The Last of Us: série mudou importante detalhe do jogo

Mais recente episódio de The Last of Us apresentou grande mudança em comparação ao jogo, e criador da série explicou decisão.

The Last of Us
The Last of Us HBO

The Last of Us vem criando fama por fidelizar, às vezes cena por cena, alguns detalhes do popular jogo que inspirou a série da HBO. Mas, no episódio 5, uma grande mudança chamou atenção dos fãs mais fissurados no jogo. Agora, o cocriador da série, Craig Mazin, explicou a mudança de uma cena icônica do atirador.

O popular drama de terror zumbi da HBO tem base no premiado jogo de PlayStation 3 de 2013 com o mesmo nome.

Pedro Pascal estrela como Joel Miller, um sobrevivente e contrabandista do mercado negro encarregado de escoltar com segurança Ellie (Bella Ramsey) de 14 anos pelos Estados Unidos até uma facção revolucionária que visa usar a imunidade da garota contra uma infecção zumbi para salvar o mundo.

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Enquanto estava no podcast The Last of Us da HBO, após a conclusão explosiva do episódio 5, Mazin discutiu por que a cena do atirador se desviou do material de origem.

A mudança que a série The Last of Us fez em relação ao jogo

Imagem; Divulgação.

No jogo original, Joel, Ellie, Henry e Sam são presos por um atirador habilidoso no final de um beco sem saída em uma área residencial. O jogador, enquanto Joel, deve se esgueirar por várias casas, eliminando os Caçadores e matando o atirador.

Assim como o jogo, a série da HBO mostrou o grupo forçado atrás de um carro pelo atirador, mas Joel rapidamente percebe que o atirador não é tão habilidoso. E, então, ele flanqueia e confronta o atirador mais velho.

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Em vez de se render, o atirador aponta seu rifle para Joel, que por sua vez atira e mata o frágil homem.

Agora, Mazin explicou a mudança.

Não estávamos dizendo: ‘Ei, vamos subverter as expectativas’. Foi realmente mais como, ‘Bem, e se houver uma tristeza nisso?’. Porque nós entendemos… não iríamos obter o mesmo valor ao apresentar a ação do jeito que a jogabilidade fazia. Que assistindo na televisão havia muitos agachamentos e tiros de volta, e agachamento e tiros de volta. Apenas meio que não é a série.

Mas estou obcecado com o beco sem saída e estou obcecado com o atirador. Então o pensamento foi: ‘Bem, e se o atirador for muito ruim e tudo o que Joel tem que fazer é dar a volta e entrar lá?’. E então a próxima pergunta é: ‘Bem, por que ele é mau?’. A resposta é, ele é muito velho. Ele não pode ver. E isso é triste porque quando você está lidando com a brigada cidadã, muitas vezes é com isso que você está lidando.

Não são soldados militares treinados, são pessoas. E esse cara… já viu muito porque, digamos que ele tem, o que,… 80 anos. Isso significa que por 60 anos de sua vida ele viveu em um mundo perfeitamente normal e os últimos 20 foram uma merda. E a tristeza está aí. Só Deus sabe a quantidade de dor que ele passou.

Quando Joel entra lá, eu penso, Joel já pode ver nos olhos do cara, ele vai cometer su*cídio. Ele não quer mais ficar aqui. E [Joel] está implorando para ele não fazer isso. Ele não quer. Não quer matar esse cara. Ele não quer machucar esse cara. Mas esse cara já teve o que merecia.” (via The Last of Us Podcast)

Como The Last of Us honrou o jogo original até agora

The Last of Us mudança
Imagem: Divulgação.

Antes da estreia de The Last of Us, os criadores Mazin e Neil Druckmann afirmaram que pretendiam oferecer uma adaptação fiel do amado videogame original. No entanto, os dois também admitiram que a série da HBO incluirá mudanças significativas no mundo de The Last of Us. Além de algumas adições à narrativa.

Até agora, eles incluíram a revelação das origens da infecção fúngica mortal, a natureza da mutação do Cordyceps, entre muitos outros.

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Passada mais da metade da temporada, The Last of Us ganhou o coração do público. Com grande parte da comunidade de jogos saudando a série como uma adaptação de videogame bem feita.

A série não apenas capturou a aparência da franquia popular, mas também recriou meticulosamente momentos específicos do jogo. Incluindo até mesmo o mesmo diálogo que aparece nos jogos.

Por meio do uso de cenários reais e efeitos práticos, The Last of Us da HBO conseguiu realizar o cenário pós-apocalíptico sombrio do jogo, ao mesmo tempo em que deu vida aos aterrorizantes infectados com detalhes incríveis.

O episódio 3 de The Last of Us exemplificou os pontos fortes da adaptação da HBO, mudando efetivamente todo o capítulo de Bill dentro do jogo, ao mesmo tempo em que homenageia o amado personagem.

O episódio recontextualizou a vida de Bill e o relacionamento com Frank por meio da temática do programa de lentes do amor como um espelho para a parceria de Joel com Tess e seu vínculo crescente com Ellie.

Com The Last of Us no meio da primeira temporada, a série provavelmente continuará a honrar o jogo com retornos de chamada e homenagens a momentos que tornaram o videogame tão icônico.

Sobre o autor

Italo Marciel

Redação

Jornalista por formação e publicitário por aproximação. Desde a graduação, circulo entre as duas áreas e isso me preparou para atuar com mais segurança e amplitude na Assessoria de Comunicação Política, área na qual trabalho desde 2013. Ao todo, já são são oito anos gerenciando a comunicação de parlamentares do legislativo municipal. Entre as minhas principais atribuições estão: criação e gerenciamento de conteúdo textual e visual (artes, fotos e vídeos) para redes sociais; planejamento de pronunciamentos; preparação de pauta para reuniões e entrevistas; relacionamento com a imprensa. Além disso, tanto tempo no meio me trouxe conhecimentos intermediários de assessoria parlamentar, onde auxilio na construção e revisão de projetos e no relacionamento com pastas do poder público de direto interesse dos mandatos. No Mix de Séries atua como jornalista e redator de notícias gerais, desde 2017. Também produz críticas e conteúdos especiais voltado para a área de streaming.