The Flash – 3×17 – Duet (2)

Imagem: IMDb/Divulgação

“Tudo fica melhor com música”

O controverso crossover musical de The Flash e Supergirl dividiu e ainda tem dividido opiniões, mas antes de começar a review devemos deixar uma coisa clara: episódios como esse são feitos para homenagear algum estilo ou história, trazer o que uma parte dos fãs querem ver – o esperado fan service -, para descontrair e divertir, enfim, para aproveitarem e fazerem algo bem diferente do que acontece na história contínua da série. Sendo assim, devemos assistir de mente aberta, longe de preconceitos, comprando a ideia. Musicais são surreais, exagerados, ingênuos e cômicos, e essa era a proposta do episódio, por mais bobo que pareça ser. Por isso, espero que tenham se divertido ao assisti-lo assim como me diverti. Caso esse realmente não seja um gênero de sua preferência, paciência. Em uma semana a trama volta ao “normal”.

A produção aproveitou a trama e os poderes do vilão Mestre da Música e trouxerem Duet, um episódio que homenageia os musicais clássicos, ao mesmo tempo em que reúne personagens de todas as quatro séries da DC atualmente no ar, e ainda promove o reencontro de três ex Glee. E o resultado disso tudo: um episódio maravilhoso, cheio de referências, homenagens, momentos nostálgicos e, melhor ainda, extremamente engraçado.

Imagem: Arquivo pessoal

Grant Gustin e Melissa Benoist dominaram o episódio. Claro, o foco eram eles mesmo, mas aqui foram além do visto normalmente na série. Essa terceira temporada de The Flash tem sido construída com uma carga emocional muito pesada e foi divertidíssimo poder ver aqueles personagens em momentos engraçados e leves. Um grande alívio e respiro que a temporada estava precisando. As caras e bocas de Barry e Kara me fizeram chorar (literalmente) de rir. Precisei até voltar as cenas para rever e aproveitar cada rápido enquadramento que num todo às vezes podem passar despercebidos. Os dois tem grande química em tela, é impressionante. Desde o primeiro crossover entre eles na temporada passada estou na torcida para que isso aconteça com mais frequência.

Também foi interessante ver novas facetas e habilidades dos atores que estamos acostumados a ver nas séries. Com ressalva para Jeremy Jordan (Winn), Carlos Valdes (Cisco) e John Barrowman (Malcoln Merlyn) que mostraram cantar muito bem. Fiquei impressionado. Vale lembrar também de Mon-El que continua engraçado como sempre em Supergirl, e Professor Stein e Joe que formaram um casal no sonho, em uma cena hilária.

O grande convidado do episódio foi o que ajudou a elevar o nível. Darren Criss soube encarnar um bom vilão que, apesar das circunstâncias da história, também demonstrou certo tom de ameaça. O personagem se mostrou muito poderoso e soube equilibrar bem o clima do episódio, trazendo um pouco de ação. Algumas pontas ainda ficaram soltas, como a fonte de conhecimento dele para os últimos acontecimentos e mesmo a sua origem e Terra natal (ou dimensão).

Por falar em ação, a cena mais incrível do episódio foi quando Cisco, Kid Flash e o Caçador Marciano se uniram para enfrentar o Mestre da Música que tinha momentaneamente os poderes do Flash e Supergirl combinados. Os efeitos visuais ficaram impecáveis na sequência de perseguição.

A cena final fechou o crossover de forma tocante ao mostrar Barry cantando para Iris ao pedi-la em casamento (agora pra valer). A letra e a música foram um grande presente da mente brilhante dos compositores de La La Land para a série e para os fãs, que, tenho certeza, roubou lágrimas de alguns. Se você, assim como eu, for um grande fã do combo The Flash, Supergirl e Glee, soube aproveitar e se deliciar com cada segundo desse super – “it has a double meaning” – episódio. Como diria Kara: Thank Rao por esse episódio!

PS: Obrigado especial ao Eduardo Nogueira que escreveu a review da primeira parte desse crossover e pela parceria de sempre. DC rules!

EASTER EGGS:

– Apesar de ser um crossover entre as séries The Flash e Supergirl, o episódio contou ainda com personagens de Arrow e Legends of Tomorrow, com Malcolm Merlyn (John Barrowman) e Professor Stein (Victor Garber).

– A música “Runnin’ Home to You” foi escrita por Benj Pasek e Justin Paul, dupla de compositores das músicas de La La Land: Cantando Estações (2016).

– A música “Superfriends” foi escrita por Rachel Bloom, atriz e co-criadora da série Crazy Ex-Girlfriend.

– O episódio fez grandes referências e citações à cinco grandes musicais clássicos: Cantando na Chuva (Singin’ in the Rain, 1952), O Mágico de Oz (The Wizard of Oz, 1939), Cinderela em Paris (Funny Face, 1957), Amor, Sublime Amor (West Side Story, 1961) e The Fantasticks (1964).

– O Mestre da Música é um personagem que não foi criado nos quadrinhos. Sua primeira aparição foi na série animada Batman: The Brave and the Bold, em 2009, onde ele usou suas habilidades para hipnotizar outros para cantar, com intuito de controlar Batman, Aquaman e outros heróis e vilões.

– Ao descrever o que tem acontecido no sonho, Barry diz “curiouser and ciriouser“, uma fala do livro Alice no País das Maravilhas (1865), de Lewis Carroll.

– Grant Gustin, Melissa Benoist e Darren Criss fizeram parte do elenco da série Glee. Darren fez parte do elenco fixo da segunda à sexta e última temporada, Melissa da quarta e quinta temporada, e Grant fez apenas pequenas participações entre a terceira e quinta temporada.

– Darren Criss e Carlos Valdes estudaram juntos na University of Michigan.

– No sonho, o nome de Mon-El é Tommy Moran, uma referência a Tommy Merlyn, o verdadeiro filho de Malcolm Merlyn em Arrow.

– Notícias do futuro concretizadas:

  • Saqueador capturado;
  • Assassinato no restaurante Luigi’s;
  • Gorila Grodd ataca Central City;
  • Mestre da Música escapa;
  • Joe West homenageado na prefeitura;
  • Museu de S.T.A.R. Labs fecha;
  • Nevasca Foragida.
Tags The Flash
Avatar

Álefe Cintra

Jornalista e apaixonado por séries. Tem a mesma profissão de Clark Kent, usa óculos parecido, mas infelizmente não é super-herói. Grande fã de séries de super-heróis e fantasia. No Mix de Séries escreve as reviews de Arrow e The Flash.

No comments

Add yours

!!taboola footer2