Titanic na Globo: 5 fatos errados e 5 certos do filme
Titanic retorna à Globo depois de anos fora da emissora. Em uma sessão especial, o clássico de James Cameron poderá ser revisto.
O naufrágio do R.M.S. Titanic continua sendo um dos piores desastres da história marítima e uma das perdas mais trágicas de vidas humanas no século XX. Suas circunstâncias angustiantes forneceram o material de origem para o épico Titanic de James Cameron. O filme de 1997, como seu homônimo, fez história em todo o mundo. Sua história envolvente e efeitos especiais de última geração ajudaram a arrecadar US$ 2,2 bilhões e lançaram as carreiras de Leonardo DiCaprio e Kate Winslet.
Nas últimas décadas, os historiadores debateram a autenticidade da obra-prima de Cameron. Embora ele tenha tomado muitas liberdades criativas para criar uma história mais dramática, a grande maioria da tragédia real que ele recriou foi real.
ACERTO: OS DETALHES DO R.M.S. TITANIC
O perfeccionista James Cameron recriou o Titanic exatamente como apareceu em sua viagem inaugural em 11 de abril de 1912. Isso depois que 15.000 irlandeses concluíram a construção do maior objeto móvel feito pelo homem na Terra. O navio de Cameron tinha 744 pés de comprimento (cerca de 30 metros a menos que o verdadeiro Titanic). Além disso, seus conjuntos internos ostentavam todo o esplendor visto no filme.
Cameron recriou as piscinas cobertas do Titanic, ginásios e duas bibliotecas (uma para os passageiros da primeira classe e outra para todos os outros). Além disso, fez os resplandecentes refeitórios e cabines oferecidos aos passageiros da elite. Cada atenção aos detalhes foi feita, até a porcelana na suíte de Rose.
ERRADO: A MISTURA DE PASSAGEIROS DE CLASSES DIFERENTES
Frequentemente ocorrem cenas de confraternização de passageiros de diferentes classes. Ambos têm permissão para caminhar em áreas do passeio que normalmente seriam segregadas, o que não seria possível no navio real.
Rose passeando com Jack Dawson, cada um em roupas que telegrafavam sua classe, não teria sido provável porque eles nunca teriam se encontrado. Jack não estaria desenhando em uma área da embarcação onde Rose pudesse vê-lo.
CERTO: O ICEBERG
Até o fato de que ninguém tinha binóculos no ninho de corvo (porque ninguém tinha a chave do armário), todos os aspectos da colisão do navio com o iceberg estavam corretos. Desde o momento em que o verdadeiro Sr. Fleet viu a forma saindo da água, houve apenas 37 segundos antes que o Titanic fizesse contato com o gelo.
Se o Titanic tivesse atingido o iceberg diretamente, suas anteparas reforçadas teriam evitado uma catástrofe tão grande. Relatos de testemunhas oculares de passageiros que sobreviveram disseram que estava “incrivelmente calmo” antes do evento mergulhar todos a bordo no caos.
ERRADO: O RELACIONAMENTO ENTRE JACK E ROSE
Jack e Rose podem ser elogiados como um dos casais mais românticos de todos os tempos. Mas com toda a probabilidade, eles nunca teriam se tornado um durante a verdadeira viagem do Titanic. Com base nas passagens que possuíam, eles não seriam permitidos nas mesmas partes do navio. Portanto, nunca teriam “esbarrado” um no outro na popa ou no passeio.
O conceito de um passageiro despreocupado e um aristocrata sufocado se encontrando e se apaixonando dias antes de uma tragédia histórica é certamente algo saído de um conto de fadas moderno.
CERTO: O NAUFRÁGIO
Cameron decidiu capturar o terror inerente a um naufrágio tão dramático quanto o do Titanic, mas nem tudo dependia de atores encenando a histeria. Sua tripulação construiu um navio para se dividir em dois, refletindo o momento real em que o Titanic se partiu ao meio. Embora o navio tenha se partido ao meio, Cameron tomou algumas liberdades com sua popa espirrando de volta na água. Com toda a probabilidade, a popa teria sido puxada para baixo com o resto do navio.
