Top Mix: 5 Motivos para assistir Friends (Especial 20 anos)

Friends aniversário

 

Friends é, sem dúvida, um dos maiores espetáculos conhecidos pelo homem. Já se passaram 20 anos, desde que o seriado icônico estreou em 22 de setembro de 1994, na NBC. A comédia, que estrelou Jennifer Aniston, Courteney Cox, David Schwimmer, Matthew Perry, Matt LeBlanc e Lisa Kudrow como um grupo de seis amigos em Nova York, é tão popular em 2014 como era quando ela estreou em 1994.

Apesar da série ter chegando ao fim há 10 anos, você pode ligar a TV em qualquer dia da semana, que é provável que você tope com uma reprise de Friends. E isso é lindo! Como é bom rever lugares que tornaram a marca registrada de mais que amigos, de uma família: o apartamento roxo da Monica, a mesa de pebolim do Joey e do Chandler, o sofá laranja no café Central Perk… Lembrar de que comida não se divide, do que é unagi, das músicas de Phoebe (“Smelly Cat, Smelly cat, what are they feeding you?“), de não guardar segredos dos amigos, pois eles vão descobrir (“MY EYES!“), de que um “tempo” no namoro não significa um rompimento e uma carta de 18 páginas (frente e verso) provavelmente não vai mudar isso, mas também lembrar que todo mundo tem sua outra metade (“He is her lobster!“) e de não apostar o apartamento em uma brincadeira…

Continua após a publicidade

 

Aquele em que Chandler e Joey entram no seu “novo” apartamento

 

Um programa que já foi transmitido em dezenas de países e suas reprises continuam com boas audiências até hoje não é um programa comum. Mas porque assistir uma série que teve início há 20 anos? Não está um pouco ultrapassada? Por quais motivos alguém que nunca viu Friends (por falta de oportunidade/interesse ou por não ter nascido naquela época) assistiria ela hoje? Para responder a todas estas perguntas, o Top Mix desta semana, em comemoração aos 20 anos que conhecemos Rachel, Ross, Monica, Chandler, Phoebe e Joey, vem listar 5 motivos (e mais um bônus) para assistir Friends, esta série que carrega um grande legado até hoje!

Vem gente! Vai começar o Top Mix, “Aquele do vigésimo aniversário”!

(Por Paula Reis)

 

friends1

Identificação com os personagens

Sucesso de Friends é algo inegável. Como uma série de 20 anos consegue se manter na mídia por tanto tempo? Talvez seja a fácil assimilação da rotina daqueles personagens e a conexão imediata que você tem com pelo menos algum deles. Os personagens são gente como a gente, são fáceis de você encontrar no seu prédio ou na escola. Quem nunca teve um amigo/ou é como o Ross, aquele nerd gente boa que todo mundo ama zuar? Ou teve aquele final de semana que você queria acordar tarde, mas sua mãe deu uma de Monica e ficou supercontrolfreak e te fez arrumar seu quarto da forma que ela acha certo? E, principalmente, quem nunca teve seus momentos de Chandler (me representa na VIDA) e respondeu a uma pergunta idiota com ironias, ou até mesmo faz aquelas piadas autodepreciativas? Essa identificação para mim é o que torna Friends uma série atemporal. É bem fácil você se divertir vendo aquelas cenas do cotidiano de um grupo de amigos, e pensar claramente, eu já passei por isso. Ou se ainda não passou, você não está livre.  Friends trata de algo bem simples, a amizade, que na série aconteceu em um café em Nova York, mas na vida pode acontecer em um boteco na Augusta. (Por Mary Grizotto)

 

Friends Poker

Textos rápidos e episódios curtos

Um dos fatores que com certeza atraiu o público de Friends foi o texto simples. Por ser uma sitcom com episódios curtos, os produtores não queriam causar enrolação. Por conta disso, eles usaram e abusaram de textos rápidos e piadas simplórias, o que com certeza acabou conquistando muita gente, dando um ar de dinamismo. Tais elementos ajudou a intensificar a premissa da série: uma roda de amigos batendo papo informal no dia a dia de uma cidade grande. Tudo caiu como uma luva de forma perfeita, sendo esse um dos principais pontos positivos em cativar a todos, ou a maioria dos telespectadores. (Por Eduardo Nogueira)

 

