The Crown: onde está Dr. Hasnat Khan, médico que namorou Diana?
Médico que namorou Diana na década de 1990 entrou para trama de The Crown. Mas o que aconteceu com ele na vida real?
A mais nova temporada de The Crown mergulha de cabeça no drama em torno do relacionamento em ruínas da jovem e bela Princesa Diana com o Príncipe Charles. E, é claro, os espectadores conhecem alguns novos membros do elenco que impulsionam o triste arco da história.
Um personagem especial, um médico chamado Hasnat Khan, chamou muita atenção depois que Diana deixou bem claro que está interessada nele durante a 5ª temporada.
Fiel à representação na tela, Khan era um cirurgião cardíaco que Diana namorou nos anos antes de sua morte. E, compreensivelmente, os espectadores têm muitas perguntas sobre o papel que esse médico desempenhou na vida da princesa.
Especificamente, eles querem saber se sua interpretação em The Crown e sua história de amor com Diana são precisas. É claro que, como a família real britânica adora enfatizar, The Crown é uma série fictícia baseada em eventos reais. Então, quem é Hasnat Khan, e ele e a Princesa Diana realmente namoraram?
Quem é o Dr. Hasnat Khan?
Hasnat Khan é um cirurgião cardíaco e pulmonar britânico-paquistanês que é interpretado por Humayun Saeed em The Crown. Ele também era namorado da Princesa Diana depois que ela se separou de Charles.
Ele é atualmente um cirurgião cardiotorácico em Basildon e Londres, de acordo com Topdoctors.co.uk. De acordo com o site, ele é especializado em cirurgia de aorta torácica e valva aórtica, cirurgia de insuficiência cardíaca, cirurgia de revascularização do miocárdio, cirurgia de reparo mitral, cirurgia de fibrilação arterial e cirurgia minimamente invasiva (keyhole).
Como Khan e Diana se conheceram?
Na mais nova temporada de The Crown, os telespectadores veem Diana em um hospital com seu amigo, Oonagh Toffolo, cujo marido acabou de passar por uma cirurgia cardíaca. É então que ela conhece Hasnat Khan. Depois que o médico sai, Diana se refere a ele como “desagradável”, ou seja, quente.
Leia também: The Crown: o que acontece com Kelly Fisher, noiva de Dodi Fayed
Aparentemente, os dois se conheceram de maneira semelhante na vida real em setembro de 1995, segundo a Vogue UK. Hasnat era o cirurgião assistente do Royal Brompton Hospital e realmente deu a Oonagh uma atualização da cirurgia de bypass triplo de seu marido, de acordo com a Vogue UK.
Diana também voltou ao hospital todos os dias pelas próximas semanas e acabou sozinha em um elevador com Hasnat. Eles foram a um encontro algumas semanas depois.
“Não pensei nem por um minuto que ela diria sim, mas perguntei se ela gostaria de vir comigo”, disse Hasnat em um relatório policial após a morte de Diana, segundo o New York Daily News. “Fiquei muito surpreso quando ela disse que faria. Depois disso, nossa amizade se transformou em um relacionamento.”
Quanto tempo eles namoraram?
Os dois estiveram juntos de 1995 a 1997, e Diana estava levando Hasnat muito a sério. Diana e Charles se separaram em 1992, e o divórcio foi finalizado em 1996.
O novo casal aparentemente discutiu a possibilidade de se casar e ter filhos em algum momento, mas não falou detalhes, segundo Vogue UK e Today.
Leia também: The Crown mudou importante fato de Diana e Dodi Fayed
Além disso, Diana realmente usava perucas e óculos escuros quando estava com Hasnat, que os espectadores veem em The Crown, informou a Vogue UK.
E, embora ela estivesse namorando Dodi Al-Fayed quando morreu no infame acidente de carro em Paris em 1997, ela havia acabado de terminar com Hasnat, e eles ainda eram próximos.
O que Diana disse sobre ele?
Amigos disseram que Diana o chamava de “Sr. Maravilha” nos bastidores, por ET. Ela também teria dito à família dele que estava considerando a ideia de se mudar permanentemente para o Paquistão para que ela e Hasnat pudessem ficar juntos.
O que Khan disse sobre Diana?
Hasnat tem sido bastante cauteloso sobre seu relacionamento com Diana, mas ele compartilhou um pouco sobre seu tempo juntos nos 25 anos desde a morte dela.
“Achava ela uma pessoa muito normal”, disse ele ao The Mail on Sunday em 2008.
“Todos nós temos nossas desvantagens, mas eu a achei uma pessoa muito normal com grandes qualidades e algumas desvantagens pessoais, como maus hábitos. Todos nós temos desvantagens. Acho que ela fez um ótimo trabalho para o país e para as pessoas de todo o mundo – não apenas no Reino Unido, mas em todos os lugares. Acho que isso é importante.”
Hasnat disse que Diana visitou sua família no Paquistão e “realmente gostou de seu tempo quando veio aqui. Ela também gostou do chá da tarde que tomou com minha família. E acho que ela gostou muito da cultura excêntrica da família asiática.”
Mas Hasnat se manteve calado sobre o assunto. “Sou leal a ela não porque ela era uma celebridade, mas porque sou leal a todos os meus amigos. Eu sou assim”, disse ele. “Se eu tivesse dito algumas coisas sobre ela antes de 1997, ela poderia ter respondido, mas, como ela não está aqui, seria muito injusto fazer um comentário sobre ela.”
Hasnat disse em uma entrevista policial após a morte de Diana que os dois consideraram se mudar para o Paquistão para ficarem juntos, mas hesitou em estar publicamente com alguém tão famoso. “Eu sabia que não seria capaz de levar uma vida normal”, disse ele. “Minha principal preocupação sobre nos casarmos era que minha vida seria um inferno por causa de quem ela era”.
Ele compareceu ao funeral de Diana?
Sim, Hasnat compareceu ao funeral de Diana, mas ele se manteve discreto, confirmou o Today.
No dia em que ela morreu, ele aparentemente tentou contatá-la ligando para o número de telefone dela, mas ela mudou seu número, informou a Vogue UK.
Onde ele está agora?
Hasnat parece ainda praticar medicina no Reino Unido, no entanto, ele “evitou os holofotes”, de acordo com o Daily Mail, e tentou ficar longe de especulações sobre Diana.
No entanto, ele parece ter encontrado o amor novamente, pois a Esquire relatou que Hasnat se casou com sua segunda esposa, uma mulher chamada Somi Sohail, em 2017.