The Witcher: fãs detonam 3ª temporada por repetir erro
Episódio específico da 3ª temporada de The Witcher repetiu erro de narrativa da primeira temporada, e fãs estão detonando na internet.
Embora o público esteja respondendo bem à terceira temporada de The Witcher, um episódio em particular recebeu uma série de críticas tanto do público quanto dos veículos e críticos.
O episódio em questão é “The Art of Illusion”, no qual Geralt de Rivia (Henry Cavill) e a feiticeira Yennefer (Anya Chalotra) participam do Baile do Conclave de Aretuza. É neste episódio que eles desvendam uma teia confusa de intriga política e conspiração dirigida por Vilgefortz (Mahesh Jadu). Neste episódio, entretanto, os fãs têm apontado um problema que a série repetiu desde a primeira temporada.
O problema da 3ª temporada de The Witcher vem de antes
O verdadeiro problema com “Art of Illusion” é o método complicado pelo qual essa conspiração ganha revelação na trama. Já que o próprio baile é repetido três vezes separados, enquanto Geralt e Yennefer relembram diferentes pontos de sua noite.
Leia também: The Witcher: 10 tramas dos livros que podem não aparecer na série
Esses “replays” frustraram o público, porque levaram a eventos que já apareceram. Tudo isso, enquanto adicionam pequenas informações novas. E isso resultou em uma bagunça que “inchou” as perspectivas e linhas do tempo conflitantes.
O desdém crítico pelo episódio é palpável. A Forbes, por exemplo, chamou o capítulo de “um episódio que pensa que é muito mais inteligente do que é“. Já o Vulture o chamou de “não inteligente o suficiente para uma estrutura de enredo que é inteligente demais pela metade“.
Infelizmente, a estrutura confusa da história e as narrativas sobrepostas que tornam este episódio tão difícil de acompanhar são problemas que atormentam The Witcher desde sua primeira temporada.
Estrutura do episódio é semelhante ao do livro
A primeira temporada ganhou muitas críticas por tentar contar três histórias diferentes ao mesmo tempo. Isso através de vários períodos de tempo diferentes. Assim, a estrutura de “The Art of Illusion” prova que The Witcher ainda luta quando o assunto é uma narrativa não linear.
Vale ressaltar que a terrível recepção à estrutura da história da primeira temporada foi muito intensa. A tal ponto que a showrunner Lauren Hissrich realmente teve que falar várias vezes que a segunda temporada de The Witcher seria menos confusa do que sua antecessora. Só que suas garantias não chegaram até a terceira temporada, que repetiu o erro.
Falando à Netflix sobre o making of de “The Art of Illusion“, Lauren Hissrich explicou que a estrutura do flashback é a mesma do romance “Time of Contempt“. Ou seja, através das memórias conflitantes de Geralt e Yennefer. Independentemente do raciocínio por trás disso, é claro que a maioria acha esse episódio muito complicado e confuso. E o considera um dos piores episódios que The Witcher tem a oferecer.
Fãs estão detonando episódio internet
Muitos fãs online estão simplesmente atribuindo a natureza complicada de “The Art of Illusion” à má execução da equipe de produção por trás do episódio. De fato, muitos fãs no fórum Reddit chegaram a criticar o diretor e o editor pela forma confusa como esse episódio é apresentado.
“Eu realmente não gostei de como este episódio foi editado”, disse um fã no fórum. “Se você quer contar histórias fora da sequência, tudo bem, mas foi tudo muito direto.”. Outro fã completou: “Gostei muito da ideia deste episódio, mas não acho que foi bem executado. Acho que precisava de uma edição muito mais precisa e possivelmente até de um diretor mais experiente.”
Embora muitos desses fãs estejam criticando a execução do episódio em relação ao seu conteúdo, como destacamos, vale a pena reforçar que a estrutura que o episódio apresenta vem diretamente dos livros nos quais a série se baseia.