The Flash – 3×15 – The Wrath of Savitar

Imagem: TVShow Time

O 15º episódio dessa temporada trouxe de volta o vilão da temporada já preparando o terreno para seu final. Novas informações vieram à tona, assim como novas complicações e o pior, os segredos continuam a assombrar a trama.

Não é de hoje que os personagens de The Flash escondem segredos uns dos outros, e mais de uma vez o grupo sofreu com as consequências desses atos. Após os últimos acontecimentos, na volta do hiatos, achávamos que eles tinham aprendido essa lição. Eis então que vem Barry, Wally e Caitlin e trazem de volta a divisão e desconforto ao grupo, dessa vez com consequências graves. Será que a lição algum dia será aprendida por esses personagens? Mas calma, não estou dizendo que foi de todo ruim. Dessa vez, realmente, a trama foi interessante.

Continua após a publicidade

Barry escondeu de Iris e Cia. que seu pedido de casamento foi planejado como forma de mais uma vez tentar evitar que os eventos do futuro aconteçam. Prova de como Barry está perdido e desesperado. Ele já não tem mais controle sobre as coisas e seu lado imperfeito como humano tem cada dia mais o desestruturado. Sua última fala ao final do episódio descreve bem o está acontecendo com ele:

“O medo nos leva a fazer coisas que não devíamos. Meu medo é culpado por tudo isso.”

Imagem: Banco de Séries

Wally se “recuperou” nesse episódio ao se descobrir como grande peão do jogo de Savitar. Dois grandes momentos para o personagem neste episódio foram seu confronto com Barry, após revisitar a cena da visão do futuro, e sua captura por Savitar, sendo sugado pela Força de Aceleração. Sem contar os momentos de alucinação com as visões de Savitar a todo tempo. Tenho gostado de como tem ele crescido nessa temporada e do que ainda pode vir a acontecer. Espero um grande final para Kid Flash esse ano.

Caitlin foi outra que escondeu um grande segredo do restante do grupo ao guardar para si um pequeno pedaço da Pedra Filosofal. O fato dela querer estudar a pedra para de alguma forma conseguir se livrar de seus poderes como Nevasca poderia ter sido melhor desenvolvido dentro da trama se tivesse sido apresentado antes. Aqui, com o que estava por acontecer, tiveram que resolver o caso apenas através dos diálogos. Sendo assim, Savitar está de volta!

Infelizmente, Savitar não é um bom vilão. Sua história é simplesmente uma repetição de uma trama já explorada pelos dois vilões anteriores: seus poderes como velocista e o segredo de sua identidade. Alguns outros pontos são fracos perto do que já vimos na série. Sua motivação continua obscura assim como todo seu passado. Sua principal função até aqui tem sido desestruturar a equipe Flash e assombrá-los com suas ameaças e medos do futuro. Sem contar o fato do personagem ser totalmente criado por computação gráfica, mais um empecilho para um orçamento que nem sempre é alto.

Por enquanto o grande ponto que tem sido a salvação para o vilão é o excelente casting feito pela produção: o ator por trás da voz. Particularmente, Tobin Bell é o vilão da minha franquia de terror favorita (que aliás volta aos cinemas esse ano) e tem representado bem, mesmo que apenas através de sua voz, a grandiosidade e vilania de Savitar. Nesse episódio ficou mais em evidência quando combinado com a atuação de Tom Felton. O poder, o perigo, o terror estiveram presentes e sua voz ameaçadora dominou as cenas.

The Flash começa a caminhar rumo a trama final da temporada e ainda balanceia entre o que dá certo e o que dá errado e como já estamos no 15º episódio, dificilmente fugirá do que foi plantado até aqui. Algumas profecias já vieram à tona, assim como algumas notícias do futuro. O cerco começa se fechar e ainda torcemos para que o final da temporada seja interessante, digno e convincente.

TEORIAS:

No episódio 9, Savitar trouxe uma profecia sobre o destino de 3 personagens. Dois deles foram vistos nesse episódio. A última continua uma incógnita.

  • 1. Um irá trai-los: Caitlin. Eu acertei o personagem, mas errei o motivo. Imaginava que a culpa seria Nevasca, mas aqui foi revelada que Caitlin escondeu esse tempo todo um pedaço da Pedra Filosofal.
  • 2. Um irá cair: por enquanto sabemos que Iris poderá morrer. Será que o Flash conseguirá impedir esse futuro?
  • 3. Um sofrerá uma sina pior que a morte: Wally. O Kid Flash foi sugado pela Força de Aceleração onde ficou preso no lugar de Savitar.

EASTER EGGS:

  • Wally West ficando preso na Força de Aceleração se assemelha ao que acontece com o personagem nos quadrinhos na atual saga da DC, Rebirth. Nela, Doutor Manhattan de Watchmen interfere na linha do tempo de Flashpoint criada por Barry para manipular eventos e personagens no multiverso DC, deixando Wally preso na Força de Aceleração por 10 anos. Na série de TV, graças a Barry e o Flashpoint, Savitar manipula Wally para se tornar o Kid Flash para então aprisioná-lo na Força de Aceleração em seu lugar.
  • Esse foi o primeiro episódio que a produção usou um uniforme real em Savitar intercalando com as cenas em que é gerado por computador.

  • Referência Nerd by Cisco Ramon:
    Cisco sobre Julian: “Temos a frequência de quando Savitar possuiu a Linda Blair aqui”, uma referência a atriz que interpretou Regan MacNeil em “O Exorcista” (1973).
  • O filme “¡Tres Amigos!” (1986) é conhecido por “¡Four Amigos!” na Terra 19 como falado por HR.
Tags The Flash
Avatar

Álefe Cintra

Jornalista e apaixonado por séries. Tem a mesma profissão de Clark Kent, usa óculos parecido, mas infelizmente não é super-herói. Grande fã de séries de super-heróis e fantasia. No Mix de Séries escreve as reviews de Arrow e The Flash.

No comments

Add yours