The Handmaid’s Tale: teoria muda tudo e sugere final trágico para série

The Handmaid's Tale pode apresentar um final trágico para importante personagem. Teoria aponta que nem tudo pode acabar bem na série.

The Handmaid's Tale

Nick Blaine foi amplamente separado de June Osborne em The Handmaid’s Tale, mas ele ainda pode desempenhar um grande papel em sua vida salvando Hannah de Gilead – e morrendo no processo.

Então, Nick morre em The Handmaid’s Tale, ou deveria? June escapou de Gilead na 4ª temporada e mudou-se para o Canadá, onde tem um novo senso de liberdade e pode começar a seguir em frente com sua vida. No entanto, ela permanecerá um tanto amarrada a Gilead enquanto sua filha, Hannah, estiver lá.

Nick está igualmente vinculado, tendo que desempenhar seu papel como Comandante para sua própria autopreservação, com aparentemente pouca esperança de sobreviver. Esses dois fatores combinados, no entanto, podem ser o que leva ao final do jogo para o personagem de Nick em The Handmaid’s Tale.

PUBLICIDADE

Série caminha para um desfecho trágico

Até agora, Nick não morre em The Handmaid’s Tale. Após a fuga de June de Gilead, Nick informou a June em um telefonema que o vestido ameixa que Hannah usou no funeral de Fred Waterford significa que ela está pronta para frequentar a escola de “esposas”.

O que é pior, Gilead fez vários ataques em junho desde que ela fugiu, e Nick tem jogado e revirado sua segurança.

Leia também: The Handmaid’s Tale: 9 coisas que não fazem sentido na série

Depois de socar o Comandante Lawrence em seu casamento, Nick é jogado na prisão e Rose o abandona depois de perceber que ele ainda nutre sentimentos por June. O final da 5ª temporada de Nick levou à especulação de que Nick acabará fazendo o que for preciso para salvar Hannah, mesmo que isso lhe custe a própria vida.

Claro, Nick acabou não encontrando sua morte na 5ª temporada de The Handmaid’s Tale, mas ainda há tempo para os principais elementos dessa teoria acabarem soando verdadeiros antes da conclusão da série. E, com base na trajetória de seu personagem e em seu amor por June, seria um final adequado – embora trágico – para Nick.

The Handmaid's Tale

Nick pode salvar Hannah de Gilead na 6ª temporada de The Handmaid’s Tale

Nick morre em The Handmaid’s Tale?” é uma pergunta justa, mas a resposta é não. Ao contrário da maioria em Gilead, Nick mostrou muita gentileza e decência ao longo da série, e ele realmente se importa com June. Isso agora está em desacordo com seu papel como Comandante, essencialmente colocando seus deveres dentro de Gilead contra seu amor por ela.

Isso levou a um delicado ato de equilíbrio que não pode durar, então algo finalmente tem que ceder. Além disso, agora que seu amor por June foi provado por Lawrence e sua esposa Rose, ele se encontra em uma posição muito perigosa.

Leia também: The Handmaid’s Tale: tudo o que sabemos sobre a 6ª temporada

Uma opção seria Nick simplesmente deixar June para trás e continuar como comandante, mas é difícil imaginar isso acontecendo.

Seu amor por June é muito forte, não se encaixaria em sua história (ou seria uma narrativa particularmente convincente). E, se Gilead ameaçasse Hannah como retribuição pelas ações recentes de June e escapasse para o Canadá, ele não seria capaz de ficar parado e deixar isso acontecer.

Nick estava em uma posição de algum poder e influência, embora isso esteja em questão após o casamento de Lawrence. Ele pode dizer que tirar Hannah é impossível, mas isso realmente parece apenas uma configuração para tentar.

Tirar Hannah de Gilead não é necessariamente impossível – Nick tem acesso a muitos dos recursos de Gilead e todas as informações necessárias. Mas tirar ele e Hannah vivos pode ser uma tarefa bem mais complicada.

É possível que a 6ª temporada de The Handmaid’s Tale termine com Nick saindo da prisão e tentando fazer uma ousada corrida para a fronteira canadense, com outros em Gilead alertados sobre seu engano.

The Handmaid's Tale

Por que a série precisa matar Nick

Nick levando Hannah para um lugar seguro, mas sendo morto no processo, se encaixaria muito bem em como The Handmaid’s Tale opera. Além de fornecer uma conclusão satisfatória para seu arco.

