The Crown: linha do tempo completa da série explicada

The Crown cobre décadas da vida da rainha Elizabeth II. Agora, explicamos toda a cronologia vista na série e o que vem por aí.

The Crown
Imagem: Divulgação.

A linha do tempo de The Crown, da Netflix, mostra o reinado histórico da rainha Elizabeth II. Na quinta temporada, o drama vencedor do Emmy, terá retratado cerca de 45 anos da vida e dos tempos da rainha e da família real. Criada por Peter Morgan, The Crown terminará com 6 temporadas. Mas não se sabe quando a série vai parar na linha do tempo da falecida rainha Elizabeth. A monarca morreu em 8 de setembro de 2022, aos 96 anos. 70 anos, a mais longa de qualquer soberana britânica, e sua vida provou ser bastante dramática, e às vezes controversa.

O formato ousado de The Crown substitui todo o elenco a cada duas temporadas. Nas temporadas 1 e 2, a série retratou a ascensão da rainha Elizabeth (Claire Foy). Vimos também os desafios de seu casamento com o príncipe Philip (Matt Smith). Enquanto isso, a vida amorosa da princesa Margaret (Vanessa Kirby) criou seu próprio drama. The Crown mudou-se para as décadas de 1960 e 1970 nas temporadas 3 e 4, terminando no Jubileu de Prata da rainha Elizabeth (Olivia Colman) e adicionando o príncipe Charles (Josh O’Connor) à mistura.

A quarta temporada trouxe a saga para a década de 1980 e apresentou Diana, Princesa de Walles (Emma Corrin). Vimos também a primeira-ministra Margaret Thatcher (Gillian Anderson). Com a 5ª temporada, o escopo da série agora se estende desde suas origens pós-Segunda Guerra Mundial até a década de 1990. Esta foi uma das mais turbulentas para a Casa de Windsor.

PUBLICIDADE

Principais eventos antes da 1ª temporada de The Crown

Entre os eventos importantes que acontecem antes da primeira temporada de The Crown (e são retratados em flashbacks), o mais importante foi a abdicação do rei Edward VIII (Alex Jennings) em 10 de dezembro de 1936. Depois de apenas menos de um ano como soberano, Edward VIII desistiu da coroa. Ele tornou-se o duque de Windsor e aceitou o exílio com sua esposa, Wallis Simpson (Lia Williams). A abdicação “quase destruiu a monarquia”, e a coroa passou para o irmão mais novo de Eduardo VIII, Bertie, que se tornou o rei George VI (Jared Harris). Embora despreparado e com medo de ser rei, George VI viu a Grã-Bretanha durante a Segunda Guerra Mundial. 

Leia também: The Crown emociona fãs com Diana na 5ª temporada; Veja fotos

Outros eventos importantes antes do início de The Crown foram a morte da irmã de Philip, Cecile, em um acidente de avião em 1937. Temos Philip sendo enviado para a escola em Gordonstoun, na Escócia. Além disso, vimos Edward VIII sendo simpático a Adolph Hitler e mantendo companhia com nazistas durante a Segunda Guerra Mundial. Para completar, a princesa Margaret inicia um caso com o escudeiro do rei, o capitão do grupo Peter Townsend (Ben Miles). Esses assuntos afetariam a vida e as decisões que a Família Real tomaria nos próximos anos em The Crown.

Linha do tempo da 1ª temporada: 1947 – 1955

A primeira temporada de The Crown abrange 8 anos e começa com o casamento da princesa Elizabeth com Philip Mountbatten. Winston Churchill (John Lithgow) também se torna primeiro-ministro pela primeira vez em 1951. Após alguns anos felizes de casamento com Philip, a morte do rei George VI em 6 de fevereiro de 1952 transformou instantaneamente a herdeira de 25 anos em Rainha Elizabeth II. A primeira temporada retrata a curva de aprendizado da nova soberana e sua orientação por Churchill, seu primeiro primeiro-ministro. Enquanto Philip está sufocado pelo novo papel de Elizabeth como monarca, a princesa Margaret está proibida de se casar com Peter Townsend.

Outros grandes eventos descritos pela primeira temporada de The Crown incluem o Grande Nevoeiro de Londres em 1952, a coroação da rainha Elizabeth – a primeira coroação televisionada da história britânica – em 2 de junho de 1953, a turnê mundial de Elizabeth e Philip por 13 países, incluindo a Austrália, o fim do relacionamento de Margaret com Peter Townsend e o derrame de Winston Churchill antes de sua renúncia como primeiro-ministro em 5 de abril de 1955. Anthony Eden (Jeremy Northam) sucedeu Churchill e se tornou o segundo primeiro-ministro da rainha.

Linha do tempo da segunda temporada: 1956 – 1964

A segunda temporada de The Crown abrange os próximos 8 anos e centra-se no casamento conturbado entre a rainha Elizabeth e o príncipe Philip, que é enviado em uma turnê pela Commonwealth no final de 1956. Enquanto isso, a crise do Canal de Suez no Egito se torna um desastre para a Grã-Bretanha. o que leva à renúncia de Anthony Eden e Harold Macmillan (Anton Lesser) substituindo-o como primeiro-ministro. A segunda temporada termina com a renúncia de Harold Mcmillan em 18 de outubro de 1963 e o nascimento do quarto filho de Elizabeth e Philip, o príncipe Andrew, em 1964.

Leia também: A Imperatriz é uma cópia de The Crown na Netflix?

