The Leftovers – 1×5 – Gladys

leftovers-1x5

Continua após as recomendações

Conforme comentado na review passada, o produtor da série tinha dito numa entrevista que a proposta da série não é contar os “porquês”, mas sim relatar o que tal evento acarretou na vida daquelas pessoas. Ao entender isso, minha relação com The Leftovers está caminhando a bons passos (hahahaah). No Mix de Opiniões, eu detonei o piloto, pois não tinha entendido nada (tenho quase certeza que você também não). Nesse sentido, na minha opinião, a série está evoluindo de uma forma positiva.

Em Gladys, pudemos ter a dimensão do quanto os remanescentes são odiados. A cena do apedrejamento foi chocante, sim, mas previsível, uma vez que este ato significa o ódio dos moradores em relação aos remanescentes. E isso é devido a quê? Não tenho respostas prontas, porém acredito que esse ódio é pelo fato dos remanescentes acharem que os desaparecidos pelo fatídico dia são pessoas más que não merecem ser lembradas. Tanto é que no episódio anterior, os próprios remanescentes invadiram a casa dos moradores com o intuito de roubar fotografias de seus entes queridos. Eu acho que foi por isso que houve o tal apedrejamento. As pessoas daquela cidade pensaram: “temos que dar um troco naquelas criaturas que roubaram o maior símbolo de lembrança que podemos ter dos nossos parentes queridos: as fotos”. Acho que viajei ahahaha. O fato é: os remanescentes nunca serão amados por aquela população.

Continua após a publicidade

E Kevin vai indo de mal a pior. Sua relação com a filha vai mal das pernas. Na verdade, Kevin não consegue ter um diálogo com Jill, devido ao seu comportamento rebelde. Sinceramente? O comportamento é totalmente justificável: Jilll, ao que tudo indica, sempre cresceu numa família unida e feliz. De repente, ela vê a sua mãe indo morar com os remanescentes e aquela família feliz que ela tinha como modelo, se desmorona. Para completar, o seu pai se torna uma pessoa totalmente desequilibrada que, eu suponho ser devido a este fato. Não sabemos se ele já era desses antes do dia 14 de outubro, mas acredito que não. Lembro que na cena em que Laurie vai à casa dele pedir o divórcio, ela menciona o fato de ele ter sido um excelente marido e pai. Por isso, acho que esse comportamento desequilibrado do Kevin foi após de outubro.

Para finalizar, a sequência final foi fantástica. Lembrou-me aquelas fotografias que vemos nas aulas de história sobre a Inquisição. Ao assistir a cena em The Leftovers, a impressão que tive foi de que a remanescente foi para a fogueira por punição. Lógico que na série, ela não foi para a fogueira, mas sim para o forno para ser cremada. O que quero dizer com isso é que o símbolo dela ter ido ao fogo nos remete àquelas pessoas que eram consideradas bruxas e, por isso, mereciam uma punição. Neste caso, ela foi punida pela população da cidade. Posso ter viajado na maionese agora, mas The Leftovers nos permite fazer esse tipo de viagem ou teoria.

 

Daniele Duarte

Daniele Duarte

Carioca da gema, amante de literatura clássica. Machado de Assis é o seu autor favorito. O tríade de melhores séries são Six Feet Under, Breaking Bad e Sherlock . Séries inglesas também faz parte da sua grade de séries. Ela é a pessoa que chora rios com a series finale de SFU.

No comments

Add yours