Ele e June quase certamente não podem ficar juntos, tanto por causa de sua vida em Gilead quanto porque June está com Luke novamente. Mas a série precisa encontrar uma maneira de consolidar o amor deles e compensar o relacionamento deles e seu trabalho contra Gilead.

E, como mostrado repetidamente, é incrivelmente difícil escapar vivo das fronteiras de Gilead. Esta história marcaria todas essas caixas.

Leia também: House of the Dragon, Ruptura e mais: as melhores séries de drama em 2022

Além disso, sem June e a filha do casal, Nichole, Nick não tem mais nada para ele em Gilead. Ele está preso lá, desempenhando o papel de um poderoso e respeitado Comandante em The Handmaid’s Tale, mas ele nem acredita verdadeiramente na causa em que é forçado a fingir investimento.

As duas pessoas que ele ama se foram, uma das quais (June) foi sua única linha de vida para uma conexão humana autêntica e significativa em uma terra distópica que é em grande parte desprovida dela. Assim, Nick não parece ter muito pelo que viver (além de salvar Hannah e levá-la de volta para June e Luke) em sua situação atual de qualquer maneira.

Claro, mesmo com desenvolvimentos altamente importantes na 5ª temporada – como a prisão de Nick e a fuga de Serena Joy – ainda há muita coisa no ar sobre como o programa amarrará certos personagens e pontos da trama.

Há dúvidas sobre se Hannah consegue escapar. Em grande parte porque o livro de sequência de The Handmaid’s Tale, de Margaret Atwood, Os Testamentos, sugere que ela não saiu de Gilead. Também pode ser que Nick morra tentando e não consiga, tornando-o ainda mais trágico, mas o programa também pode facilmente se afastar do livro.

De qualquer maneira, a morte de Nick como resultado de um ato final de amor por June e de proteger os necessitados parece ser a melhor maneira de encerrar sua história.

The Handmaid's Tale

Por que Nick não escapou de Gilead com June?

Por que Nick não escapou de Gilead com June em primeiro lugar? Afinal, a única felicidade que qualquer um deles experimentou em Gilead foi um para o outro, então não faz sentido que eles se separem.

O raciocínio de Nick para ficar para trás foi finalmente revelado no final da 5ª temporada de The Handmaid’s Tale. Em uma conversa que ele teve com o agente americano Mark Tuello. O que Nick basicamente diz é que, embora ame June, ele está ciente do fato de que existem outras pessoas fora de Gilead que também amam.

Nick, compreensivelmente, pensa que June só se apaixonou por ele por causa das circunstâncias dela. Além disso, ele também sabe que sua posição em Gilead como Comandante em The Handmaid’s Tale o torna o espião perfeito para os americanos. E ele só pode usar esse poder se permanecer em Gilead.

Por fim, Nick também será a chave para salvar Hannah de Gilead. Como June, e ele é um dos poucos com sentimentos anti-Gilead na cova dos leões e tem interesse na sobrevivência de Hannah. Dito isto, o status de Nick em Gilead foi questionado graças a suas ações contra o Comandante Lawrence. E os resultados disso serão explorados na 6ª temporada de The Handmaid’s Tale.

Sobre o autor

Matheus Pereira

Coordenação editorial

Matheus Pereira é Jornalista e mora em Pelotas, no Rio Grande do Sul. Depois de quase seguir carreira na Arquitetura, enveredou para o campo da Comunicação, pelo qual sempre nutriu grande paixão. Escritor assíduo na época dos blogs, Matheus desenvolveu seus textos e conhecimentos em Cinema e TV numa experiência que já soma quase 15 anos. Destes, quase dez são dedicados ao Mix de Séries. No Mix, onde é redator desde 2014, já escreveu inúmeras resenhas, notícias, criou e desenvolveu colunas e aperfeiçoou seus conhecimentos televisivos. Sempre versando pelo senso crítico e pela riqueza da informação, já cobriu eventos, acompanha premiações, as notícias mais quentes e joga luz em nomes e produções que muitas vezes estão fora dos grandes holofotes. Além disso, trabalha há mais de dez anos no campo da comunicação e marketing educacional, sendo assessor de imprensa e publicidade em grandes escolas e instituições de ensino. Assim, se divide entre dois pilares que representam a sua carreira: de um lado, a educação; de outro, as séries de TV e o Cinema.