The Last Kingdom: 10 pontos em que a série foi melhor que os livros
The Last Kingdom é baseada em uma cultuada série de livros. Com tanto material de origem, é preciso fazer mudanças. Estas deram certo!
A série The Last Kingdom da Netflix realiza notáveis alterações em relação ao seu material de origem. Incluindo uma série de mudanças críticas que contribuíram para a melhoria da série. The Last Kingdom é baseada na icônica série de livros “Saxon Stories” de Bernard Cornwell, que conta com impressionantes 13 volumes. A extensão extrema da série torna inevitáveis ajustes no material de origem, especialmente quando se considera que a série abrange apenas cinco temporadas e um filme.
É sempre difícil saber quais seções de um livro alterar ou cortar ao adaptar uma série tão extensa, mas The Last Kingdom faz um trabalho fantástico condensando as histórias dos livros sem perder temas ou pontos cruciais da trama. Embora a série deixe algumas perguntas sem resposta no final e, ocasionalmente, faça alterações mal recebidas em relação aos livros, ela serve principalmente como um bom exemplo de como adaptar uma série extensa de livros.
10. Netflix fez bem em tornar Uhtred mais jovem
Houve alguma discussão sobre a discrepância de idade de Uhtred em The Last Kingdom, mas foi uma escolha inteligente torná-lo mais jovem na continuidade da série. Nos livros, Uhtred é um homem idoso na casa dos 70 anos quando ocorre a Batalha de Brunanburh, no final da série. Um homem dessa idade não conseguiria participar das muitas cenas de luta das quais Uhtred faz parte na série, um elemento crucial para atrair o público. Envelhecer demais o personagem também exigiria uma nova escolha de ator, o que removeria o ator mais popular da série.
9. A relação de Uhtred com jovem Uhtred se encaixa melhor
Outra mudança importante em relação aos livros em The Last Kingdom é a relação mais saudável de Uhtred com seu filho mais velho, Jovem Uhtred. Nos livros, Uhtred ressente a devoção cristã de seu filho, chegando a chamá-lo de “Judas” e retirando o nome Uhtred em favor de seu filho mais novo, mais inclinado para a guerra. Na série, Uhtred é um personagem mais equilibrado e mente aberta, o que torna muito mais adequado tê-lo aceitando seu filho após algum desconforto inicial com sua preferência religiosa.
8. Stiorra sobreviver torna The Last Kingdom mais feliz
Nos romances, Stiorra morre nas mãos de um senhor da guerra viking antes que Uhtred e o marido de Stiorra, Sigtryggr, possam chegar para salvá-la. A série ajustou essa história para que seja Sigtryggr quem morre em vez de Stiorra, embora as circunstâncias de sua morte sejam únicas em relação aos livros. Há muitas mortes devastadoras em The Last Kingdom, e a maioria delas afeta Uhtred. Adicionar Stiorra a essa lista seria brutal para os fãs, então faz sentido ter Sigtryggr morrendo em seu lugar, tornando a série um pouco mais feliz.
7. A morte de Steapa combina melhor com seu personagem
Em The Last Kingdom, Steapa, um dos amigos de Uhtred e um importante guerreiro em Wessex, morre salvando a vida de Edward durante a Batalha de Tettenhall. Nos livros, Steapa sobrevive a essa batalha e se aposenta pacificamente no campo depois de se cansar da luta. Embora o final dos livros seja mais feliz para seu personagem, o final de Steapa na série se encaixa melhor. Steapa é amplamente conhecido como um guerreiro temível, e parece apropriado que ele morra em batalha. Além disso, se ele fosse deixar a série, fazia muito mais sentido que ele morresse na tela do que simplesmente desaparecer na aposentadoria.
