The Vampire Diaries: as chocantes diferenças entre a série e os livros

The Vampire Diaries é um sucesso na TV e na literatura. Ainda que se baseie nos livros, a série é bem diferente do material original.

The Vampire Diaries

Não há sentimento maior do que saber que um livro amado vai se tornar um filme ou um programa de TV. Afinal, isso significa mais tempo gasto com personagens amados. Claro, nem sempre funciona bem, mas no caso de The Vampire Diaries, o show é muito popular. Existem muitas adaptações bem feitas de romances para a TV e TVD é baseado em uma série de livros de L. J. Smith.

Adaptar uma obra literária significa fazer algumas mudanças, seja na aparência de alguém ou na mudança total de personagens. Algumas mudanças são positivas e outras podem não ser tão boas, mas essas decisões criativas definitivamente fazem parte do processo do livro para a tela.

Eis as maiores diferenças entre a série The Vampire Diaries e os livros.

PUBLICIDADE

As melhores amigas de Elena são diferentes

A melhor amiga de Elena, Bonnie, vem de druidas e tem cabelo ruivo. Além disso, na série de livros e ela tem outro sobrenome. Elena também tem uma boa amiga chamada Meredith na série de livros, mas essa personagem não existe em The Vampire Diaries, embora tenham dado o nome dela à personagem de Torrey DeVitto.

Leia também: The Vampire Diaries: a verdade nunca contada da série

No show, Elena tem duas melhores amigas, Bonnie e Caroline e seu vínculo é mais forte do que qualquer um dos que Elena forjou nas páginas. Outra diferença é que nos livros, Elena e Caroline são na verdade rivais que não se dão bem.

Nos livros, Elena é loira

Elena é loira na série de livros e também tem olhos azuis. Claro, na adaptação para TV, Elena Gilbert é interpretada por Nina Dobrev e ela é uma morena de olhos castanhos.

Esta é definitivamente uma das maiores mudanças que foram feitas e até o autor L.J. Smith ficou surpreso com isso. A decisão deu certo, pois parece que os showrunners estavam mais interessados em escolher o melhor ator para o papel do que em combinar a aparência física. Agora os fãs não podem imaginar ninguém além de Dobrev no papel.

Katherine é alemã nos livros

A aparência de Elena não foi a única coisa que mudou simplesmente porque o show escalou Nina Dobrev para o papel. A história de Katherine Pierce/Petrova foi alterada para combinar com a própria Dobrev.

Nos livros, Katherine é alemã, mas como Dobrev interpretou Elena e Katherine, era importante que o personagem combinasse com o ator. Dobrev é búlgara, então as raízes de Katherine foram alteradas para que ela também fosse.

Stefan bebe o sangue de Elena

Quando Stefan e Elena se encontram pela primeira vez, ele se recusa a beber o sangue dela. Embora seja algo que ele anseia e adoraria fazer, sua posição de não consumir sangue humano é fundamental, especialmente considerando como ele se transforma em um estripador quando o faz.

Ele eventualmente bebe o sangue dela em alguns pontos, embora seja principalmente como uma forma de ajudá-los a se relacionar e porque Elena confia nele para não exagerar com ela. Nos livros, porém, Stefan tende a beber o sangue dela com mais regularidade.

Elena tem uma irmã nos livros

Na série de livros, Elena tem uma irmã, Margaret, de quatro anos. Enquanto isso, no programa de TV, Elena tem um irmão, Jeremy (Steven McQueen), que está no ensino médio.

Leia também: Atores de The Vampire Diaries se reencontram e animam fãs

Jeremy saiu do programa a partir da sexta temporada, mas antes disso, ele desempenha um papel muito importante no programa. Ele tem relacionamentos com as amigas de Elena, Bonnie e Vicki, e até se torna um caçador de vampiros, que não são histórias que poderiam ter acontecido com uma irmã mais nova.

Elena ama Stefan, não Damon

Há outra grande diferença entre The Vampire Diaries na forma de livro versus o programa de TV. Nos romances, Elena ama Stefan Salvatore (interpretado por Paul Wesley) e não seu irmão Damon (Ian Somerhalder). Embora isso seja verdade no início da série de TV, essa versão acabou mudando para que Elena acabasse com Damon.

