The Witcher: 3ª temporada tem razão para trágico destino

Destino de personagem na 3ª temporada de The Witcher finalmente tem explicação. Livros ajudam a entender desfecho sombrio.

The Witcher

O final da 3ª temporada de The Witcher, volume 2, é sombrio. No episódio 8, “The Cost of Chaos“, Tissaia de Vries (MyAnna Buring) tira a própria vida. Embora a série não mostre na tela, o romance de Andrzej Sapkowski oferece contexto suficiente para que o público entenda exatamente o que acontece. Antes deste ato final, no entanto, Tissaia escreve uma carta para Yennefer de Vengerberg (Anya Chalotra), que ela deixa para ser encontrada.

Nela, diz: “Uma das primeiras coisas que aprendemos sobre o Caos é que ele sempre tem consequências. Há um custo para essa magia. E, eventualmente, todos devemos pagar. Não é um presente. É uma troca. E muitas vezes, esse comércio nos leva a lugares escuros. Mas sempre há pontos brilhantes. Ensinar você tem sido o maior ponto brilhante da minha vida. E eu adoraria vê-la na próxima etapa de sua jornada. Eu sei que você fará grandes coisas, minha filha. Mas temo que não possa. Há um custo que devo pagar. Às vezes, uma flor é apenas uma flor. E a melhor coisa que ela pode fazer por nós é morrer.

As palavras finais poéticas de Tissaia são carregadas de significado, mesmo que esse significado não seja declarado diretamente. Ela escreve longamente sobre as consequências porque se culpa pelo golpe de Thanedd. Embora Vilgefortz de Roggeveen (Mahesh Jadu) seja responsável pela morte e destruição causada em Aretuza naquele dia, ela se culpa por confiar nele. Pior, ela se culpa por amá-lo e por implorar a ele até o último momento possível.

PUBLICIDADE

Tissaia de Vries é uma maga com fortes convicções

Tissaia é um dos personagens mais fortes de The Witcher, com a Netflix a pintando como alguém forte em poder e coragem. Independentemente da moralidade de suas decisões, Tissaia sempre se compromete com o tipo de convicção mantida apenas por indivíduos que realmente acreditam que estão fazendo a coisa certa. É por isso que a traição de Vilgefortz a destrói tão profundamente. Pense nisso como um perfeccionista disciplinado. Se ela estava errada sobre ele, sobre o que mais ela poderia estar errada?

Leia também: The Witcher: 3ª temporada fracassou e produtor aponta culpado

E com a mente em chamas de raiva, mágoa e dúvida, não é de admirar que Tissaia reaja de forma tão imprudente. Quando ela lança o Trovão de Alzur sobre seus inimigos, não se preocupa com seu próprio bem-estar. Mas essa imprudência não a acompanha no episódio 8 da 3ª temporada. Enquanto ela escreve sua nota, Tissaia está calma e controlada. Ela se diverte com seu cachimbo uma última vez, sua expressão serena com uma determinação familiar. Ela não escreve que é um fracasso. Além disso, ela não escreve que não vale nada. Ela escreve: “Há um custo que devo pagar.” E ela o escreve com a mesma confiança calculada com que aborda todo o resto.

Embora seus momentos finais possam ser facilmente vistos como o tratamento abissal contínuo das mulheres em The Witcher, eles também podem ser vistos como o ponto culminante de um personagem movido por uma fome de equilíbrio. Neste caso, ambos parecem verdadeiros.

Sobre o autor

Matheus Pereira

Coordenação editorial

Matheus Pereira é Jornalista e mora em Pelotas, no Rio Grande do Sul. Depois de quase seguir carreira na Arquitetura, enveredou para o campo da Comunicação, pelo qual sempre nutriu grande paixão. Escritor assíduo na época dos blogs, Matheus desenvolveu seus textos e conhecimentos em Cinema e TV numa experiência que já soma quase 15 anos. Destes, quase dez são dedicados ao Mix de Séries. No Mix, onde é redator desde 2014, já escreveu inúmeras resenhas, notícias, criou e desenvolveu colunas e aperfeiçoou seus conhecimentos televisivos. Sempre versando pelo senso crítico e pela riqueza da informação, já cobriu eventos, acompanha premiações, as notícias mais quentes e joga luz em nomes e produções que muitas vezes estão fora dos grandes holofotes. Além disso, trabalha há mais de dez anos no campo da comunicação e marketing educacional, sendo assessor de imprensa e publicidade em grandes escolas e instituições de ensino. Assim, se divide entre dois pilares que representam a sua carreira: de um lado, a educação; de outro, as séries de TV e o Cinema.