Toda Luz Que Não Podemos Ver: final explicado e o que acontece

Tudo sobre o final da série Toda Luz Que Não Podemos Ver: o que acontece e as explicações em detalhes.

Toda Luz Que Não Podemos Ver série
Imagem: Divulgação.

A minissérie dramática histórica “Toda Luz Que Não Podemos Ver“, criada por Steven Knight e Shawn Levy, levou os assinantes da Netflix a uma jornada emocionante e sombria pelos tempos da França ocupada pelos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial.

Com os Estados Unidos bombardeando Saint-Malo noite após noite, os espectadores acompanharam a busca por esperança de Werner, um jovem alemão, e Marie-Laure, uma garota francesa cega cuja voz nas ondas do rádio oferecia conforto e conexão entre eles, mesmo em meio ao caos e à opressão nazista.

Cuidado, o texto a seguir contém spoilers!

PUBLICIDADE

Resumo da série “Toda Luz Que Não Podemos Ver

serie-toda-luz-que-nao-podemos-ver
Imagem: Divulgação.

Toda Luz Que Não Podemos Ver começa com o bombardeio dos EUA em Saint-Malo, 1944. Enquanto o mundo ao seu redor está em chamas, Marie-Laure lê um trecho de um romance de ficção científica em braille, enviando uma mensagem codificada aos bombardeiros americanos.

Leia também: Toda Luz Que Não Podemos Ver: tudo sobre a série da Netflix

Werner, que trabalha transcrevendo mensagens para os nazistas, encontra nela uma esperança de humanidade e bondade. A trama retrocede no tempo para mostrar Werner em sua juventude e sua habilidade com rádios, o que eventualmente o leva para longe de sua irmã e o coloca sob o jugo nazista em uma escola severa.

Enquanto isso, um oficial nazista sênior, Reinhold von Rumpel, inicia sua busca por Marie e pelo lendário diamante, o Mar de Chamas, que seu pai, Daniel, lhe confiou. Marie, habilmente, escapa de Reinhold e enfrenta a realidade dura da guerra e da ocupação.

O Final de “Toda Luz Que Não Podemos Ver”: Por que Marie joga o Mar de Chamas no Oceano?

Toda Luz Que Não Podemos Ver série
Imagem: Divulgação.

O Mar de Chamas é mais do que uma pedra valiosa; é um legado de responsabilidade e sacrifício. Daniel, pai de Marie, passou a vida protegendo a pedra, acreditando ser seu dever impedir que caísse nas mãos nazistas.

A pedra, envolta em uma lenda de cura e maldição, representa o peso das escolhas e a perda que Marie sofreu. Seu ato de lançá-la ao mar é um fechamento simbólico. Além disso, uma libertação da maldição e um adeus às amarras do passado, apesar de deixá-la vazia e sozinha.

Marie e Werner ficam juntos no final?

Imagem: Divulgação.

Marie e Werner compartilham um vínculo profundo, enraizado em suas experiências de infância e na influência do professor Etienne. Mesmo sem se conhecerem pessoalmente por anos, eles encontram um no outro um farol de esperança. Seu encontro final é agridoce; eles dançam, partilham um beijo, e Werner promete encontrar Marie novamente através das ondas do rádio. Contudo, seus caminhos se separam, com Werner se entregando às forças americanas, deixando o futuro deles juntos em aberto.

Como Reinhold von Rumpel Morre?

Toda Luz Que Não Podemos Ver série
Imagem: Divulgação.

Reinhold von Rumpel, consumido pela obsessão de curar sua doença incurável com o Mar de Chamas, encontra seu fim trágico. Tudo isso quando, após um tenso confronto com Marie e Werner, ele é morto pela garota que ele tanto subestimou. Ironia do destino, ele morre sem nunca ter conseguido possuir a pedra que acreditava ser sua salvação.

Desfechos e Reflexões

O final da série deixa os espectadores com uma mistura de sentimentos: o desfecho de Reinhold é uma vitória contra a crueldade nazista, enquanto a jornada de Marie e Werner ressoa como um testemunho da resiliência humana e da importância das pequenas luzes de esperança em tempos de escuridão.

A narrativa poderosa de Toda Luz Que Não Podemos Ver, portanto, confirma que, mesmo quando não se tem um final feliz convencional, a história pode brilhar intensamente, iluminando as facetas mais complexas da condição humana.

Sobre o autor

Anderson Narciso

Editor-chefe

Criador do Mix de Séries, atua hoje como redator e editor chefe do portal que está no ar desde 2014. Autor na internet desde 2011, passou pelos portais Tele Séries e Box de Séries, antes de criar o Mix. Formado em História pela UFJF e Mestre em História da Saúde pela Fiocruz/RJ, Anderson Narciso se aventurou no mundo da criação de conteúdo para Internet há 15 anos, onde passou a estudar sobre Google, SEO e outras técnicas de produção para web. É também certificado em Gestão Completa de Redes Sociais pela E-Dialog Comunicação Digital, além de estudar a prática de Growth Hack desde 2018, em que é certificado. Com o crescimento do site, e sua parceria com o portal UOL, passou a atuar na cobertura jornalística, realizando entrevistas nacionais e internacionais, cobertura de eventos para as redes sociais do Mix de Séries, entre outros. Atua como repórter no Rio de Janeiro e São Paulo, e pelo Mix já cobriu eventos como CCXP, Rock in Rio, além de ser convidados para coberturas e entrevistas presenciais nos Estúdios Globo, Netflix, Prime Vídeo, entre outros. No Mix de Séries, com experiência de dez anos, se especializou no nicho de séries e filmes. Hoje, como editor chefe, é o responsável por eleger as pautas diárias do portal, escolhendo os temas mais relevantes que ganham destaque tanto nas notícias quanto nas matérias especiais e críticas. Também atua como mediador entre a equipe, que está espalhada por todo o Brasil. Atuante no portal Mix de Séries diariamente, também atende trabalhos solicitados envolvendo crescimento de redes sociais, produção de textos para internet e web writing voltado para todos os nichos.