The Crown: e os segredos por trás da 5ª temporada

A 5ª temporada de The Crown chegou cercada de polêmicas. Agora, revelamos vários segredos por trás das câmeras do sucesso da Netflix.

The Crown

A quinta temporada de The Crown deve ser a mais controversa da série até agora. Estreando em 9 de novembro, esta temporada é a primeira a ir ao ar desde a morte da Rainha Elizabeth II e a subsequente ascensão do agora Rei Charles III.

Ambientada na década de 1990, a série retratará a queda do casamento do então Príncipe Charles com a Princesa Diana, bem como sua trágica morte em 1997.

Grande parte da controvérsia em torno da quinta temporada de The Crown gira em torno do retrato do Rei Charles III. Particularmente, as partes mais difíceis da vida pessoal do então príncipe. Tendo em vista a opinião pública divisiva sobre o comportamento de Charles em seu casamento e após a morte da princesa Diana, o programa poderia retratar Charles sob uma luz particularmente pouco lisonjeira.

PUBLICIDADE

Dado o potencial deste retrato para ofender alguns públicos, bem como a família real, Dominic West, que interpreta Charles nesta temporada, estendeu a mão para o agora Rei Charles III e se ofereceu para doar seu cachê para a instituição de caridade do atual rei.

Mas uma carta de resposta do secretário particular de Charles basicamente lhe disse: “Você faz o que gosta, você é um ator. Não tem nada a ver conosco”, conta West (via Variety).

A altura de Elizabeth Debicki é (mais ou menos) fiel à vida real da Princesa Diana

A atriz australiana Elizabeth Debicki é uma das atrizes mais altas de Hollywood, e sua altura imponente é uma de suas marcas registradas na tela. Embora isso possa parecer muito mais alto do que a Princesa Diana da vida real, há alguma verdade nisso.

Leia também: The Crown: 5ª temporada é a pior da série; Mas por quê?

De acordo com sua página no IMDb, Dominic West tem um metro e oitenta de altura, tornando-o mais baixo que Debicki. De acordo com especialistas reais, Diana era mais alta que Charles. Ela foi obrigada a se agachar em fotografias oficiais para fazer Charles parecer mais alto (via The Express). Isso torna a diferença de altura em The Crown mais precisa do que os espectadores supõem.

A temporada 5 é a primeira temporada a vir com um aviso legal

Ao longo da temporada de The Crown, a série retratou o reinado da Rainha Elizabeth II e os eventos históricos que se cruzaram com ele. Com a 5ª temporada retratando eventos de apenas 20 anos atrás, bem como momentos pessoais significativos da família real, o programa enfrentou pressão do governo do Reino Unido, bem como de atores britânicos como Judi Dench, para apresentar um aviso.

A Netflix atendeu a esse pedido e foi anunciado que a 5ª temporada virá com um aviso, afirmando que o programa é “dramatização fictícia” e é “inspirado em eventos da vida real” (via BBC News). Dada a recente morte da Rainha Elizabeth em setembro, não é surpresa que as emoções ainda estejam em alta para os apoiadores da família real no Reino Unido.

Após a morte da Rainha Elizabeth, produção foi interrompida

The Crown apresentou vários retratos da Rainha Elizabeth II na série. Agora, temos a atriz Imelda Staunton entrando para interpretar a monarca, depois das interpretações vencedoras do Emmy de Claire Foy e Olivia Colman. Staunton interpretará uma Rainha Elizabeth mais velha, enquanto ela enfrenta eventos pessoais significativos.

Notadamente o “annus horribilis” da rainha em 1992. Aqui ela enfrentou extensa cobertura da imprensa pelos divórcios de seus filhos, bem como a perda de sua casa no Castelo de Windsor.

Quando a Rainha Elizabeth morreu em setembro de 2022, as filmagens foram interrompidas por respeito à ela e sua família (via The Guardian). Dadas as preocupações em torno da 5ª temporada, a Netflix parece estar preocupada com os sentimentos da família real.

A verdadeira Camilla brincou sobre The Crown quando conheceu Dominic West

A agora rainha consorte do Rei Charles, Camilla Parker-Bowles, provavelmente desempenhará um papel mais significativo na 5ª temporada de The Crown.

