The Witcher: Por que Henry Cavill saiu na hora certa

Há males que vem para o bem. Ao menos para Henry Cavill. A saída do ator de The Witcher pode se mostrar algo bom para o ator.

The Witcher

A saída de Henry Cavill de The Witcher antes da 4ª temporada deixou os fãs pessimistas sobre o futuro do programa da Netflix, mas o ator pode ter abandonado o navio exatamente na hora certa. Cavill anunciou seus planos de deixar a série em outubro de 2022, confirmando que a terceira temporada marcaria sua última aparição como o taciturno, mas adorável Geralt de Rivia. Liam Hemsworth irá substituí-lo, levantando questões sobre se a série Netflix pode realmente seguir em frente sem Cavill no comando. Afinal, as mudanças de liderança tão tarde no jogo normalmente não funcionam tão bem.

Cavill foi elogiado como o ator perfeito para interpretar Geralt de Rivia, e sua paixão pela franquia The Witcher o tornou um ajuste ideal para o show. Infelizmente, os conflitos de agenda são o motivo pelo qual Cavill está deixando o programa após a terceira temporada. Embora alguns rumores sugiram que ele estava insatisfeito com a direção que os roteiristas estavam tomando. Esses relatórios falam de um problema maior que a série de fantasia está tendo, já que sua qualidade diminuiu significativamente desde a primeira temporada. Com isso em mente, Cavill pode estar saindo no momento certo, mesmo que sua saída pareça aumentar o problema. avançar.

3ª temporada é uma reviravolta para o show (mas Henry Cavill ainda é ótimo)

A audiência caiu durante a terceira temporada de The Witcher, e o declínio de 60% não pode ser atribuído apenas à saída de Cavill. Embora alguns fãs, sem dúvida, tenham desistido do programa depois de saber da saída do ator, a série de fantasia enfrentou outros problemas durante sua exibição recente. A segunda temporada de The Witcher foi divisiva por conta própria, com grande divergência dos livros de Andrzej Sapkowski e ignorando alguns dos maiores problemas da primeira temporada. Embora a segunda temporada tenha recebido boas críticas, o público em geral destruiu o segundo lote de episódios.

PUBLICIDADE

Leia também: The Witcher: Henry Cavill era “irritante”, diz chefe da série

Essa tendência de revisão continuou com a terceira temporada, que enfrentou críticas ainda mais duras do que seu antecessor. O público apontou que os novos episódios eram confusos e muito distantes dos livros. Seu foco mais pesado em Ciri não foi tão bom para os telespectadores, mesmo que a série esteja construindo um destino maior para o personagem. Esses problemas estão prestes a piorar, especialmente com um novo Geralt. No entanto, é improvável que a versão antiga do personagem pudesse ter salvado The Witcher depois de dois fracassos consecutivos.

A 4ª temporada provavelmente não mudaria as coisas, mesmo se Cavill ficasse

Dado que The Witcher recebeu críticas progressivamente piores ao longo do tempo, parece improvável que a quarta temporada tivesse mudado as coisas, mesmo que Cavill permanecesse no papel principal. Não há como negar que a saída de Cavill contribuiu para o declínio da audiência da terceira temporada, mas ele sozinho dificilmente traria o show de volta à sua antiga glória. Algumas das principais reclamações sobre as recentes saídas de The Witcher envolveram a retirada do foco de Geralt. Se a série Netflix continuasse no mesmo caminho, Cavill poderia não ter desempenhado um papel grande o suficiente para mudar as coisas de maneira significativa.

Além disso, a resposta negativa às temporadas 2 e 3 diminuiu a empolgação em torno de The Witcher como um todo. A terceira temporada de The Witcher foi lançada na Netflix em duas partes, e o primeiro lote de episódios mal gerou entusiasmo na segunda metade. Mesmo que o programa trouxesse Cavill de volta e lhe desse mais o que fazer, os fãs anteriores ainda podem se recusar a assistir à quarta temporada. Programas melhores foram prejudicados por temporadas impopulares. The Witcher agora tem mais fracassos do que sucessos. Esse pode ser o prego no caixão da série original da Netflix e da franquia em geral.

