The Crown: comparando o discurso da Rainha na morte de Diana

A 6ª temporada de "The Crown" recria com precisão o discurso da Rainha sobre a morte da Princesa Diana, mas traz abordagem controversa.

The Crown Diana discurso Rainha
Imagem: Divulgação.

A série “The Crown” tem sido um fenômeno da Netflix, narrando o reinado da Rainha Elizabeth II desde seu casamento em 1947 até o início do século 21.

A temporada final, dividida em dois volumes, começa em 1997, focando principalmente na morte de Diana, Princesa de Gales.

Enquanto a qualidade de produção ganhou muitos elogios, a 6ª temporada recebeu críticas mistas, especialmente pela abordagem novelística e pela representação controversa da aparição do fantasma de Diana.

PUBLICIDADE

Discurso da Rainha na morte Diana

The Crown Diana discurso Rainha
Imagem: Divulgação.

O último episódio do primeiro volume da temporada final – 6ª temporada, episódio 4, “Aftermath” – começa com a morte de Diana em um acidente de carro. O episódio retrata Charles informando William e Harry, Mohamed devolvendo os pertences pessoais de Diana à família real e Elizabeth concordando com um funeral cerimonial para Diana. A cena final mostra Philip, Charles, William, Harry e o irmão de Diana, Earl Spencer, caminhando atrás do cortejo fúnebre, antes da Rainha proferir um discurso televisivo sobre a morte de Diana.

Saiba mais sobre The Crown:

Curiosamente, o discurso da Rainha Elizabeth sobre a morte de Diana em “The Crown” é fiel ao discurso da vida real. O roteirista Peter Morgan optou por copiar palavra por palavra o discurso no teleplay, com Imelda Staunton entregando a fala da mesma maneira que a Rainha na vida real. O discurso completo está no site oficial da Família Real.

A cinematografia controversa de “The Crown”

Um aspecto que raramente recebe elogios nas produções originais da Netflix é a cinematografia. Os filmes e séries da plataforma são iluminados e filmados para serem assistidos em telas de TV e smartphones, o que nem sempre resulta em uma experiência cinematográfica.

A maneira como o discurso da Rainha aparece em “The Crown“, no entanto, gerou controvérsia. A cena mostra a Rainha sob uma luz insuficiente enquanto o fundo é superexposto, deixando Elizabeth sub focada. A escolha, portanto, é questionável, considerando que Elizabeth está perfeitamente focada e bem iluminada no material da vida real que estava sendo recriado.

Enquanto “The Crown” mantém a precisão histórica no discurso da Rainha, a escolha artística de sua representação cinematográfica levanta questões bem como divide opiniões. A série, famosa por sua liberdade artística, mais uma vez desafia as expectativas e provoca debates sobre a representação de eventos históricos na mídia.

Sobre o autor

Matheus Pereira

Coordenação editorial

Matheus Pereira é Jornalista e mora em Pelotas, no Rio Grande do Sul. Depois de quase seguir carreira na Arquitetura, enveredou para o campo da Comunicação, pelo qual sempre nutriu grande paixão. Escritor assíduo na época dos blogs, Matheus desenvolveu seus textos e conhecimentos em Cinema e TV numa experiência que já soma quase 15 anos. Destes, quase dez são dedicados ao Mix de Séries. No Mix, onde é redator desde 2014, já escreveu inúmeras resenhas, notícias, criou e desenvolveu colunas e aperfeiçoou seus conhecimentos televisivos. Sempre versando pelo senso crítico e pela riqueza da informação, já cobriu eventos, acompanha premiações, as notícias mais quentes e joga luz em nomes e produções que muitas vezes estão fora dos grandes holofotes. Além disso, trabalha há mais de dez anos no campo da comunicação e marketing educacional, sendo assessor de imprensa e publicidade em grandes escolas e instituições de ensino. Assim, se divide entre dois pilares que representam a sua carreira: de um lado, a educação; de outro, as séries de TV e o Cinema.