Friends-HQ-Wallpaper-friends-10842119-1280-720

Legado

Quando uma série começa, há vários motivos para se gostar dela, como a identificação de alguma história como já foi falado. Porém, é quando acaba que se descobre a real importância da trama para o mundo. Nesse caso, Friends (o único show que continua passando na TV até hoje sem interrupções de tempo ou troca de canal) se transformou em inspiração para várias sitcoms. How I Met Your Mother é uma clara ideia do que estou falando, afinal fãs das duas séries já discutem a respeito o tempo todo e já foi até pauta para nós aqui. Algumas piadas até são repetidas em How I Met Your Mother, e alguns atores já passaram por ambos. Outra já divulgada aqui é Happy Endings, que apesar de ter um discurso totalmente diferente, tem características muito semelhantes aos de Friends. Exemplo: Jane, que é irmã de Alex, é casada com Brad. Ela que é a durona, mãezona, competitiva e a que tem mania de limpeza do grupo, será que lembra a Mônica? Estranho. Mas enfim, talvez nem todas as sitcoms do mundo que falam sobre amigos tenham realmente um pézinho ali no apartamento 20 (ou será 5?) da 90 Bedford St., mas nós fãs sempre tentamos achar qualquer semelhança que seja para falar “I knew it”, é ou não é? (Por Alice Risso)

 

“Smelly cat, Smelly cat…”

 

Trilha Sonora

Com uma trilha sonora fugindo do tradicional, Friends teve como grande sucesso a sua música de abertura “I’ll be there for you“. A canção é conhecida como um hino aos friendsmaniacs e traduz a melhor maneira de definirmos o que é a verdadeira amizade. Além disso, todo fã sempre desejou brincar, dançar e cantar em volta da fonte que vemos na abertura! Outra música famosa veio da personagem mais maluquinha e querida da série: Phoebe Buffey. “Smelly Cat” começou como uma brincadeira e ganhou o público. A melodia combina direitinho com as ideias que Phoebe tem. Alguns artistas que complementaram a trilha sonora de Friends foram: U2, REM, Smash Mouth, Tony Beneti, entre outros. (Por Gabriella Siggia)

 

phoebe

Quebra de tabus

Apesar de ser uma série de comédia, Friends soube sempre de forma bastante cômica, abordar diversos temas que são tabus até os dias de hoje. Um dos primeiros a serem abordados foi a homossexualidade, quando Ross se separa de sua então esposa Carol, que revela ser lésbica. A personagem inclusive chegou a se casar com Susan, sua companheira. O tema também foi bastante abordado em relação ao pai de Chandler, que viemos a conhecê-lo apenas na sétima temporada, quando o personagem estava prestes a se casar com Monica. Na quarta temporada, a barriga de aluguel foi um dos temas principais na época, como forma de justificar a gravidez da atriz Lisa Kudrow. Na ocasião, Phoebe acaba aceitando em fornecer o seu útero para que os trigêmeos de seu irmão Frank Jr possam ser desenvolvidos, já que a esposa dele não podia engravidar. O bullying também foi abordado de certa forma, quando descobrimos como que Monica decidiu emagrecer, após ter sido caçoada por Chandler no passado por conta de seu peso. No decorrer da série assuntos como o uso da maconha, vício do cigarro, adoção, entre outros também foram abordados. (Por Eduardo Nogueira)

 

friends 02

Bônus: Significado da palavra amizade

Não poderia estar fora desta lista um dos principais objetivos da série, explicar o significado da palavra amizade. Mesmo com os altos e baixos da vida, os seis melhores amigos nos ensinou tudo o que precisa de saber sobre a vida, o amor e a amizade. Com Friends aprendemos que não importa se você canta desafinado e toca mal violão, ou se você é maníaco por organização, ou se você não divide a comida, ou se você conta piadas sem graças… Os verdadeiros amigos amam você exatamente do jeito que você é! Eles estarão do seu lado em todos os momentos, em todos mesmos. “I’ll be there for you!” Assistir Friends é entender que os amigos na verdade são uma família. E, no caso desta família que estamos falando, não tem tempo ruim, tudo é motivo de risadas e diversão. O mais engraçado que mesmo após todo esse tempo da estréia, toda vez que assisto um episódio dou risada ou me emociono com esta cumplicidade deles. Acaba que eles se tornaram nossos amigos também. E é tão bom saber que esta família de friendsmaniacs aumenta a cada ano! Que venham mais 20 anos de comemoração de Friends!(Por Paula Reis)

Quem não assistiu, agora não tem mais desculpas

 

#friends20

actores-friends-thelastone

E aí, por qual motivo você acha que Friends é uma série atemporal?

Tags Friends
Equipe Mix

Equipe Mix

Perfil criado para realizar postagens produzidas pela equipe do Mix de Séries.

2 comments

Add yours

Post a new comment