The Walking Dead: morte que mudou tudo na série é explicada

Morte chocante de The Walking Dead é sentida até hoje. Tragédia foi necessária e mudou absolutamente tudo na série.

The Walking Dead: Steven Yeun, Glenn foi uma decepção
The Walking Dead: Steven Yeun, Glenn foi uma decepção

Enquanto a morte de Glenn em The Walking Dead ainda choca os fãs até hoje, havia uma razão pela qual Glenn (Steven Yeun) teve que morrer na 7ª temporada. Para demonstrar as consequências de cruzar com os Salvadores, Negan executou brutalmente um membro do grupo de Rick, batendo na cabeça de Glenn com o taco Lucille.

Como nos quadrinhos, Negan escolheu uma vítima, cuja identidade foi mantida em segredo até a estreia da 7ª temporada. Daryl perdeu a cabeça e sua explosão irritou Negan, então ele executou Glenn também. A tragédia da morte de Glenn em The Walking Dead continua a influenciar tanto o spin-off Fear The Walking Dead quanto a série original.

Tragédia precisava acontecer

The Walking Dead nem sempre adere ao material original. O programa geralmente usa os mesmos arcos de história, mas é capaz de manter os espectadores em suspense matando personagens diferentes. No entanto, nunca houve uma chance de Glenn ser poupado.

PUBLICIDADE

Não muito tempo depois que o episódio foi ao ar, o criador de The Walking Dead, Robert Kirkman, explicou que a morte de Glenn nos quadrinhos era importante demais para ser substituída por qualquer outra pessoa.

Leia também: The Walking Dead finalmente explica reviravolta de Alexandria

Em outras palavras, tinha que ser Glenn porque sua morte foi o impulso para uma história maior que ainda precisava acontecer na série. De fato, mesmo na 11ª temporada, os respectivos arcos da história dos sobreviventes restantes – de uma forma ou de outra – continuam a ser moldados por essa tragédia em particular. Eis por que Glenn teve que morrer em The Walking Dead.

A morte de Glenn foi um catalisador para histórias futuras

Kirkman apontou o material nos quadrinhos relacionado a Rick, Maggie (Lauren Cohan) e Negan como razões pelas quais a controversa morte de Glenn não poderia ser mudada. De acordo com Kirkman, muita coisa aconteceu com esses personagens como resultado da decisão de Negan, e foi por isso que era “essencial” que ele morresse na estréia da 7ª temporada.

É verdade que, embora a morte de qualquer personagem tenha afetado Rick e os outros, o que aconteceu com Glenn foi particularmente significativo para Rick e Maggie.

Leia também: The Walking Dead engana fãs e não vai acabar?

Glenn, que estava ao lado de Rick desde a primeira temporada, tornou-se seu aliado mais confiável. Perder Glenn foi um grande golpe para o então herói de The Walking Dead, Rick Grimes, e foi o que configurou sua história para as temporadas 7 e 8 de The Walking Dead. Da mesma forma, cometer a dita atrocidade foi essencial para que o próprio Negan se transformasse ao longo da série.

A morte de Glenn também teve um impacto semelhante, mas duradouro, em Maggie, que ficou mais forte e determinada. Outro personagem profundamente impactado por essa história foi Daryl. E como isso o afetou foi na verdade uma adição feita ao programa, já que Daryl não existe nos quadrinhos de The Walking Dead.

A culpa de Daryl sobre Glenn o assombrou durante a 7ª temporada. E resultou em uma cena poderosa e emocional com Maggie, que lhe disse que não o culpava pelo que Negan fez.

Imagem: Divulgação.

Por que a morte de Glenn foi tão brutal

A brutalidade da morte de Glenn, assim como nos quadrinhos, na verdade pretendia ser perturbadora. Não apenas por causa do puro sangue, mas pelo que o personagem representa. Como diz o ator de Glenn, Stephen Yeun, não foi apenas a violência gratuita que tornou o incidente tão impactante.

Em vez disso, foi o fato de que The Walking Dead deu uma morte tão brutal a um personagem com raízes tão profundamente estabelecidas na série.

Além disso, a morte de Glenn nos apresentou a Negan, um dos melhores arcos de história de toda a série. De fato, anos após a morte de Glenn, sua brutalidade permanece cimentada na mente do público. Para melhor ou pior, não há dúvida de que o destino de Glenn mudou para sempre o universo selvagem de The Walking Dead.

Sobre o autor

Matheus Pereira

Coordenação editorial

Matheus Pereira é Jornalista e mora em Pelotas, no Rio Grande do Sul. Depois de quase seguir carreira na Arquitetura, enveredou para o campo da Comunicação, pelo qual sempre nutriu grande paixão. Escritor assíduo na época dos blogs, Matheus desenvolveu seus textos e conhecimentos em Cinema e TV numa experiência que já soma quase 15 anos. Destes, quase dez são dedicados ao Mix de Séries. No Mix, onde é redator desde 2014, já escreveu inúmeras resenhas, notícias, criou e desenvolveu colunas e aperfeiçoou seus conhecimentos televisivos. Sempre versando pelo senso crítico e pela riqueza da informação, já cobriu eventos, acompanha premiações, as notícias mais quentes e joga luz em nomes e produções que muitas vezes estão fora dos grandes holofotes. Além disso, trabalha há mais de dez anos no campo da comunicação e marketing educacional, sendo assessor de imprensa e publicidade em grandes escolas e instituições de ensino. Assim, se divide entre dois pilares que representam a sua carreira: de um lado, a educação; de outro, as séries de TV e o Cinema.