The Exorcist – 1×08 – Chapter Eight: The Griefbearers

Imagem: The Legion.

Imagem: The Legion

 

Esse 1×08 de The Exorcist nos presenteou com mais um grande episódio dessa que tem sido uma das boas surpresas dessa Fall Season.

O episódio deu continuidade ao exorcismo de Casey e foi muito bom. Fiquei bem satisfeito com a qualidade das cenas do exorcismo. Foi o que queríamos ver desde o começo da série. Teve levitação, teve pessoas sendo jogadas, teve voz distorcida, teve virada de pescoço, teve Pazuzu mostrando todo o seu poder.

Continua após a publicidade

Destaque para as atuações de Hanna Kasulka (Casey), Ben Daniels (Pe. Marcus) e, claro, Geena Davis (Angela/Regan). Falando mais da última, quando anunciaram que Geena Davis seria uma das protagonistas da série, fiquei bastante curioso para saber como a vencedora do Oscar se sairia numa série de terror. E a cada episódio tenho mais certeza que foi uma grande escolha da produção. A atriz tem destruído (no bom sentido) em suas atuações e elevando a qualidade da série. Após a revelação de que Angela era, na verdade, Regan McNeil, mais pressão foi jogada nos ombros da atriz, mas ela não decepcionou. Linda Blair deve estar orgulhosa em ver a versão adulta da personagem que marcou sua carreira.

Falando mais de Casey, confesso que já tinha perdido as esperanças em relação à salvação da garota. Mas gostei de ser surpreendido com a sua recuperação. Isso só aconteceu graças à persistência do padre Marcus, mostrando que, em certas situações, a teimosia pode salvar vidas. Não foi fácil. Quase esgotou suas forças, as do padre Tomas e da madre Bernadette. Os três funcionaram muito bem nesse episódio, finalmente. Mas para que obtivessem sucesso, os três tiveram que confessar que, acima de sua posição na igreja (ou ex-posição no caso de Marcus), eles eram grandes pecadores.

Na review passada escrevi que achava que o padre seria um dos mortos até o final da temporada e ainda continuo com esse sentimento. Outro que parece ter um final de temporada conturbado é o padre Tomas. Agora que o marido de Jessica descobriu sobre o caso dos dois, ele fará de tudo para acabar com a imagem do padre perante à Igreja. Por mais que Jessica tenha dito que cuidaria da situação, não vejo um final muito feliz para o personagem.

Imagem: Print.

Imagem: Print

Outro plot que vem se desenvolvendo bem e cada vez fica mais interessante é o que trata da chegada do Papa e da seita formada por pessoas importantes da cidade. Pena que o Padre Bennett não teve um final muito feliz. Estava gostando das participações dele e achava que ele se juntaria à Marcus e Tomas no combate ao mal que toma conta da cidade.

Por fim, não tem como falar desse episódio sem dar destaque à cena final. O episódio encerrou com mais uma reviravolta, embora essa tenha sido mais previsível, quando comparada com as anteriores. Desde que revelou seu verdadeiro nome, havia grande especulação de que a personagem seria o verdadeiro alvo de Pazuzu. Afinal, assim como um certo bruxo aí, ela era “aquela que sobreviveu” ou, numa tradução mais correta, “aquela que escapou”.

Foi bem interessante os flashbacks do episódio. Voltamos ao momento em que a jovem Regan teve seu corpo possuído pela primeira vez. Deu pra sentir o desespero da versão mais velha da personagem se vendo e não podendo fazer nada a respeito. Not cool, Pazuzu. O que, pra mim, não foi previsível foi a morte de Chris McNeil. Numa clara referência ao filme de 1973, tivemos outro pescoço sendo torcido pela personagem. Apesar de não gostar da Chris, não imaginava que seria morta e, menos ainda, que seria por sua filha.

Os dois últimos episódios devem ser bem eletrizantes. Espero que quando os outros percebam o que está acontecendo com Angela não seja tarde demais.

Obs.: E aquela cena do padre Marcus no bar, hein? Confesso que não esperava que o personagem fosse gay, mas achei interessante a possibilidade.

Obs. 2: A audiência da série continua baixa e o episódio repetiu os piores índices da temporada. Ainda há dúvidas sobre a renovação da série. Vamos torcer para que os dois últimos episódios atraiam uma audiência melhor para que tenhamos uma segunda temporada.

Acompanhe as reviews semanais da série aqui no Mix de Séries. Lembrando que na sexta (25/11) não haverá exibição de episódio inédito. O 1×09 vai ao ar nos EUA no dia 02/12 e aqui no Brasil na madrugada do dia 02 para o dia 03/12.

Avatar

Matheus Ronconi

Paulista, nerd, viciado em séries e fã do Rei Leão e do Homem-Aranha. No Mix escrevo sobre The Big Bang Theory e Star Trek: Discovery.

1 comment

Add yours

Post a new comment