5×16 de The Good Doctor eleva o drama, mas a que preço?

The Good Doctor
Continua após publicidade

Claramente o décimo sexto episódio da quinta temporada de The Good Doctor ficará para a história. Primeiro, por ser um momento de grandes reflexões. Segundo, pois vem recheado de críticas, positivas ou negativas. Ainda que tenha um viés cômico, “The Shaun Show” trouxe diversas polêmicas.

Continua após publicidade

Antes de mais nada, vamos começar pelo uso de câmeras dentro dos hospitais e a filmagem dos casos da semana.

Só de imaginar, já tenho crises de ansiedade

Todo esse sentimento acima é voltado à exposição dos pacientes em relação ao reality show. Tudo bem que aqui estamos falando de uma série e que nem sempre podemos levar tudo ao pé da letra. Todavia, imaginem vocês um momento de extrema fragilidade e uma câmera ao seu lado te mostrando tudo que você está querendo esquecer.

Continua após publicidade
Continua após publicidade

Leia também: As 10 melhores séries médicas de todos os tempos

Ainda que tenhamos termos de consentimento e uma possível vontade do paciente em aparecer nas câmeras, acho muito antiética a forma com que foi abordado isso em The Good Doctor. Nem sequer colocaram a exposição como um possível plot para trabalhar o tema. Enfim, não vou me estender nisso, pois temos muito o que comentar…

The Good Doctor
Imagem: Divulgação.

The Good Doctor projeta seu futuro sobre Shaun

Por mais que tenha seus problemas, o reality show veio com diversos pontos de reflexão. Shaun mesmo tomou lições valiosas sobre perfeccionismo e limites durante as gravações. Acredito que toda a ansiedade perante seu primeiro caso solo só foi potencializada pelas filmagens. Mas o mais interessante mesmo foi ver a forma com que isso o impulsionou na tomada de decisões. Mostra para nós que, mais uma vez, o garoto já está pronto para se formar e começar a assumir seus próprios trabalhos no St. Bonaventure.

Continua após publicidade
Imagem: Divulgação.

Uma grande personagem com demônios do passado

Mesmo com Shaun sendo o grande foco das filmagens em The Good Doctor, acredito que Lea tenha absorvido a maior experiência até aqui. Inclusive, já estava pronto para criticar o título do episódio dando todos os créditos ao protagonista, só que vi o nome do próximo episódio voltado a Lea.

Continua após publicidade

Com o casamento se aproximando, a garota pode voltar no passado e rever todos seus conceitos perante Shaun e seu espectro. Este trabalho de análise da sua culpa por ter “rejeitado” o futuro ao lado de Shaun vem como força para os desafios que permeiam o casamento.

Continua após publicidade

Um retorno que trará emoção

Por fim, o reality conseguiu abordar bons aspectos. Devemos parar alguns minutos para elogiar o brilhantismo do jogo de câmeras. Agora falo da produção do episódio como um todo que fez um dinamismo entre o que era filmado pela série e para a série. Pelo pouco que já vimos da promo do próximo episódio, podemos ter um break de filmagens para um retorno impressionante.

Continua após publicidade

Finalmente temos nossa querida Claire Browne de volta em The Good Doctor, mesmo que para uma participação especial. Acredito que a emoção dos fãs é a mesma de Shaun quando viu Claire no final do episódio. Talvez seja a mesma de Freddie ao ver Antonia Thomas de volta.

Continua após publicidade

Prometi a mim mesmo que não vou tocar no assunto de um spin-off da garota por aqui. Mas ainda assim será emocionante vê-la de volta, e o episódio já entregou muito na promo. Como dito anteriormente, o mesmo será intitulado “The Lea Show”, apesar de que não vi nada de Lea nas filmagens até então. Nos resta aguardar o próximo plantão para mais detalhes. A gente se vê em breve!

Nota do Episódio: 4,5/5

Mineiro, escorpiano, médico. Diretamente do Arkham Asylum para o Mix de Séries. Eterno fã de Friends, E.R. e Chuck. Reviso as séries The Good Doctor, Riverdale, Legends of Tomorrow e o que aparecer por aí... :D