6. A sobrevivência de Father Pyrlig melhora o elenco
Father Pyrlig é um dos personagens mais queridos de The Last Kingdom, então manter sua presença até o final da série foi uma escolha inteligente. Na série de livros, Father Pyrlig morre pacificamente de velhice entre os romances. Embora essa seja uma forma feliz de terminar sua história, se a série seguisse esse caminho, teria removido um dos melhores personagens da série. Os sábios conselhos e a natureza descontraída de Father Pyrlig o tornam um favorito dos fãs, e não havia motivo narrativo para eliminá-lo, então manter sua presença até o final da série parece a escolha certa.
5. Aldhelm sendo bom melhora a trama
Aldhelm é um personagem quase totalmente diferente nos romances, mas as mudanças feitas em seu personagem na série melhoraram significativamente a trama relacionada a Mercia. Nos livros, Aldhelm é um conselheiro leal a Aethelred e até tenta matar Aethelflaed a mando de Aethelred. Na série, Aldhelm recebe essas mesmas ordens, mas se recusa a cumpri-las, indo a Aethelflaed e a alertando sobre as tentativas de seu marido de assassiná-la. Ele se torna um conselheiro importante para Aethelflaed mais tarde, desempenhando um papel fundamental na trama de Mercia na quarta temporada de The Last Kingdom.
4. O destino de Uhtred se encaixa melhor na história
O destino de Uhtred em “Seven Kings Must Die”, o filme sequencial de The Last Kingdom, é um tanto ambíguo, mas a probabilidade esmagadora é que ele tenha morrido devido aos ferimentos sofridos na Batalha de Brunanburh. Uhtred é o narrador dos livros, o que o tornava impossível de morrer durante a história. No entanto, The Last Kingdom não tem tais restrições, permitindo que Uhtred se sacrifique pelo bem de uma Inglaterra unificada, o que é uma maneira adequada de encerrar sua história, considerando que a unificação da Inglaterra sempre foi o objetivo dessa saga.
3. A forma da morte de Ragnar contribui para a trama
Ragnar Ragnarsson, irmão adotivo de Uhtred, é assassinado em The Last Kingdom por Aethelwold, o ardiloso sobrinho do Rei Alfredo. Isso é uma grande diferença em relação aos livros, onde Ragnar morre pacificamente atrás das muralhas de Dunholm. Embora seja um momento terrivelmente comovente na série, ele cria uma trama adicional que acaba sendo altamente envolvente. Devido à maneira como Ragnar morre, ele não pode alcançar o Valhala, então Brida e Uhtred partem para consertar isso, matando Aethelwold com o sangue dos parentes de Ragnar na lâmina. Isso resulta em uma trama cativante e fornece uma maneira eficaz de se livrar de Aethelwold, amplamente odiado.
2. A relação platônica de Uhtred e Hild melhora o personagem de Uhtred
Hild é uma das personagens mais queridas em The Last Kingdom, em parte devido à sua poderosa amizade com Uhtred. Nos livros, Hild e Uhtred acabam tendo um breve relacionamento romântico, mas a série opta por retratar os personagens como amigos próximos. Essa é uma escolha inteligente, pois melhora o personagem de Uhtred em relação aos livros, tornando-o menos focado em relações românticas. Nos livros, ele acaba tendo um romance com a maioria das mulheres com as quais se aproxima. Mas permitir que ele tenha uma amizade simples como essa o torna um personagem mais multifacetado.
1. Fundir Sigurd com Harald Bloodhair condensa o roteiro de vilões
Outro truque inteligente que The Last Kingdom utiliza para condensar os romances “Saxon Stories” é combinar os antagonistas Sigurd e Harald Bloodhair. A série transforma os dois personagens em uma figura chamada Sigurd Bloodhair, permitindo que esse personagem assuma as histórias principais de ambos Sigurd e Harald dos livros. Isso condensa o elenco de vilões de The Last Kingdom sem eliminar elementos cruciais da trama. Além disso, torna Bloodhair mais importante para a série, já que ele incorpora as histórias de ambos os personagens dos livros.