The Flash – 3×19 – The Once and Future Flash

Imagem: IMDb/Divulgação

Continua após as recomendações

The Flash corre contra o tempo em sua reta final na tentativa de compensar as falhas da temporada e o resultado foi um excelente retorno após o longo e último hiato do ano. “The Once and Future Flash” começa do exato ponto onde a série parou antes das férias de primavera, com o ataque de Nevasca ao team Flash no S.T.A.R. Labs. Nem mesmo com a ajuda de Barry a equipe foi capaz de conter a fúria de Nevasca, que agora está à solta e mais furiosa que antes, algo que os fãs tanto esperaram para ver. Ela não só está a solta como agora aliada ao grande vilão da temporada, Savitar, que revelou secretamente sua verdadeira identidade. Com isso, muitas teorias surgiram na internet, inclusive algumas apontando para Ronnie (já que Nevasca se aliou facilmente apenas por ver quem ele era), o que acho difícil. Outras apontam para uma versão do Barry do futuro ou mesmo de outros velocistas já conhecidos, como Eobard e Jay. Bom, ao menos nossa espera irá durar apenas uma semana já que o teaser entregou que descobriremos enfim sua identidade no próximo episódio.

Continua após a publicidade

Barry então parte para o futuro em busca de respostas, ou ao menos dicas para elas. O problema é que as coisas estão bem bagunçadas já que o team Flash se desfez anos atrás. E esse foi um grande acerto para a temporada. Ver o que eles se tornaram e onde chegaram anos à frente trouxe uma faceta interessante para cada um, destaque para Cisco e Barry (e sua peruca de personagem de anime). Inclusive a dupla de vilões Mestre dos Espelhos e Pião estava muito melhor do que em sua primeira aparição na série. A caracterização e seus poderes estavam um nível acima. Mais um sinal de como parece que a produção tem tentado compensar as falhas iniciais. Tanto que essa versão do futuro da história foi muito mais proveitosa e bem desenvolvida que Flashpoint no início da temporada.

Apesar de tudo, Barry não conseguiu as respostas que esperava conseguir no futuro, já que poderia extraí-las das duas únicas pessoas que tinham conhecimento da identidade de Savitar: Nevasca, nem um pouco confiável, e Wally, que está desabilitado fisicamente e mentalmente após um ataque quase mortal do vilão. Ao menos o Barry do futuro deu uma dica de quem procurar para tentar ajudá-lo a tempo do fatídico 23 de Maio de 2017.

Parte do crédito desse ótimo episódio é dos roteiristas, claro, mas outra grande parte fica por conta de Tom Cavanagh, o não-tão-engraçado HR, que dirigiu o episódio dessa semana. E olha, ficou incrível. As cenas de ação, os ângulos e enquadramentos, a direção dos personagens, sem contar os efeitos que estavam impecáveis e de encher os olhos. Tom mostra mais uma vez seu talento também por trás das câmeras.

Se os últimos episódios mantiverem a qualidade desse episódio, ao menos teremos um ótimo final de temporada, e torço muito pra isso para que ao menos equilibre os acertos e erros e mesmo as opiniões variadas sobre ela. Aguardemos então a grande revelação desse terceiro ano.

EASTER EGGS:

  • O título deste episódio é uma referencia ao livro “The Once and Future King” (1958), de T. H. White. Nos quadrinhos, “The Once and Future Flash” também é o título da edição The Flash #79.
  • O uniforme do Flash de 2024 é bem próximo do uniforme tradicional dos quadrinhos, com um vermelho mais berrante, superfície mais lisa, um sinto amarelo e o símbolo no peito mais elegante.
  • Este episódio foi ao ar em 25 de Abril e se passa em 2024, a data em que Flash desaparece em uma crise, como reportado no jornal do futuro. Entretanto, Barry chega no futuro em 3 de Fevereiro.
  • É revelado que na batalha entre Cisco e Nevasca que ele vibrou na primeira parte dessa temporada, Cisco perdeu suas mãos com um ataque congelante de Nevasca, o que o fez perder seus poderes, e que tempos depois ele as substituiu por mãos mecânicas.
  • Este episódio é bem similar ao episódio de Legends of Tomorrow intitulado “Star City 2046”. Ambos se passam no futuro onde o grande herói abandonou o uniforme e vive recluso no que sobrou de seus esconderijos, enquanto um grupo de vilões domina a cidade. O fim do episódio também é igual para os dois, onde o herói percebe que sua cidade irá sempre precisar deles, o que os faz reunir seus times e fazer uma limpa na cidade.
  • 52 Spot It: O número 52 foi visto novamente como o número da cela no S.T.A.R. Labs e o número do canal onde passa o jornal na TV do futuro.
  • Referência Nerd by Cisco Ramon: “Estranho, é igual em De volta para o futuro. O que faz de mim Doc Brown”.
Tags The Flash
Avatar

Álefe Cintra

Jornalista e apaixonado por séries. Tem a mesma profissão de Clark Kent, usa óculos parecido, mas infelizmente não é super-herói. Grande fã de séries de super-heróis e fantasia. No Mix de Séries escreve as reviews de Arrow e The Flash.

No comments

Add yours