Titanic: Rose morre no final do filme? Eis a real explicação
Final do filme Titanic deixou muitas dúvidas na cabeça dos fãs. Rose morreu? Ou estava sonhando? Eis a explicação.
Titanic é uma das maiores histórias de amor retratadas no cinema moderno, mas ainda existem algumas dúvidas sobre o destino de Rose no final do filme. Apesar de ter sido lançado há mais de duas décadas, Titanic de James Cameron continua atraindo o público de todas as idades. Com a química marcante entre a Rose de Kate Winslet e o Jack de Leonardo DiCaprio, a trágica história de amor vive como um dos romances mais amados do cinema de Hollywood.
Em Titanic, Rose (Gloria Stuart), de 100 anos, conta sua história para Brock Lovett e sua equipe de destroços depois que seu desenho nu é descoberto em sua missão de encontrar um grande diamante, conhecido como o Coração do Oceano. Rose consegue atrair as emoções da equipe com sua história sincera, mas não conta onde está o diamante. O final de Titanic revela que Rose tinha o diamante o tempo todo, mas há um evento incerto que o final implica.
Titanic sugere que Rose morre na cena final
Titanic termina com Rose jogando o diamante no oceano e indo dormir, o que é amplamente interpretado como sua morte. Depois que a câmera passa por ela dormindo pacificamente, Rose é transportada de volta ao Titanic com ela reencontrando Jack e todos os que morreram no navio. Ela também está jovem como se nunca tivesse saído do navio, pegando a mão de Jack na Grande Escadaria do Titanic. No entanto, sem nenhuma pista visual ou audível, a sequência do sonho de Rose poderia ser interpretada apenas como um sonho.
Leia também: https://mixdeseries.com.br/?s=titanic
No entanto, mesmo com a ambiguidade do final, Titanic faz questão de mostrar Rose se reunindo com aqueles que morreram. A resolução de largar o colar, contar sua história e retornar aos destroços parece um lugar de descanso adequado. Afinal, Rose tem cem anos e as fotos em sua cômoda mostram que ela viveu uma vida cheia de aventuras. Quando a câmera passa pelas fotos e depois pelo rosto dela, parece um momento comovente, e então ela se junta aos que morreram no Titanic.
Rose morrer no final do Titanic faz mais sentido do que dormir
Embora seja provável que Rose tenha sonhado com o Titanic depois de falar tanto sobre isso, a morte de Rose faz mais sentido tematicamente e logicamente. No final de Titanic, Rose visitou o trauma do naufrágio e o deixou ir, o que é mostrado simbolicamente quando ela joga o diamante no oceano. Ela contou sua história e convenceu a tripulação a parar de procurar o diamante. O fascínio pelo Titanic pode nunca morrer, mas Rose conseguiu que Lovett visse o elemento humano do evento verdadeiramente trágico.
Outra razão pela qual a morte de Rose faz sentido é sua velhice. Rose pode ter parecido saudável contando sua história para a equipe, mas ela ainda tinha cem anos. Se Rose tivesse apenas um sonho, ela ainda morreria em alguns anos, então faz mais sentido dar ao público a catarse de vê-la se reunir com Jack. Insinuar que Rose morreu pacificamente durante o sono também significa que ela não terá uma morte dolorosa em sua velhice.
Por que Titanic é tão ambíguo sobre a morte de Rose no final?
Se a intenção de James Cameron era insinuar que Rose morreu, há alguma dúvida sobre por que ele não deixou sua morte clara em Titanic. É provável que Cameron quisesse que o filme desastroso comovente tivesse um final satisfatório. O reencontro de Rose com Jack não apenas dá ao público um pensamento feliz para terminar, mas também torna a morte de Rose bonita, em vez de trágica. Além disso, seria bastante brutal para a última imagem de Jack ser de seu corpo azul congelado.
É difícil fazer um personagem parecer que está morrendo durante o sono sem torná-lo perturbador, enquanto o final de Titanic deveria ser edificante. O público já testemunhou tanta morte neste ponto do filme, então seria um insulto à injúria assistir Rose morrer durante o sono. Afinal, Jack se sacrificou para deixar Rose viver uma vida plena, e Rose fez exatamente isso. Essa decisão leva a um final icônico que fornece uma conclusão satisfatória para um filme de três horas.
Durante sua exibição nos cinemas em 1997, Titanic se tornou o primeiro filme a ultrapassar um bilhão de bilheteria. Titanic, então, ganhou 11 Oscars e ainda é assistido até hoje. Mesmo que muitos filmes tenham tentado replicar a conexão de Rose e Jack, há uma mágica que vem de uma forte história de amor no centro de um filme de desastre tão brutal. A mística do navio “inafundável”, combinada com a conexão entre os protagonistas, fazem de Titanic um filme verdadeiramente notável.