Os principais eventos descritos na segunda temporada de The Crown incluem o casamento da princesa Margaret com Antony Armstrong-Jones (Matthew Goode), que se torna Lord Snowdon, Elizabeth e Philip comemorando seu 10º aniversário de casamento, a rainha Elizabeth fazendo seu primeiro discurso de Natal televisionado em 1957, a visita do presidente John F. Kennedy (Michael C. Hall) e Jackie Kennedy (Jodi Balfour) ao Palácio de Buckingham em 1961. Vimos o príncipe Charles (Julian Baring) forçado por seu pai a frequentar a Gordonstoun School em 1962, o lançamento dos Arquivos Marburg revelando os laços de simpatia do duque de Windsor com a Alemanha nazista e o caso Profumo que envolveu o príncipe Philip.

Linha do tempo da terceira temporada: 1964 – 1977

A terceira temporada de The Crown dá as boas-vindas a Olivia Colman como a nova rainha Elizabeth II e abrange quase 13 anos agitados, o período de tempo mais longo até agora. A terceira temporada começa com Harold Wilson (Jason Watkins) se tornando primeiro-ministro e a morte de Winston Churchill em 24 de janeiro de 1965. O namoro de Mountbatten (Charles Dance) com um golpe do governo britânico, o pouso na lua e a visita dos astronautas da Apollo 11 ao Palácio de Buckingham, o papel do príncipe Philip (Tobias Menzies) na fundação da Casa de São Jorge e a morte de Eduardo VIII em 28 de maio de 1972.

A princesa Margaret (Helena Bonham-Carter) e Lord Snowdon (Ben Daniels) viajam para os Estados Unidos e jantam na Casa Branca em novembro de 1965, mas em 1974, seu casamento acabou. A terceira temporada também apresenta o príncipe Charles, Camilla Shand (Emerald Fennell), que se torna Camilla Parker-Bowles, e a princesa Anne (Erin Doherty) como personagens principais, e retrata o início do caso de amor de Charles e Camilla. Charles também se torna príncipe de Gales em 1º de julho de 1969. A terceira temporada de The Crown termina com a rainha comemorando 25 anos no trono em 7 de junho de 1977, mas seu Jubileu de Prata prevê dias sombrios por vir.

Linha do tempo da 4ª temporada: 1979 – 1990

A quarta temporada de The Crown abrange quase 12 anos e leva a saga até a década de 1980. As apresentações de Diana, Princesa de Gales e Margaret Thatcher como Primeira-Ministra trazem uma nova energia para a quarta temporada, que se concentra duplamente no casamento de “conto de fadas” de Charles e Diana e no relacionamento espinhoso da Dama de Ferro com a Rainha.

Leia também: The Crown: série da Netflix mostrará morte da Rainha Elizabeth II?

A quarta temporada começa com o assassinato de Lord Mountbatten em 1979 pelo IRA. Enquanto isso, o príncipe Charles é pressionado a se casar com a jovem e bela Lady Diana Spencer, apesar de seu amor por Camilla. Após o casamento de Charles e Diana em 29 de julho de 1981, o casamento do casal se desintegra rapidamente. Isso é evidente durante a turnê de 1983 pela Austrália. A quarta temporada termina com a renúncia de Thatcher como primeiro-ministro e uma fatídica festa de fim de ano em Windsor em 1990.

Entre os principais eventos históricos vistos na quarta temporada estão a Guerra das Malvinas em 1982 e Michael Fagan invadindo o Palácio de Buckingham duas vezes em 1982. Vimos também os nascimentos do príncipe William e do príncipe Harry. A rainha e Margaret Thatcher batendo de frente após os chefes de governo da Commonwealth encontro em 1985. Temos também a visita da princesa Diana a Nova York em 1989. O príncipe Andrew (Tom Byrne) também se casa com Sarah Ferguson, estabelecendo o fim de vários casamentos reais na década de 1990.

Linha do tempo da 5ª temporada de The Crown: 1991 – 1997

A 5ª temporada de The Crown deve durar cerca de 6 anos, o menor período de tempo até agora. No entanto, o início dos anos 1990 está entre os piores e mais perturbadores anos do reinado da rainha Elizabeth (Imelda Staunton). Assim, a 5ª temporada verá o fim do casamento do príncipe Charles (Dominic West) e da princesa Diana (Elizabeth Debicki). E eles se divorciarão formalmente em 1996. Além disso, a 5ª temporada de The Crown retratará o “Annus Horribilis” da rainha em 1992. Foi quando, então, grande parte do Castelo de Windsor queimou em um incêndio. The Crown já anunciou que a morte do acidente de carro da princesa Diana em 31 de agosto de 1997 não será retratada na 5ª temporada. Mas ainda há muitos eventos tumultuados de 1991-1997 para a rainha.

Sobre o autor

Matheus Pereira

Coordenação editorial

Matheus Pereira é Jornalista e mora em Pelotas, no Rio Grande do Sul. Depois de quase seguir carreira na Arquitetura, enveredou para o campo da Comunicação, pelo qual sempre nutriu grande paixão. Escritor assíduo na época dos blogs, Matheus desenvolveu seus textos e conhecimentos em Cinema e TV numa experiência que já soma quase 15 anos. Destes, quase dez são dedicados ao Mix de Séries. No Mix, onde é redator desde 2014, já escreveu inúmeras resenhas, notícias, criou e desenvolveu colunas e aperfeiçoou seus conhecimentos televisivos. Sempre versando pelo senso crítico e pela riqueza da informação, já cobriu eventos, acompanha premiações, as notícias mais quentes e joga luz em nomes e produções que muitas vezes estão fora dos grandes holofotes. Além disso, trabalha há mais de dez anos no campo da comunicação e marketing educacional, sendo assessor de imprensa e publicidade em grandes escolas e instituições de ensino. Assim, se divide entre dois pilares que representam a sua carreira: de um lado, a educação; de outro, as séries de TV e o Cinema.