The Crown: linha do tempo completa da série explicada
The Crown cobre décadas da vida da rainha Elizabeth II. Agora, explicamos toda a cronologia vista na série e o que vem por aí.
A linha do tempo de The Crown, da Netflix, mostra o reinado histórico da rainha Elizabeth II. Na quinta temporada, o drama vencedor do Emmy, terá retratado cerca de 45 anos da vida e dos tempos da rainha e da família real. Criada por Peter Morgan, The Crown terminará com 6 temporadas. Mas não se sabe quando a série vai parar na linha do tempo da falecida rainha Elizabeth. A monarca morreu em 8 de setembro de 2022, aos 96 anos. 70 anos, a mais longa de qualquer soberana britânica, e sua vida provou ser bastante dramática, e às vezes controversa.
O formato ousado de The Crown substitui todo o elenco a cada duas temporadas. Nas temporadas 1 e 2, a série retratou a ascensão da rainha Elizabeth (Claire Foy). Vimos também os desafios de seu casamento com o príncipe Philip (Matt Smith). Enquanto isso, a vida amorosa da princesa Margaret (Vanessa Kirby) criou seu próprio drama. The Crown mudou-se para as décadas de 1960 e 1970 nas temporadas 3 e 4, terminando no Jubileu de Prata da rainha Elizabeth (Olivia Colman) e adicionando o príncipe Charles (Josh O’Connor) à mistura.
A quarta temporada trouxe a saga para a década de 1980 e apresentou Diana, Princesa de Walles (Emma Corrin). Vimos também a primeira-ministra Margaret Thatcher (Gillian Anderson). Com a 5ª temporada, o escopo da série agora se estende desde suas origens pós-Segunda Guerra Mundial até a década de 1990. Esta foi uma das mais turbulentas para a Casa de Windsor.
Principais eventos antes da 1ª temporada de The Crown
Entre os eventos importantes que acontecem antes da primeira temporada de The Crown (e são retratados em flashbacks), o mais importante foi a abdicação do rei Edward VIII (Alex Jennings) em 10 de dezembro de 1936. Depois de apenas menos de um ano como soberano, Edward VIII desistiu da coroa. Ele tornou-se o duque de Windsor e aceitou o exílio com sua esposa, Wallis Simpson (Lia Williams). A abdicação “quase destruiu a monarquia”, e a coroa passou para o irmão mais novo de Eduardo VIII, Bertie, que se tornou o rei George VI (Jared Harris). Embora despreparado e com medo de ser rei, George VI viu a Grã-Bretanha durante a Segunda Guerra Mundial.
Leia também: The Crown emociona fãs com Diana na 5ª temporada; Veja fotos
Outros eventos importantes antes do início de The Crown foram a morte da irmã de Philip, Cecile, em um acidente de avião em 1937. Temos Philip sendo enviado para a escola em Gordonstoun, na Escócia. Além disso, vimos Edward VIII sendo simpático a Adolph Hitler e mantendo companhia com nazistas durante a Segunda Guerra Mundial. Para completar, a princesa Margaret inicia um caso com o escudeiro do rei, o capitão do grupo Peter Townsend (Ben Miles). Esses assuntos afetariam a vida e as decisões que a Família Real tomaria nos próximos anos em The Crown.
Linha do tempo da 1ª temporada: 1947 – 1955
A primeira temporada de The Crown abrange 8 anos e começa com o casamento da princesa Elizabeth com Philip Mountbatten. Winston Churchill (John Lithgow) também se torna primeiro-ministro pela primeira vez em 1951. Após alguns anos felizes de casamento com Philip, a morte do rei George VI em 6 de fevereiro de 1952 transformou instantaneamente a herdeira de 25 anos em Rainha Elizabeth II. A primeira temporada retrata a curva de aprendizado da nova soberana e sua orientação por Churchill, seu primeiro primeiro-ministro. Enquanto Philip está sufocado pelo novo papel de Elizabeth como monarca, a princesa Margaret está proibida de se casar com Peter Townsend.
Outros grandes eventos descritos pela primeira temporada de The Crown incluem o Grande Nevoeiro de Londres em 1952, a coroação da rainha Elizabeth – a primeira coroação televisionada da história britânica – em 2 de junho de 1953, a turnê mundial de Elizabeth e Philip por 13 países, incluindo a Austrália, o fim do relacionamento de Margaret com Peter Townsend e o derrame de Winston Churchill antes de sua renúncia como primeiro-ministro em 5 de abril de 1955. Anthony Eden (Jeremy Northam) sucedeu Churchill e se tornou o segundo primeiro-ministro da rainha.
Linha do tempo da segunda temporada: 1956 – 1964
A segunda temporada de The Crown abrange os próximos 8 anos e centra-se no casamento conturbado entre a rainha Elizabeth e o príncipe Philip, que é enviado em uma turnê pela Commonwealth no final de 1956. Enquanto isso, a crise do Canal de Suez no Egito se torna um desastre para a Grã-Bretanha. o que leva à renúncia de Anthony Eden e Harold Macmillan (Anton Lesser) substituindo-o como primeiro-ministro. A segunda temporada termina com a renúncia de Harold Mcmillan em 18 de outubro de 1963 e o nascimento do quarto filho de Elizabeth e Philip, o príncipe Andrew, em 1964.
