena implicava que esse encontro com a realeza inspirou o estilo e o gosto de Fayed.

Embora Al-Fayed tivesse interesse no poder e aspirações desde tenra idade, esse encontro nunca aconteceu. Em 1946, o Duque e a Duquesa de Windsor viviam principalmente na França, com visitas ocasionais à Grã-Bretanha e à América. Não há registro de uma visita a Alexandria naquele ano, muito menos de um jovem Mohamed Al-Fayed os vendo.

Ele patrocinou o Royal Windsor Horse Show entre 1982-1998 e fez um aluguel de 50 anos da casa do Duque e Da duquesa de Windsor, reformando-a com seu próprio dinheiro.

A Princesa Diana pediu um acordo de divórcio de £35 milhões?

The Crown
Imagem: Divulgação.

Acredita-se que o acordo de divórcio da Princesa Diana (interpretada por Elizabeth Debicki), embora nunca tenha se tornado público, tenha sido de cerca de £17 milhões, mais cerca de £400.000 por ano para ela manter os custos de pessoal de seu escritório particular. Este foi um dos maiores da história jurídica britânica na época.

Leia também: The Crown: verdade sobre entrevista de Diana não foi mostrada

Há rumores de que, se ela se casasse novamente, ela teria perdido o Palácio de Kensington, seus pagamentos em andamento e o título de Princesa de Gales. Mas não há evidências de que ela tenha pedido um número tão grande.

John Major ajudou no divórcio do casal real?

The Crown
Imagem: Divulgação.

Não há nenhuma evidência de que o Primeiro-ministro John Major tenha desempenhado um papel nas negociações, como The Crown mostrou. Embora ele tenha tentado ajudar o casal a salvar seu relacionamento.

Richard Toye disse ao HistoryExtra que John Major “se encontrou separadamente com a Rainha, Charles e Diana, para discutir a questão antes do divórcio do casal em 1996. O biógrafo de Major, Anthony Sheldon, revelou mais tarde que Diana enviou ao primeiro-ministro várias cartas de agradecimento”.

O próprio Major permanece de boca fechada sobre as conversas que ocorreram entre ele e a realeza. Em outubro, seu porta-voz disse que “as discussões entre o monarca e o primeiro-ministro são totalmente privadas e – para Sir John – sempre permanecerão assim”.

O Príncipe Charles e a Princesa Diana se encontraram em particular depois do divórcio, como The Crown mostrou?

the crown divorcio
Imagem: Divulgação.

Outra cena muito comentada na quinta temporada de The Crown é o encontro entre o Príncipe Charles e Diana no Palácio de Kensington após o divórcio ser finalizado.

Nesta cena, os dois falam sobre o tempo que passaram juntos e se realmente foram felizes no relacionamento. Eles falam sobre o futuro da monarquia e se ela deseja que William se torne rei.

No entanto, não há registro de que os dois tenham se encontrado novamente após o divórcio. Infelizmente, o próximo encontro deles veio a acontecer em 1997, quando Charles a visitou no hospital de Paris após sua morte prematura.

Phillip teve um caso com Penny?

the crown 5 temporada
Imagem: Divulgação.

Em um episódio da 5ª temporada de The Crown, vemos o príncipe Philip construir um relacionamento com Penelope Knatchbull (Natascha McElhone), Condessa Mountbatten da Birmânia. Na série, a amizade deles se forma depois que sua filha Leonora morreu de câncer renal.

Mas, na realidade, eles eram amigos antes da morte de sua filha, com Knatchbull ficando em Balmoral mais de uma década antes. Na época, a imprensa acreditava que ela era namorada de Charles.

É verdade que o Príncipe Philip era um ávido cocheiro e que eles participavam juntos de competições de carruagem. Mas não há evidências de que foi ele quem a encorajou a adotar o hobby. A amizade deles foi tão duradoura que ela foi uma das 30 pessoas que compareceram ao funeral dele em abril de 2021.

Apesar de aludir a isso em The Crown, não há evidências de que o Príncipe Philip e Penny Knatchbull tenham tido um caso.

A princesa Margaret se reuniu com Peter Townsend?

The Crown
Imagem: Divulgação.

Em uma das cenas mais emocionantes da 5ª temporada de The Crown, Margaret e Peter se reencontram, anos após o término de seu caso de amor.

Embora Margaret tenha aparecido em Desert Island Discs, foi em 1981, e Stardust não era uma de suas faixas principais. No programa, a escolha da música dela o encoraja a entrar em contato com ela novamente.

Townsend e Margaret se encontraram novamente após seu divórcio de Lord Snowdon, com alguns dizendo já em 1978. Infelizmente, os ex-amantes não dançaram juntos no Caledonian Club, e Townsend nunca devolveu as cartas de Margaret. Ele morreu em junho de 1995.

Os freios do carro de Diana pararam na vida real, assim como em The Crown?

The Crown
Imagem: Divulgação.

No episódio sete da 5ª temporada de The Crown, Diana está viajando em seu carro quando seus freios começam a falhar ao se aproximar de um semáforo. Ela troca de carro, suspeitando de crime.

Não há evidências de que isso aconteça na vida real, mas Diana era muito paranoica nos anos que antecederam sua morte. O ex-amante de Diana, Hasnat Khan, deu uma declaração durante um inquérito sobre sua morte em 2008, explicando que ela havia trocado de carro porque acreditava que os freios haviam sido adulterados.

.

Sobre o autor
Avatar

Anderson Narciso

Criador do Mix de Séries, atua hoje como redator e editor chefe do portal que está no ar desde 2014.Autor na internet desde 2011, passou pelos portais TeleSéries e Box de Séries.Fã de carteirinha de Friends, ER e One Tree Hill, é aficionado pelo mundo dos seriados. Também é fã de procedurais, sabendo tudo sobre o universo das séries Chicago, Grey's Anatomy, entre outras.

Baixe nosso App Oficial

Logo Mix de Séries

Aproveite todo conteúdo do Mix diretamente celular. Baixe já, é de graça!