Leia também: The Crown: linha do tempo completa da série explicada

A verdadeira Camilla não parece muito preocupada com a próxima temporada, no entanto, e fez uma piada com Dominic West, que interpretará Charles nesta temporada. De acordo com o ator, Camilla o cumprimentou brincando com “sua majestade” quando o viu no ano passado (via People).

Uma ex-consultora da série deixou o cargo devido à sua amizade com a Princesa Diana

Dois dos principais eventos históricos que The Crown retratará são o divórcio da Princesa Diana e do então Príncipe Charles e seus últimos anos que levaram à sua trágica morte em 1997, com apenas 36 anos. Mas uma consultora da série partiu antes desta temporada entrar em produção.

Jemima Khan, amiga de Diana, afirmou que ela e o criador Peter Morgan trabalharam juntos no esboço e nos roteiros. “Quando percebi que essa história em particular não seria necessariamente contada com tanto respeito ou compaixão quanto eu esperava, solicitei que todas as minhas contribuições fossem removidas da série”, continuou ela (via IndieWire).

Jonathan Pryce respondeu às críticas da nova temporada antes de ir ao ar

Dada a controvérsia em torno da 5ª temporada de The Crown, seus atores defenderam o programa de suas críticas. Jonathan Pryce, que interpreta o Príncipe Philip nesta temporada, falou sobre a reação.

Pryce disse que estava “extremamente decepcionado com meus colegas artistas“. Ele acrescentou que muitas das críticas “surgiram por causa de uma sensibilidade aprimorada por causa da morte da rainha” (via Deadline) .

Príncipe Harry elogiou a série (e até sugeriu quem deveria retratá-la)

Com vários prêmios, além de elogios da crítica e do público, há muitos fãs de The Crown, inclusive dentro da própria Família Real. Matt Smith, que interpretou o Príncipe Philip na 1ª e 2ª temporada, afirmou que lhe disseram que a Rainha Elizabeth assistiu à série, embora isso nunca tenha sido confirmado (via Digital Spy).

Leia também: The Crown emociona fãs com Diana na 5ª temporada; Veja fotos

O Príncipe Harry, no entanto, elogiou abertamente The Crown. Em uma entrevista com James Corden, o príncipe afirmou que gostou do programa. Além disso, até sugeriu que o ator ruivo Damien Lewis poderia retratá-lo como um adulto (via Grazia). Esta é talvez uma declaração bastante controversa.

Mas como Harry tem sido um crítico ferrenho da Família Real, talvez seja compreensível por que o príncipe se mantém atualizado com a série e as discussões em torno dele.

Roubos no set

Com a nova temporada de The Crown sendo a mais esperada até agora, alguns fãs podem estar ansiosos um pouco demais, tendo roubado alguns adereços muito caros do set. Foram roubados mais de 350 adereços.

Os representantes do programa confirmaram que vários itens foram roubados, incluindo réplicas de ovos Fabregé, copos e candelabros de prata e ouro (via Variety).

Sobre o autor

Matheus Pereira

Coordenação editorial

Matheus Pereira é Jornalista e mora em Pelotas, no Rio Grande do Sul. Depois de quase seguir carreira na Arquitetura, enveredou para o campo da Comunicação, pelo qual sempre nutriu grande paixão. Escritor assíduo na época dos blogs, Matheus desenvolveu seus textos e conhecimentos em Cinema e TV numa experiência que já soma quase 15 anos. Destes, quase dez são dedicados ao Mix de Séries. No Mix, onde é redator desde 2014, já escreveu inúmeras resenhas, notícias, criou e desenvolveu colunas e aperfeiçoou seus conhecimentos televisivos. Sempre versando pelo senso crítico e pela riqueza da informação, já cobriu eventos, acompanha premiações, as notícias mais quentes e joga luz em nomes e produções que muitas vezes estão fora dos grandes holofotes. Além disso, trabalha há mais de dez anos no campo da comunicação e marketing educacional, sendo assessor de imprensa e publicidade em grandes escolas e instituições de ensino. Assim, se divide entre dois pilares que representam a sua carreira: de um lado, a educação; de outro, as séries de TV e o Cinema.