A franquia não parece tão forte quanto parecia

Apesar da linha do tempo confusa da primeira temporada de The Witcher, a estreia do programa ofereceu esperança de que a Netflix transformaria a história de Geralt em uma extensa franquia de fantasia. O streamer certamente tentou fazer isso, lançando um filme animado chamado The Witcher: Nightmare of the Wolf e uma minissérie prequela chamada The Witcher: Blood Origin. Apesar de seus elencos, ambas as adições à programação da Netflix não conseguiram gerar a mesma empolgação que a primeira aparição de Cavill como Geralt. As esperanças da franquia do streamer pareciam fortes, mas agora parecem estar diminuindo.

Leia também: Eis o maior problema de The Witcher, 3ª temporada

Isso é agravado pela recepção negativa da terceira temporada, bem como pela saída de Cavill do programa. Embora a história pudesse ter se expandido muito além da quarta temporada de The Witcher, as coisas não parecem mais promissoras nessa frente. Parece improvável que a franquia alcance as alturas de concorrentes como Game of Thrones e O Senhor dos Anéis. Considerando, então, as perspectivas negativas para a franquia de fantasia, a saída de Cavill pode ser boa para o ator.

A saída de Henry Cavill é boa para seu Geralt

A saída de Cavill de The Witcher pode não ser um bom presságio para a franquia geral da Netflix, mas impede que sua versão de Geralt de Rivia afunde com o navio. Neste ponto, parece que The Witcher será visto negativamente até o final de sua execução. Ao retirar-se da equação, Cavill evita ser associado ao seu provável fracasso. Os fãs poderão olhar para trás em seu Geralt of Rivia com apreço, mesmo que tenham sentimentos negativos pela série em geral. Dado o quão icônico Cavill é no papel, essa é uma graça salvadora de sua partida precoce.

Infelizmente, isso significa que a presença de Hemsworth sobre Geralt estará inevitavelmente ligada ao sucesso futuro de The Witcher. Se a série continuar entregando apresentações abaixo da média – ou pior, for cancelada pela Netflix – o público verá a mudança de protagonista como um fator importante em seu fim. Isso pressiona Hemsworth a acertar Geralt na quarta temporada. Se ele não capturar o personagem tão bem quanto Cavill, isso acelerará a espiral descendente e dará aos espectadores ainda mais motivos para criticar. Isso é uma má notícia para Hemsworth, mas não afetará tanto o legado de Cavill quanto Geralt. Desnecessário dizer que Cavill pode ter feito a jogada certa.

Sobre o autor

Matheus Pereira

Coordenação editorial

Matheus Pereira é Jornalista e mora em Pelotas, no Rio Grande do Sul. Depois de quase seguir carreira na Arquitetura, enveredou para o campo da Comunicação, pelo qual sempre nutriu grande paixão. Escritor assíduo na época dos blogs, Matheus desenvolveu seus textos e conhecimentos em Cinema e TV numa experiência que já soma quase 15 anos. Destes, quase dez são dedicados ao Mix de Séries. No Mix, onde é redator desde 2014, já escreveu inúmeras resenhas, notícias, criou e desenvolveu colunas e aperfeiçoou seus conhecimentos televisivos. Sempre versando pelo senso crítico e pela riqueza da informação, já cobriu eventos, acompanha premiações, as notícias mais quentes e joga luz em nomes e produções que muitas vezes estão fora dos grandes holofotes. Além disso, trabalha há mais de dez anos no campo da comunicação e marketing educacional, sendo assessor de imprensa e publicidade em grandes escolas e instituições de ensino. Assim, se divide entre dois pilares que representam a sua carreira: de um lado, a educação; de outro, as séries de TV e o Cinema.