É uma daquelas coisas que mudou por causa da química do ator. Somerhalder e Dobrev eram eletrizantes juntos a ponto de os fãs quererem que eles ficassem juntos desde o primeiro dos episódios, quando ainda não eram amigos.

Mystic Falls é Fells Church na série de livros

Com vampiros, bruxas, sereias, lobisomens e muito mais, Mystic Falls é uma cidade aterrorizante. No entanto, na série de livros The Vampire Diaries, Mystic Falls não existe. A cidade se chama Fells Church.

Fell’s Church ainda era usada no show, embora fosse uma igreja literal onde alguns eventos importantes aconteceram. Na verdade, era onde ficava a tumba que aprisionava os vampiros do século XIX.

A série de livros tinha anjos

Supernatural, é conhecida por ter anjos, mas a versão para TV de The Vampire Diaries definitivamente não tem nenhum, embora existam muitas outras entidades sobrenaturais.

A série de livros tinha anjos e Elena era meio-anjo/humana. De acordo com o Digital Spy, havia “fantasmas” (demônios que comiam os sentimentos dos seres humanos), “Kitsune” (raposas que podiam mudar de forma) e “guardiões” (anjos). Esses seres não estavam no show, embora tenham sido substituídos por outras entidades sobrenaturais.

Os diários de Elena são um grande ponto nos livros

O conceito dos diários de Elena é uma grande parte da história da série de livros. De acordo com Foreveryoungadult.com, Elena escreve sobre Stefan ser um vampiro, e Caroline descobre e quer que todos na cidade saibam a verdade sobre ele.

Em contraste, enquanto Elena escreve em seu diário no piloto, esse objeto raramente é visto novamente. Stefan também mantém muitos diários, mas eles são usados principalmente para discutir a história dos vampiros e da cidade.

Elena era uma garota malvada nos livros

De acordo com uma entrevista com o Digital Spy, Kevin Williamson e Julie Plec, os produtores executivos de The Vampire Diaries, disseram que Elena não era um amor na série de livros como ela é no programa de TV. Quem leu os livros sabe o quanto isso é verdade.

Leia também: The Vampire Diaries: Paul Wesley revela que sofreu acidente durante gravações

Elena parecia uma garota malvada que costumava ser muito egoísta. Ao ver Stefan pela primeira vez, ela até alegou que ele pertencia a ela como se fosse uma espécie de prêmio. Ambas as versões eram relativamente populares em sua escola, embora a versão do livro usasse isso como uma espécie de distintivo de honra. Na série Elena era apenas uma boa amiga.

A história de Stefan e Damon é diferente

Durante a maior parte da primeira temporada, Damon é posicionado como o vilão que pode explodir a qualquer momento e que se diverte com as alegrias de ser um vampiro. No entanto, foi Stefan quem foi um canhão solto no início e convenceu Damon a virar, colocando-o no caminho em que acabou.

Enquanto no programa de TV, Damon e Stefan se transformam em vampiros após seu tempo em uma plantação de 1800 na Virgínia. Sua história de fundo é diferente na série de livros. Eles bebem o sangue de vampiros e se matam em uma grande discussão, em vez de morrer enquanto tentam libertar Katherine. Eles também datam do Renascimento italiano.

Sobre o autor

Matheus Pereira

Coordenação editorial

Matheus Pereira é Jornalista e mora em Pelotas, no Rio Grande do Sul. Depois de quase seguir carreira na Arquitetura, enveredou para o campo da Comunicação, pelo qual sempre nutriu grande paixão. Escritor assíduo na época dos blogs, Matheus desenvolveu seus textos e conhecimentos em Cinema e TV numa experiência que já soma quase 15 anos. Destes, quase dez são dedicados ao Mix de Séries. No Mix, onde é redator desde 2014, já escreveu inúmeras resenhas, notícias, criou e desenvolveu colunas e aperfeiçoou seus conhecimentos televisivos. Sempre versando pelo senso crítico e pela riqueza da informação, já cobriu eventos, acompanha premiações, as notícias mais quentes e joga luz em nomes e produções que muitas vezes estão fora dos grandes holofotes. Além disso, trabalha há mais de dez anos no campo da comunicação e marketing educacional, sendo assessor de imprensa e publicidade em grandes escolas e instituições de ensino. Assim, se divide entre dois pilares que representam a sua carreira: de um lado, a educação; de outro, as séries de TV e o Cinema.