This Is Us: Mandy Moore choca ao revelar baixíssimo salário
Atriz de This Is Us revelou baixíssimo salário em relação a resíduos de streaming, pauta da greve dos atores: "Recebi menos de U$ 1 dólar".
A estrela de This Is Us, Mandy Moore, estava entre as centenas de atores que participaram dos protestos na terça-feira, 18, como parte da greve dos atores contra os streamers e estúdios de Hollywood sobre questões como resíduos de streaming.
A atriz indicada ao Emmy passou seis temporadas estrelando como matriarca no drama da NBC, This Is Us, produzido pela Disney. E, em uma entrevista ao The Hollywood Reporter, ela chocou o público ao falar de seu salário com resíduos para a série de sucesso. Dessa forma, a atriz revelou que recebeu cheques que variam de um centavo a 81 centavos pelo acordo da série de sucesso com o Hulu.
Atriz de This Is Us soltou o verbo contra streamings
“O problema residual é um grande problema“, disse Moore nos protestos. Ela estava junto da ex-estrela de Scandal, Katie Lowes. “Estamos em posições incrivelmente afortunadas como atores, tendo estado em programas que encontraram tremendo sucesso de uma forma ou de outra. Mas muitos atores em nossa posição por anos antes de nós eram capazes de viver de resíduos. Ou, no entanto, pelo menos pagar suas contas.”
Moore diz que recebeu “cheques muito pequenos, como 81 centavos” pelos resíduos de streaming por This Is Us. “Eu estava conversando com meu gerente de negócios que disse que recebeu um resíduo por um centavo e dois centavos”, disse ela. Lowes acrescentou que não recebeu nada substancial da Disney pelos acordos de streaming de Scandal com a Netflix e, mais recentemente, com o Hulu.
“Se você é alguém que teve a sorte o suficiente em nossas posições para fazer mais de 120 episódios de um programa de sucesso em anos anteriores – 10, 15, 20 anos atrás – essa reexibição seria a coisa que poderia sustentá-lo em anos“, diz Lowe. “E isso simplesmente não é mais uma realidade. Todo o modelo mudou.”.
Atores estão em protesto contra streamings
O Sindicado dos Atores representa os mais de 160.000 artistas em greve. E a organização disse que a Alliance of Motion Picture and Television Producers — que representa streamers e estúdios, incluindo Apple e Disney — rejeitou sua nova proposta de compartilhamento de receita de mídia. Proposta essa na qual os elencos teriam acesso a receita gerada quando suas performances são exibidas em plataformas de streaming.
Para ser justo, os atores ainda recebem resíduos de suas séries retransmitidos nos canais de TV. No entanto, na era dos streamings, os canais têm exibido conteúdo original quase o ano inteiro. Tudo isso, em vez de optar por repetir episódios roteirizados à medida que a linha entre o que constitui um sucesso de audiência e uma falha se torna indistinguível.
Com cada vez menos reprises, e um aumento de número de streamings, incluindo Netflix, Amazon bem como Disney, os atores estão exigindo o que eles acham de direito. Além disso, uma maior transparência no número de transmissão do conteúdo.