Os grandes cortes do iceberg na lateral do casco fizeram com que uma quantidade significativa de água chegasse às anteparas do Titanic. O casco do navio começou a acumular muita água e a frente foi puxada para baixo primeiro, causando um desequilíbrio de peso catastrófico.
ERRADO: A DISCRIMINAÇÃO DO BOTE SALVA-VIDAS
Embora fosse angustiante assistir aos passageiros da primeira classe abrindo caminho para os botes salva-vidas enquanto os passageiros da terceira classe eram deixados para morrer, a realidade era que tal discriminação no barco salva-vidas não acontecia. Quando ficou claro que toda a esperança estava perdida, o pessoal da White Star Line imediatamente começou a ajudar todas as almas que pudessem colocar em segurança.
60% dos passageiros da primeira classe foram resgatados. Isso é mais da metade dos passageiros da segunda e terceira classes juntos. Mas isso tem mais a ver com a incapacidade para chegar de baixo do convés. Isso graças aos portões que foram colocados ao redor do navio para evitar que eles entrassem em áreas reservadas para primeira classe. Segundo os responsáveis, isso retardaria a propagação de doenças.
CERTO: VÁRIAS FIGURAS HISTÓRICAS NOTÁVEIS AFUNDARAM COM O NAVIO
Quando Rose leva Jack para um passeio pela brilhante montagem do Titanic depois de salvar sua vida, ela aponta muitas figuras históricas famosas. Esses nomes incluíam John Jacob Astor, um dos homens mais ricos do mundo. Além dele, Benjamin Guggenheim, que realmente vestiu seu melhor colete e brincou: “Vestimos nossas melhores roupas e estamos preparados para afundar como cavalheiros. “
Isidor Strauss, por exemplo, o co-proprietário da loja de departamentos Macy’s morreu no naufrágio junto com sua esposa. O projetista do navio, Thomas Andrews, também se juntou a eles em seu mergulho nas profundezas. Mas não antes de garantir que centenas de pessoas tivessem coletes salva-vidas.
ERRADO: O CARPATHIA ERA O ÚNICO NAVIO QUE PODERIA TER RESPONDIDO
Embora o R.M.S. Carpathia tenha sido o navio que finalmente alcançou os passageiros retidos às 4h05 do dia 15 de abril, não foi o único navio para o qual o Titanic enviou uma missiva de socorro e nem de perto o mais próximo.
O SS Californian estava bem próximo quando o Titanic afundou e teria sido capaz de ver os foguetes de sinalização disparados por seus ansiosos tripulantes. O SS Californian não foi retratado no filme de Cameron, talvez porque eles não atenderam as ligações. No entanto, os historiadores debatem se os pedidos de socorro realmente sinalizaram o naufrágio do navio ou foram de fato disparados erroneamente.
CERTO: NÃO HAVIA BOTES SALVA-VIDAS SUFICIENTES
O Titanic tinha espaço para 64 botes salva-vidas no caso de um desastre que exigisse o abandono do navio. Mas os financiadores achavam que tantos navios faziam o convés parecer “muito confuso” nas palavras do construtor naval Thomas Andrews.
Dos 20 botes que ficaram, contudo, apenas 18 foram usados, e alguns ocupavam apenas 17 passageiros quando foram construídos para acomodar 40. O segundo oficial Lightoller, o único oficial sênior a sobreviver ao naufrágio, foi puxado para baixo das ondas duas vezes antes de conseguir se segurar em um bote salva-vidas.
ERRADO: O SUIC*DIO DE MURDOCH
Evidências recentes de uma investigação original sobre as ações do Sr. William Murdoch, o primeiro oficial a bordo do Titanic sob o comando do capitão Edward Smith, revelaram que se ele tivesse agido apenas trinta segundos mais rápido, o navio poderia ter evitado o desastre. Isso contradiz o veredicto anterior de que o navio imediatamente alterou o curso, mas não conseguiu evitar a catástrofe porque o iceberg foi visto tarde demais.
Independentemente das ações de Murdoch ou dos sentimentos de culpa subsequentes, entretanto, ele não apontou uma pistola para a cabeça, como retratado no filme. William Murdoch morreu, enfim, afundando com o navio, e sua família se ressentiu com Cameron por retratá-lo como algo menos que heroico.