Leia também: A Imperatriz é uma cópia de The Crown na Netflix?
Os principais eventos descritos na segunda temporada de The Crown incluem o casamento da princesa Margaret com Antony Armstrong-Jones (Matthew Goode), que se torna Lord Snowdon, Elizabeth e Philip comemorando seu 10º aniversário de casamento, a rainha Elizabeth fazendo seu primeiro discurso de Natal televisionado em 1957, a visita do presidente John F. Kennedy (Michael C. Hall) e Jackie Kennedy (Jodi Balfour) ao Palácio de Buckingham em 1961. Vimos o príncipe Charles (Julian Baring) forçado por seu pai a frequentar a Gordonstoun School em 1962, o lançamento dos Arquivos Marburg revelando os laços de simpatia do duque de Windsor com a Alemanha nazista e o caso Profumo que envolveu o príncipe Philip.
Linha do tempo da terceira temporada: 1964 – 1977
A terceira temporada de The Crown dá as boas-vindas a Olivia Colman como a nova rainha Elizabeth II e abrange quase 13 anos agitados, o período de tempo mais longo até agora. A terceira temporada começa com Harold Wilson (Jason Watkins) se tornando primeiro-ministro e a morte de Winston Churchill em 24 de janeiro de 1965. O namoro de Mountbatten (Charles Dance) com um golpe do governo britânico, o pouso na lua e a visita dos astronautas da Apollo 11 ao Palácio de Buckingham, o papel do príncipe Philip (Tobias Menzies) na fundação da Casa de São Jorge e a morte de Eduardo VIII em 28 de maio de 1972.
A princesa Margaret (Helena Bonham-Carter) e Lord Snowdon (Ben Daniels) viajam para os Estados Unidos e jantam na Casa Branca em novembro de 1965, mas em 1974, seu casamento acabou. A terceira temporada também apresenta o príncipe Charles, Camilla Shand (Emerald Fennell), que se torna Camilla Parker-Bowles, e a princesa Anne (Erin Doherty) como personagens principais, e retrata o início do caso de amor de Charles e Camilla. Charles também se torna príncipe de Gales em 1º de julho de 1969. A terceira temporada de The Crown termina com a rainha comemorando 25 anos no trono em 7 de junho de 1977, mas seu Jubileu de Prata prevê dias sombrios por vir.
Linha do tempo da 4ª temporada: 1979 – 1990
A quarta temporada de The Crown abrange quase 12 anos e leva a saga até a década de 1980. As apresentações de Diana, Princesa de Gales e Margaret Thatcher como Primeira-Ministra trazem uma nova energia para a quarta temporada, que se concentra duplamente no casamento de “conto de fadas” de Charles e Diana e no relacionamento espinhoso da Dama de Ferro com a Rainha.
Leia também: The Crown: série da Netflix mostrará morte da Rainha Elizabeth II?
A quarta temporada começa com o assassinato de Lord Mountbatten em 1979 pelo IRA. Enquanto isso, o príncipe Charles é pressionado a se casar com a jovem e bela Lady Diana Spencer, apesar de seu amor por Camilla. Após o casamento de Charles e Diana em 29 de julho de 1981, o casamento do casal se desintegra rapidamente. Isso é evidente durante a turnê de 1983 pela Austrália. A quarta temporada termina com a renúncia de Thatcher como primeiro-ministro e uma fatídica festa de fim de ano em Windsor em 1990.
Entre os principais eventos históricos vistos na quarta temporada estão a Guerra das Malvinas em 1982 e Michael Fagan invadindo o Palácio de Buckingham duas vezes em 1982. Vimos também os nascimentos do príncipe William e do príncipe Harry. A rainha e Margaret Thatcher batendo de frente após os chefes de governo da Commonwealth encontro em 1985. Temos também a visita da princesa Diana a Nova York em 1989. O príncipe Andrew (Tom Byrne) também se casa com Sarah Ferguson, estabelecendo o fim de vários casamentos reais na década de 1990.
Linha do tempo da 5ª temporada de The Crown: 1991 – 1997
A 5ª temporada de The Crown deve durar cerca de 6 anos, o menor período de tempo até agora. No entanto, o início dos anos 1990 está entre os piores e mais perturbadores anos do reinado da rainha Elizabeth (Imelda Staunton). Assim, a 5ª temporada verá o fim do casamento do príncipe Charles (Dominic West) e da princesa Diana (Elizabeth Debicki). E eles se divorciarão formalmente em 1996. Além disso, a 5ª temporada de The Crown retratará o “Annus Horribilis” da rainha em 1992. Foi quando, então, grande parte do Castelo de Windsor queimou em um incêndio. The Crown já anunciou que a morte do acidente de carro da princesa Diana em 31 de agosto de 1997 não será retratada na 5ª temporada. Mas ainda há muitos eventos tumultuados de 1991-1997 para a rainha.