The Flash – 3×13 – Attack on Gorilla City (1)

Imagem: Arquivo Pessoal
Imagem: Arquivo Pessoal

[spacer height=”20px”]

Continua após publicidade

Vida longa à Grodd!

Continua após a publicidade

Todos os super-heróis possuem inimigos peculiares em suas galerias de vilões. No caso de Flash, a lista é grande e um deles está relacionado a vida selvagem. Gorilla Grodd está entre os vilões mais interessantes da DC, com sua alta inteligência e vilania, e pessoalmente é o meu vilão de Flash favorito.

Continua após publicidade

A série surpreendeu ao conseguir trazer ele para as telas lá em seu primeiro ano. Toda sua trajetória gradativa ao longo da primeira temporada foi muito instigante e interessante de acompanhar. Mas depois da sua rápida participação no segundo ano, estávamos carentes de sua presença. Eis que então surge o evento especial em dois episódios nessa terceira temporada que se passa na Gorilla City. Essa semana finalmente pudemos ver a primeira parte e, olha, que episódio!

A selva, a Cidade Gorila, o exército de gorilas, Grodd e Solovar e a incrível batalha na arena foram sequências de encher os olhos. Não imaginava que veria algo tão grandioso assim em uma série de TV. Mais uma vez a The CW mostra seu amor e dedicação pelas séries da DC e entrega para os fãs aquilo que pensávamos que veríamos talvez apenas nos cinemas.

Continua após publicidade
Imagem: IMDb/Divulgação

Grodd está mais poderoso, manipulador e amedrontador do que antes. A forma com que usa seus poderes telecinéticos para usar os corpos dos outros personagens e assim manipulá-los em seus planos contra Solovar foi muito intenso. Não mais espetacular do que a cena final onde o vemos finalmente sentado no trono com sua roupa de governador diante de um gigantesco exército de gorilas prontos para invadirem Central City. Resta saber agora se a Cigana estava sob influência dos poderes de Grodd e como ela foi parar ali.

O episódio só não levou a nota máxima porque tivemos as fracas cenas envolvendo romance juvenil entre Wally e Jesse. Completamente desconexo com o episódio, entediante e desnecessário. Sabemos que os dois tiveram um passado lá na segunda temporada e que o reencontro traria sentimentos à tona, mas acho que mostraram em excesso. Seria mais interessante se tivessem trabalho isso de forma mais sutil, assim como fizeram com Julian e Caitlin, que apenas em um diálogo passaram tudo o que queriam, ao mesmo tempo em que mostrassem melhor os dois em ação, lado a lado defendendo a cidade. Velhos hábitos que a The CW insiste em manter.

Tom Cavanagh continua surpreendendo com sua diversidade ao interpretar a (se não perdi as contas) quinta versão de seu personagem, sendo que três delas estiveram presentes neste mesmo episódio: o atual H.R., o Dr. Harry Wells da segunda temporada, e esse mesmo Harry Wells sob a influência de Grodd.

Se o próximo episódio de The Flash corresponder a todas as expectativas criadas nessa primeira parte, teremos um dos melhores, se não o melhor, arcos da série até aqui. Caso a notícia do futuro se concretize, teremos um caos em Central City. Será que a família Flash (já podemos chamar assim, agora que temos três velocistas?) conseguirá impedir Grodd e seu exército? Teremos essa resposta em uma semana.

[spacer height=”20px”]

EASTER EGGS:

  • Nos quadrinhos, a Cidade Gorilla se localiza em algum lugar das florestas do Congo, na África. Os gorilas possuem uma ciência avançada e mantêm uma redoma ao redor da cidade que a deixa invisível para seres humanos. O Flash é o único humano que conhece sua localização.
  • A origem dos poderes dos símios já teve diferentes abordagens nos quadrinhos. Na primeira história, todos na cidade ganharam sua inteligência e poderes quando uma nave alienígena caiu em uma floresta africana e sua radiação transformou os primatas. Mais tarde isso foi alterado e, no lugar da nave, foi um meteoro que transformou os gorilas. Nos Novos 52, os poderes estavam envolvidos com a Força de Aceleração.
  • Tanto Grodd quanto Solovar foram criados em 1959 e suas primeiras aparições foi em Flash #106. A origem de Solovar na série foi bem fiel a dos quadrinhos, desde sua posição como governador da Gorilla City até sua queda.
  • Quem da voz a Solovar é o ator Keith David que tem um extenso currículo como ator e também dublador. Sua mais recente aparição foi em Person of Interest.
  • O personagem do ator Tom Felton, Julian Albert, imagina que o mundo paralelo a que Barry se refere seja o Planeta dos Macacos. Por ironia, o próprio Tom participou do filme Planeta dos Macacos: A Origem.

[spacer height=”20px”]

Referências nerds by Cisco Ramon:

  1. Cisco ao ver a roupa de viagem de Julian: “Indiana Jones?”.
  2. “Isto está parecendo o Reverso da Fortuna” – uma referência ao filme de 1990, com Jeremy Irons e Glenn Close.
  3. “Bem-vindo à selva, baby” – uma referência a música “Welcome to the Jungle“, do Guns N’ Roses.