The Mandalorian: 3ª temporada começa empolgante e misteriosa
The Mandalorian retorna repleta de carisma, aventura e um futuro incerto, cheio de mistérios. 3ª temporada começa empolgante.
Você talvez nunca tenha pensado em colocar as palavras “Star Wars” e “experimentar” na mesma frase. Mas o fato é que as séries da franquia estão experimentando novas abordagens.
Assim, a Lucas Film já tentou programas totalmente novos, outros profundamente ligados ao cânone (Kenobi), uns de narrativa contínua (Andor) e alguns com episódios independentes que, juntos, formam um conjunto sólido (The Mandalorian).
Com isso, a série de Jon Favreau encontrou sua maior força ao criar pequenas cápsulas de aventura com início, meio e fim. Ainda assim, os capítulos, postos lado a lado, formam temporadas coesas, que montam uma forte mitologia.
Depois de duas temporadas lançadas com pouco tempo entre elas, o terceiro ano de The Mandalorian levou bem mais tempo para ver a luz do dia.
Série retorna em cenário mais complicado
E muita coisa aconteceu desde que vimos Grogu e o Mandaloriano pela última vez. Uma das mudanças foi o enfraquecimento de Star Wars entre o público. Ainda que os projetos façam sucesso, é nítido que a franquia esfriou. Em grande parte devido ao excesso de novos títulos a cada ano.
Outro ponto é a queda na qualidade de programas altamente aguardados. Se O Livro de Boba Fett já surgiu como uma decepção, Obi-Wan Kenobi é um embaraço completo. Já Andor, ainda que seja uma boa série, é algo bem diferente do que se esperava.
Leia também: The Mandalorian: 10 fatos antes de assistir a 3ª temporada
The Mandalorian, então, talvez encontre um terreno mais complicado do que aquele que encontrou há alguns anos quando estreou. As pessoas estão mais céticas, baby Yoda já não é mais novidade e a concorrência pode ser ainda mais desleal.
Ainda assim, o retorno da série mostra que Mandalorian é um músico bem habituado ao som de sua arte. É como alguém que sobe na bicicleta e sabe como andar, independente do tempo passado e do terreno que deva encarar.
The Mandalorian retorna com carisma e futuro incerto
No primeiro episódio da 3ª temporada, The Mandalorian investe novamente no formato de capítulo que funciona isoladamente, mas que também movimenta a trama geral. Assim, o programa reestabelece o seu caráter de “série-conforto” com rapidez.
Grande parte do sucesso vem do carisma absurdo da dupla central. Pedro Pascal, ainda que use apenas a voz, carrega a série com vitalidade e envolvimento. Grogu, por sua vez, não demora em nos lembrar porque é o fenômeno que é. Juntos, os dois passam por aventuras típicas de Star Wars, reacendendo a esperança na franquia.
Com tão pouco tempo, The Mandalorian deixa o público querendo mais. Vale apontar, assim, que a série talvez se beneficiasse de um lançamento único, típico da Netflix. Com o lançamento semanal, a série talvez tenha dificuldade de mobilizar a audiência emocionalmente, já que seus capítulos são rápidos e objetivos.
De todo modo, é bom ver os personagens centrais retornarem para novas histórias, principalmente porque, aparentemente, estas são narrativas únicas, inéditas e empolgantes.