The Crown: a cena do acidente de Diana que foi cortada
A verdade sobre a cena do acidente de Diana em The Crown: saiba porque ela não foi ao ar na 6ª temporada da série.
A aclamada série “The Crown“, em sua sexta temporada, finalmente disponível na Netflix, traz à tela os últimos dias da vida da Princesa Diana antes do trágico acidente que a vitimou, juntamente com seu parceiro, Dodi Fayed, e o motorista, Henri Paul.
Enquanto a série retrata o intenso assédio dos paparazzi a Diana, bem como as consequências imediatas de sua morte, uma decisão editorial importante chama a atenção dos fãs e críticos: a cena do acidente em si foi deliberadamente cortada.
Peter Morgan, criador da série, em entrevista à Variety, esclareceu as razões por trás dessa escolha. Segundo ele, a série nunca teve a intenção de explorar as teorias conspiratórias ou os detalhes mórbidos da morte de Diana. Portanto, eles nem chegaram a gravar uma cena de fato que mostrasse o acidente.
“Isso nunca foi uma história sobre como ela morreu. A investigação policial esclareceu tudo. Nós nunca estivemos interessados nisso. Sempre foi sobre o impacto na família antes e depois de sua morte e a verdadeira natureza de seu relacionamento com Dodi Fayed”, explicou Morgan.
Saiba mais sobre The Crown:
- The Crown: a verdade sobre último dia e a morte da Princesa Diana
- Mentiu? The Crown mudou fatos reais na 6ª temporada
- The Crown: a verdade por trás do episódio das “duas fotos”
Elizabeth Debicki, que interpreta Diana, reforça essa perspectiva, enfatizando o respeito e a delicadeza com que o tema foi tratado. “É uma conversa difícil porque não se pode falar em legado, não é apenas um drama inteligente. Mas, ao mesmo tempo, sabemos que estamos lidando com a memória real da audiência e a invenção na série de televisão”, disse ela.
A investigação policial de 2006 concluiu que o acidente de carro foi um “trágico acidente“. Lord Stevens, que liderou a investigação de três anos, afirmou: “Não houve conspiração para assassinar nenhum dos ocupantes daquele carro.“. Ele acrescentou que conversas com familiares e amigos próximos de Diana não indicaram planos de noivado ou casamento futuro.
Diana tinha 36 anos quando morreu no acidente, após perseguição de paparazzi no túnel Pont d’Alma, em Paris. Trevor Rees, seu guarda-costas e único sobrevivente do acidente, não tem lembranças do evento após sofrer graves ferimentos, incluindo trauma cerebral e torácico, que o deixaram em coma por dez dias.
Na série, a abordagem cuidadosa e respeitosa em relação à morte de Diana é uma prova da maturidade com que “The Crown” trata eventos históricos sensíveis, equilibrando drama, realidade e empatia, sem se perder em sensacionalismos gratuitos.