The Flash – 3×09 – The Present

Imagem: IMDb

Imagem: IMDb

Continua após as recomendações

O último episódio do ano finalmente chegou e muita coisa aconteceu, mas posso adiantar que essa midseason finale conseguiu superar suas antecessoras. Para quem não se lembra, no excelente midseason finale da primeira temporada, foi revelado a identidade do Flash Reverso e também que Ronnie sobreviveu a explosão de partículas, mostrando seus poderes como Firestorm pela primeira vez. Já na segunda temporada, o mais fraco entre os três, teve apenas a participação dos Rogues Mago do Tempo, Trapaceiro e Capitão Frio, que foge para ingressar no grupo de heróis desajustados em Legends of Tomorrow.

O episódio dá continuidade à trama que foi interrompida após o episódio 7 com o mega crossover da semana passada. Barry finalmente se redimiu com todos os conhecidos e seus problemas com Cisco também foram resolvidos. Chegou então a hora de conhecermos a verdadeira história de Julian e também o momento de Tom Felton brilhar com um roteiro todo centrado em seu personagem. Muita coisa foi resolvida já nesse episódio, coisas que não esperava que aconteceria tão cedo, como a revelação de sua identidade como Doutor Alquimia para todos, assim como Barry se revelando como Flash a ele. A surpresa fica por conta dos blackouts que Julian tem enquanto Alquimia, mostrando que o investigador não é de todo vilão. Já disse antes que a química entre Grant e Tom em tela é muito boa e o desenrolar da história tem mostrado isso. Tom tem tido a oportunidade de crescer, e estou gostando do que os roteiristas tem feito com ele. Mostra um cuidado especial com o personagem e com o ator que é tão querido por uma geração que o acompanhou nas telonas. E aqui em The Flash, temos a oportunidade de vê-lo melhor como ator.

Continua após a publicidade

Outro com quem Grant mostra uma excelente química em tela é John Wesley Shipp, que em todos os episódios em que participa, seja como pai de Barry na primeira temporada, seja como Jay Garrick desde então, traz bons momentos a série. Seu aconselhamento ou ajuda têm feito falta já que o personagem pouco tem aparecido, mas foi uma grande adição a esse episódio. A boa notícia é que o ator estará mais presente no restante da temporada e poderá ser essencial para o que está por vir para Barry.

Savitar voltou a atacar a cidade e muita coisa sobre ele foi revelada: seu verdadeiro objetivo (a mensagem do Barry do futuro mostrada em Legends of Tomorrow faz uma ligação a esse fato) e de que forma ele pretende alcançá-lo. Também descobrimos que Savitar está inteiramente ligado a Pedra Filosofal, o que abriu uma brecha para a equipe Flash poder contra atacar o deus da velocidade. Os efeitos especiais usados nas cenas de ação de Savitar melhoraram bastante dos usados no episódio 7. Ainda tem o que melhorar, mas já foi um progresso.

Pela primeira vez na série, Barry Allen viajou ao futuro através da Força de Aceleração, contrário ao que sempre foi mostrado na série, com o Flash viajando ao passado. Isso abriu um leque de oportunidades para os roteiristas desenvolverem tramas novas relacionadas a viagem no tempo. E a primeira será a que seguirá o rumo do restante da temporada, agora que Barry sabe que Savitar irá matar sua amada Iris dentro de cinco meses. O coitado mal resolveu suas pendências com o passado, agora sua dor de cabeça virá do futuro. Quem disse que é fácil ser o homem mais rápido do mundo?

The Flash 3x09 2

Imagem: IMDb/Divulgação

Ou nem tanto, já que Wally tem mostrado ser muito mais rápido do que Barry era no começo da série. Esse também foi o episódio em que o Kid Flash finalmente nasceu, já que Wally foi presenteado com o uniforme do novo herói de Central City. Agora teremos que esperar até janeiro para ver a dupla em ação.

O elenco de The Flash acredito ser o que melhor tem entrosamento entre si dentro das séries da DC. E isso se refletiu bem nos momentos finais do episódio no clima natalino na casa de Joe. Seja Joe e seus dois filhos, seja Barry e Iris, seja HR e Cisco, seja Cisco e Caitlin e agora Barry e Julian. Um pequeno momento de paz para os personagens que passaram por tanta coisa nos últimos meses.

“The Present” conseguiu superar a qualidade da temporada e manteve aquele clima da primeira temporada que os últimos episódios buscaram resgatar. Apesar do “final” aqui mostrado, ficamos na torcida para que o restante da temporada se mantenha e traga novos desafios tanto para os atores e roteiristas quanto para os personagens e tramas. Agora é esperar até janeiro para vermos um novo episódio.

P.S.: “Cantarolando na chuva. Que merda”. Como eu ri do HR!

P.S.2: Feliz Natal e ótimo 2017, galera!

TEORIAS:

Savitar trouxe uma profecia sobre o destino de 3 personagens, que acredito irá acontecer até o final da temporada. Um já descobrimos nesse episódio mesmo quem será. Vamos então as teorias:

  1. Um irá trai-los: poderá ser Caitlin tendo uma recaída? Ou mesmo Cisco? Enquanto Julian não for de total confiança, acredito que ele não entrará nesse quesito.
  2. Um irá cair: com a visita de Barry ao futuro já sabemos que essa pessoa será Iris. Agora a questão é: ela irá realmente morrer ou Barry conseguirá evitar sua morte? Outra pessoa morrerá no lugar?
  3. Um sofrerá uma sina pior que a morte: poderia ser Barry, fazendo alguma ligação com a mensagem do futuro?

EASTER EGGS:

  • O nome completo de Julian foi revelado neste episódio: Julian Albert Desmond. Nos quadrinhos, o alter ego de Doutor Alquimia é Albert Desmond, como dito nas reviews anteriores. Assim como também foi o primeiro episódio em que revelaram o nome da pedra: Pedra Filosofal, também como dito nas reviews anteriores.
  • Este foi o primeiro episódio em que os veteranos John Wesley Shipp e Mark Hamill, Jay Garrick e Trapaceiro respectivamente, contracenaram juntos, repetindo seus papéis da antiga série dos anos 90, The Flash.
  • Quando Barry visita o futuro, vemos uma notícia na TV em que Jared Morillo é capturado pela polícia com a ajuda do Flash. Nos quadrinhos, o vilão Saqueador (em inglês, Plunder) é um assassino de um universo paralelo, sendo a contraparte do policial Jared Morillo do mundo real.
  • Nesta mesma cena do futuro, Barry se encontra na Rua Infantino, uma homenagem a Carmine Infantino, um lendário quadrinista que teve papel primordial desenhando Flash na Era de Prata dos quadrinhos.
  • A famosa frase da série “Run, Barry. Run!” foi mais uma vez adaptada nessa temporada. HR a usa com Wally, dizendo: “Run, Wallace. Run!”
  • 52 Spot it: O número 52 apareceu em dois momentos neste episódio. Primeiro, na cena onde vemos Julian preso na cela 52 no Star Labs. Depois, quando Barry está no futuro, a notícia que ele vê pela TV está passando no canal 52.

Referências Nerds by Cisco Ramon:

  1. “(Para Caitlin) Nós vamos virar o Grinch esse ano?”
  2. “É assustador. Assustador como em Indiana Jones que derrete sua cara” – Os Caçadores da Arca Perdida (1981)
  3. Wally: “Porque não a enterramos de volta?”. Cisco: “Uh-hum, Jumanji”. – Jumanji (1995)

Nenhum comentário

Adicione o seu

Tags The Flash