The OC cancelada: por que a série acabou? Descubra

The OC por que acabou

The OC foi uma das séries mais populares dos anos 2000

The OC foi um drama adolescente imensamente popular no tempo em que esteve no ar. A cada ano, mais e mais fãs se apaixonavam pela história de Ryan e seus amigos na ensolarada Califórnia.

Então por que a série foi cancelada abruptamente durante a quarta temporada?

Certamente, muito fãs se perguntam o motivo até hoje e o Mix de Séries está aqui para investigar…

O sucesso

Criada por Josh Schwartz (Marvel’s Runaways), The OC estreou em agosto de 2003 e durou até fevereiro de 2007. Além de focar na vida de adolescentes que moram em Orange County, Califórnia, a série era conhecida por sua trilha sonora estelar cheia de bandas promissoras. Vale ressaltar que, ao longo das quatro temporadas, The OC exibiu um total de 92 episódios.

Continua após a publicidade

Quando a série começou, ela era centrada em um adolescente problemático, Ryan Atwood (Benjamin McKenzie), que tinha poucas opções para encontrar uma vida familiar estável. Então, Ryan foi adotado por Sandy (Peter Gallagher) e Kirsten Cohen (Kelly Rowan), um casal rico que tinha um filho adolescente, Seth (Adam Brody). Ryan teve alguns problemas para se adaptar ao novo estilo de vida, mas com o passar do tempo, ele encontrou amigos em quem podia confiar.

Ryan, Seth, Marissa (Mischa Barton) e Summer (Rachel Bilson) foram os personagens centrais da série ao enfrentarem os anos finais do ensino médio.

The OC transformou os atores centrais em superestrelas em meados dos anos 2000. A série também foi bem recebida pelos telespectadores pelos tópicos em que se concentrou, como classe social, dependência de drogas, ansiedade, homofobia e luto, entre muitos outros.

O cancelamento

Após uma tumultuada terceira temporada, The OC pareceu voltar aos trilhos com a quarta temporada. Mas apesar da esperança para o futuro promissor, a Fox anunciou em janeiro de 2007 que a quarta temporada também seria a última.

A principal razão por trás do cancelamento de The OC foram as baixas classificações. A temporada de estreia da atração alcançou números positivos para a Fox, com média de 9,7 milhões de espectadores por episódio. Os números mantiveram-se constantes, embora o horário tenha mudado de terça para quarta-feira. A segunda temporada apresentou outra mudança de horário, desta vez para as noites de quinta-feira, enfrentando séries populares como Survivor e Will & Grace. A audiência continuou a diminuir, então a Fox mudou o horário novamente, mas na época The OC estava enfrentando séries como Grey’s Anatomy e CSI, dois dramas poderosos.

Além disso, no final da terceira temporada, a personagem Marissa foi morta, encerrando o tempo de Mischa Barton na série. Isso afastou muitos espectadores fiéis que acharam que o enredo estava dramático demais. Ficou claro que a Fox já estava perdendo a esperança na série, considerando que eles pediram uma quarta temporada mais curta.

Schwartz, então, tentou resgatar os elementos mais cômicos que fizeram as primeiras temporadas serem bem recebidas, mas a essa altura, até o elenco sabia que o fim estava próximo.

Mesmo anunciando o cancelamento, a Fox permitiu que Schwartz realizasse os episódios encomendados anteriormente, como ele queria. Ele teve a liberdade criativa de poder escrever os quatro últimos episódios da temporada como “os episódios finais”, para encerrar assim a jornada de seus personagens.

Houve esforços de última hora dos telespectadores para tentarem salvar The OC com uma petição que atingiu quase 750.000 assinaturas. O canal The CW chegou a considerar brevemente em resgatar a série como parte de sua programação, mas no final acabaram desistindo.

No Brasil, a série foi exibida pela Warner Channel e pelo SBT. A atração também esteve brevemente no catálogo da Netflix e, atualmente, não se encontra em nenhum streaming. Mas todas as quatro temporadas da série foram lançadas em DVD que podem ser encontrados na internet.

E você, era fã da série? Ficou triste quando ela acabou? Deixe nos comentários e, igualmente, continuem acompanhando todas as novidades do mundo das séries aqui no Mix de Séries.

  • Além disso, siga nossas Redes Sociais (Instagram, Twitter, Facebook).
  • Baixe também nosso App Mix de Séries para Android no Google Play (Download aqui) e fique por dentro de todas as matérias do nosso site.
Tags The OC
Anderson Narciso

Anderson Narciso

Criador, editor e redator do site Mix de Séries, é apaixonado por séries desde sempre. Fã incondicional de One Tree Hill, ER, Friends, e não perde um episódio da Franquia Chicago.

No comments

Add yours