The Flash – 4×04 – Elongated Journey Into Night

Imagem: The CW/Divulgação

O quarto episódio dessa temporada foi o responsável por começar a iluminar a cabeça de Barry sobre quem está por trás dos últimos acontecimentos em Central City: o acidente com a matéria escura e os novos meta-humanos. Um nome, duas lembranças, a conexão: DeVoe. Lembrando do que já tinha ouvido falar de dois personagens vindo do futuro na temporada passada, Barry sabe agora que talvez esse misterioso DeVoe esteja por trás de tudo e coloque o team Flash atrás das pistas certas.

Enquanto isso, parece que a equipe pode ter ganhado um novo aliado já que Barry se voluntariou para testar e treinar os poderes de Ralph Dibny. Apesar de inesperado, o personagem foi divertido na história do episódio e teve seu momento de redenção com Barry com quem tinha um histórico bem ruim. Apesar de não substituir Kid Flash a altura, poderemos ter uma dinâmica interessante entre eles em ação, se é que ele chegará a tanto.

Continua após a publicidade

Agora precisamos falar sobre Barry. Assim como apontado por Caitlin, me estranha o fato de Barry agir da forma que agiu em relação aos novos meta-humanos depois de tudo o que já passaram na série, inclusive recentemente com Caitlin. Barry voltou muito estranho, ao meu ver, da Força de Aceleração. Depois que se recuperou de seu estado “Uma Mente Brilhante” no primeiro episódio, nada mais foi falado entre eles sobre o ocorrido muito menos sobre o que se passou com ele do outro lado enquanto esteve preso esse tempo todo. E ainda por cima voltou mais cabeça fria, brincalhão e “seco” em relação alguns sentimentos que antes lhe eram tocantes ou importantes (como a perda dos pais, novamente citado neste episódio). Acredito que isso ainda deva ser explorado mais pra frente, mas não estou conseguindo comprar por completo esse “novo Barry”.

Imagem: The CW/Divulgação

Neste episódio também pudemos conhecer mais sobre Cigana, ou Cynnthia, que recebeu a inesperada visita de seu pai Josh, ou Breacher, interpretado por ninguém mais ninguém menos que Danny Trejo. Carlos Valdes e Trejo em cena foi a melhor coisa durante todo esse episódio. A situação, os apelidos, as caras, os diálogos, tudo foi absurdamente engraçado. Com certeza não poderiam ter encontrado pessoa melhor para interpretar o sogro do nosso querido “Cisky”.

Por último, tivemos a primeira pista de que alguém do – recente – passado de Nevasca está para dar as caras e como já sabemos veremos no próximo episódio. De tudo o que temos acompanhado nesta temporada, o que mais estou curioso para descobrir é todo esse mistério que envolve a personagem. Acredito que teremos mais um ótimo ano para ela que só tem a crescer cada vez mais, merecidamente. E se continuarem dessa forma, poderemos também ter uma das mais interessantes temporadas dentro de The Flash até aqui. A série ainda tem muito conteúdo a explorar e se devidamente guiada poderá ter uma “longa jornada” fazendo o que melhor sabe fazer: entreter.

CURIOSIDADES:

– Esse foi o segundo episódio da série dirigido por Tom Cavanagh (Harrison Wells).

– Ralph Dibny já havia sido citado na série como sendo uma vítima da explosão do acelerador de partículas.

– Nos quadrinhos, Ralph Dibny, o Homem-Elástico (Elongated Man) apareceu pela primeira vez em Flash #112, em 1960. Foi criado por Julius Schwartz, que só o criou por não saber que a DC havia adquirido os direitos do Plastic Man (Homem-Borracha) em 1956.

– Barry sugere que seu codinome poderia ser “Homem-Borracha” mas Ralph rejeita. Nos quadrinhos, Ralph e o Homem-Borracha são inimigos.

– Quando investigam o escritório de Ralph, Iris encontra uma garrafa de “Gingold” na gaveta. Nos quadrinhos, Gingold é a bebida que dá os poderes elásticos a Ralph.

– A suspeita inicial de Barry sobre Ralph é bem parecida com a dos quadrinhos onde Flash suspeita que ele cometeu vários crimes quando na verdade estava capturando criminosos. Além disso, ao final do episódio, Ralph mexe seu nariz e diz “Sinto cheiro de mistério!” exatamente igual ao personagem nos quadrinhos.

– O cartão de Ralph está com a data de 10 de outubro de 2017 que Barry diz ser a mesma data que saiu da Força de Aceleração (data também de exibição do primeiro episódio da temporada). Mas como os eventos da finale anterior se passam em 24 de maio e temos um salto de 6 meses entre as temporadas, Barry saiu da Força de Aceleração por volta de 24 de novembro. Não é a primeira vez na temporada que os roteiristas fazem confusão com essas datas.

– Breacher nos quadrinhos se chama Quell Mordeth, um alienígena do planeta Piradell. Pai de Cigana (Cynnthia Mordeth), fez sua primeira aparição em 2013 em Liga da Justiça, onde viajou para a Terra 0 para avisar que o exército de Darkseid estava prestes a atacar o planeta.

– O prefeito Bellows diz ser um ex-policial em referência à sua aparição na série dos anos 90 onde o ator interpretou o oficial Tony Bellows.

– Referências Nerds por Cisco Ramon:
(1) “Ele pode ser o Predador, mas eu sou o Schwarzenegger”, referência a Predador (1987). Danny Trejo também atuou em Predadores (2010).

(2) Cisco diz que Breacher literalmente matou alguém com sua cara, uma referência a seu personagem em Breaking Bad que teve sua cabeça decepada que depois serviu para explodir um agente.

Tags The Flash
Avatar

Álefe Cintra

Jornalista e apaixonado por séries. Tem a mesma profissão de Clark Kent, usa óculos parecido, mas infelizmente não é super-herói. Grande fã de séries de super-heróis e fantasia. No Mix de Séries escreve as reviews de Arrow e The Flash.

2 comments

Add yours
  1. Eduardo Nogueira
    Eduardo Nogueira 7 novembro, 2017 at 08:04 Responder

    Estou gostando demais dessa temporada, e esse foi um dos episódios mais divertidos até o momento, estava com saudades de episódios mais leves dessa forma, algo que no terceiro ano quase nem teve direito. Realmente Barry voltou bem mais frio da Força de Aceleração, e algo me diz que aos poucos o plot da premiere voltará a ser explorado, pois seria burrice os roteiristas deixar isso de lado também. Agora o que foi o pai da Gipsy? Chorei aqui, principalmente com ele soltando “Cisky”

    • Avatar
      Álefe 9 novembro, 2017 at 23:50 Responder

      Provavelmente a trama de Barry pós-Força de Aceleração voltará ao episódio antes do hiatos de inverno. Estou ansioso para o que estão preparando para essa temporada!

Post a new comment