The Crown mudou importante fato de Diana e Dodi Fayed
A 5ª temporada de The Crown configura o relacionamento da Princesa Diana com Dodi Fayed, mas também fez uma grande mudança.
O encontro crucial entre a Princesa Diana (Elizabeth Debicki) e Dodi Fayed (Khalid Abdalla) aconteceu na quinta temporada de The Crown. Mas o fato apareceu nas telas bem diferente do que aconteceu na vida real.
O episódio 3 da 5ª temporada de The Crown, “Mou Mou“, é a história de origem de Dodi e seu pai bilionário, Mohamed Al Fayed (Salim Daw), que os configura como personagens principais nas temporadas 5 e 6 da série. Mas as necessidades da narrativa dramática de The Crown tiveram precedência sobre a linha do tempo dos eventos da vida real.
O encontro de Diana e Dodi foi diferente na vida real
A 5ª temporada de The Crown define Diana conhecendo Dodi em uma partida de polo em 1990, mas seu primeiro encontro, na verdade, ocorreu em 1986.
Na vida real, o então marido de Diana, o Príncipe Charles (Dominic West), jogou polo no time adversário de Dodi. Mas em The Crown, seu encontro fatídico ocorreu apenas quatro anos depois. Ou seja, após a morte em 1990 do leal criado de Mohamed, Sydney Johnson (Jude Akuwudike).
Leia também: The Crown 5ª temporada: o que é verdade e o que é mentira
No evento real de 1986, Mohamed de fato patrocinou a partida de polo. Esperando que isso lhe desse o acesso à Rainha Elizabeth II (Imelda Staunton) que ele tanto desejava. Em vez disso, Diana foi enviada para se sentar ao lado de “Mou Mou”.
No entanto, o primeiro encontro de Diana com Dodi foi breve. E eles não se conheceram verdadeiramente até o verão de 1997, o que desencadeou seu relacionamento.
Por que The Crown mudou a linha do tempo do encontro de Diana e Dodi
O episódio 3 da 5ª temporada de The Crown reservou o momento de Diana encontrando Dodi como o clímax para que apontasse ameaçadoramente para a tragédia que aconteceria aos futuros amantes na 6ª temporada de The Crown.
Não importa quanto dinheiro Mohamed gastou para lhe dar status e acesso na sociedade britânica, ele descobriu que a rainha ainda era “alérgica” a ele. E isso é ironicamente o que trouxe a princesa de Gales para a órbita dos Fayeds.
Diana, que também foi banida da Família Real, inesperadamente encontrou uma alma gêmea em seu novo amigo, Mou Mou. Para The Crown, colocar Diana para conhecer Mohammed e Dodi no final do episódio 3 foi um drama mais eficaz. E narrativamente mais inteligente do que definir o encontro na vida real em 1986, quando Diana ainda era casada com Charles.
“Mou Mou” é um episódio poderoso dedicado ao relacionamento pai-filho de Mohamed e Dodi, e ao vínculo tocante de Mohamed com seu valete, Sydney Johnson. Mohamed, que adorou os britânicos durante toda a vida, desejou a vida privilegiada de um cavalheiro inglês.
Mou Mou saboreou que o antigo criado do Rei Eduardo VIII fosse agora seu companheiro de confiança. Enquanto isso, Dodi queria traçar seu próprio caminho, mas também deixar seu pai orgulhoso. No entanto, Dodi também era um festeiro e socialite, embora o jovem Fayed tenha usado o dinheiro de sua família para produzir o vencedor do Oscar, Carruagens de Fogo.
A 5ª temporada de The Crown brinca inteligentemente com a corrente oculta de que Mohamed e Dodi deveriam conhecer Diana, o que desencadeia uma trágica cadeia de eventos.
O que realmente aconteceu depois que Diana conheceu Dodi Fayed
No final da 5ª temporada de The Crown, no episódio intitulado “Decommissioned“, uma Diana solitária e isolada, pós-divórcio, encontra Mohamed Al Fayed em um recital de balé. E ela aceita sua oferta de passar o verão em seu iate em Saint-Tropez. Enquanto isso, Dodi propõe a modelo americana Kelly Fisher (Erin Richards) em casamento.
Leia também: The Crown: atriz de Diana faz revelação polêmica
The Crown coloca todas as peças no lugar para o próximo passo inevitável de Dodi encontrar Diana mais uma vez em Saint-Tropez em julho de 1997. O que acende seu romance relâmpago. Isso foi provavelmente pelo projeto de Mohamed, já que ele estava descontente com seu filho se casando com uma modelo.
Na vida real, Dodi abandona sua nova noiva para continuar seu caso com a princesa de Gales. E a 6ª temporada de The Crown está pronta para dramatizar a aventura de Diana e Dodi que leva à sua trágica morte.
Em 31 de agosto de 1997, o carro de Diana e Dodi foi perseguido por paparazzi pelas ruas de Paris, acabou batendo e matando os dois. Mohamed afirmou depois que o acidente de carro não foi um acidente, e ele sugeriu que a Família Real o causou porque Diana estava grávida e planejava se casar com Dodi.
Resta saber se a 6ª temporada de The Crown brincará com a linha do tempo dos eventos da maneira como Diana conheceu Dodi.