Top Mix: Melhores séries policiais – parte 2

 

Fringe

 

Olá! Uma das fórmulas do sucesso é série policial. Dificilmente você encontrará uma trama muito ruim, pobre ou sem suspense. O que acontece é que em geral o clima investigativo, a ação e todo drama nos estimula a continuar assistindo. Mas lógico que há os flops, séries mal feitas e que foram canceladas na primeira temporada. Já fizemos aqui no Top Mix uma lista das melhores séries policiais e foi um dos posts que mais rendeu até hoje do Mix (leia clicando aqui). É o que eu disse, séries policiais são queridas. Não tem como você não se prender com o caso, não se envolver com os dramas dos personagens e não querer assistir o próximo episódio. O sucesso é tanto que, a pedidos, tivemos que fazer uma parte dois deste gênero tão envolvente. Vamos conferir?

Continua após a publicidade

(Por Paula Reis)

 

life-on-mars

10) Life on Mars UK

Life on Mars (Uk) foi lançado em 2006 e teve duas temporadas. A série contou com atores renomeados como o John Simm, que participou da série Doctor Who, foi bastante aclamada pela crítica. O drama policial conta a história de Sam Tyler (John Simm), um detetive da polícia britânica que sofre um acidente e acorda no ano de 1973. É muito legal vermos a forma como o Sam investiga os crimes em 1973 sem o uso da tecnologia. Há também o choque de cultura sofrido pelo protagonista, pois uma coisa é você estar em 2006. Uma outra coisa é você ser “tele transportado” para uma década que você não está familiarizado. Life on Mars é curta e só tem duas temporadas com um total de 16 episódios e uma ótima pedida para quem quer fazer uma mini maratona nessa summer season! Vale ressaltar que o nome da série é baseado na música Life on Mars do David Bowie, o que por si só vale assistir a série. Além disso, o drama conta com uma excelente trilha sonora, além do Bowie. (Por Daniele Duarte)

 

luther

9) Luther 

Luther é a série policial perfeita, porque você se apaixona pelo protagonista e não consegue odiar o vilão. Alice e Luther formam uma dupla incrível, ele faz a linha policial que não segue as regras, sombrio, sério, como o Voight de PD, mete medo em todo mundo; ela chega de mansinho, sem spoilers e conquista a ‘admiração’ do policial, por ser simplesmente boa em ser má. Idris Elba só contribui para o papel, que é de uma força impressionante. O criador Neil Cross pegou uma influência de Sherlock para emplacar mais essa série inglesa de qualidade, e um tanto desconhecida para o meu gosto. A ambientação policial é ótima, tem todo aquele jogo de ‘SIM, Luther é ótimo, não duvidamos dele’, e depois já entra alguém para desconfiar, vigiar os passos dele e colocar ele na fogueira. Muito drama pessoal envolvido com os casos a serem desvendados, com uma pitada de ação. BBC One nunca erra, uma emissora a ser vigiada, assisto muita coisa que sai dali. Londres maravilhosa como cenário, cores frias para dar aquela ambientação e um pouquinho de sangue. Para o pessoal do time Netflix, tem Luther lá. São temporadas curtinhas, quatro para ser mais exata, somando 16 episódios apenas. Eles disseram que foi finalizada, mas ainda há esperanças para mais ou um filme por aí. Assistam Luther, vocês fãs da boa e velha Ação/Crime/Drama. (Por Caroline Marques)

 

dupla-identidade

8) Dupla Identidade

A série brasileira Dupla Identidade não podia ficar de fora desta lista. Apesar de ter tido apenas 13 episódios, em 2014, ela rendeu uma elevada audiência na Rede Globo. O sucesso se deu pelos personagens fortes interpretados por Bruno Gagliasso e Débora Falabella, além da bela escrita de Glória Perez. A trama foi tão envolvente que além de drama policial, havia muito suspense e um toque de romance. Edu, que escondia a sua dupla identidade – serial killer -, se envolve com Ray. E o delegado Dias, que investiga o caso, tem que se relacionar com seu antigo amor, Vera, a psicóloga forense. No entanto, o foco principal é a investigação policial do assassino. Dupla Identidade ganhou diversos prêmios e foi elogiada muito pela crítica. Houve rumores de uma segunda temporada, mas até hoje nada foi confirmado. Libera aí, Globo! (Por Paula Reis)

 

the-shield

7) The Shield

A série foi a primeira produção original do canal FX, e apesar de utilizar diversas fórmulas de uma atração do gênero, um dos seus focos como diferencial eram os policias corruptos que faziam parte da equipe. The Shield mistura também política, junto com casos rotineiros e outros mais complexos. Muito antes de conhecermos Hank Voight e sua forma de ditar as regras na cidade de Chicago, havia um outro detetive na TV americana que possuía métodos não tão ortodoxos em seu dia a dia como policial. Tratava-se de Vic Mankey, que chegava a torturar testemunhas para obter informações privilegiadas, e acreditava firmemente que fazia a coisa certa. Vencedora do EmmyGlobo de Ouro, o drama policial teve um total de sete temporadas, que com certeza precisa estar em sua lista de maratonas.  (Por Eduardo Nogueira)

 

the blacklist

6) The Blacklist

Sucesso da NBC desde de 2013, The Blacklist foi renovada para a sua quarta temporada, para alegria geral. Raymond Reddington é o que comanda o jogo desta trama. Mesmo ele sendo um dos criminosos mais procurados do FBI, ele consegue usar sua lista negra como moeda de troca para privilégios e imunidades. A cada episódio, ele revela para a novata Elisabeth Keen um grande foragido da polícia. A série é do gênero policial, mas se vê muito drama jurídico também. Red contém na Blacklist vários políticos, mafiosos, espiões e grandes criminosos que o FBI nem conseguiu informações, muito penos a captura. O roteiro é envolvente e com certeza é um dos melhores do gênero. Quem ainda não conferiu este sucesso, a Globo transmite a série e ela também tem algumas temporadas na Netflix. (Por Paula Reis)

 

Bones-image-bones-36524691-1920-1080

5) Bones

Bones tem como principal inspiração as obras literárias e experiências pessoais da escritora e antropóloga forense Kathy Reichs, em que a mesma serviu como modelo de referência para a protagonista da trama, a Dra. Temperance “Bones” Brennan. A série gira em torno justamente dessa profissional, a qual firma uma improvável aliança com o agente do FBI, Seeley Joseph Booth. A dupla investiga casos mais complexos, através de restos mortais das vítimas, mais precisamente dos ossos. Bones começou com histórias simples, mas no decorrer das temporadas as tramas passaram a ser mais trabalhadas, tornando-se arcos principais do ano em questão. A série da FOX agradou o público, principalmente por conta da química entre os protagonistas interpretados por Emily Deschanel e David Boreanaz, e em 2017 estreará a décima segunda e última temporada do show. (Por Eduardo Nogueira)

 

fargo season 2

4) Fargo

Fargo é, sem a menor sombra de dúvidas, um das melhores séries policiais. Sabe por quê? Porque a construção da narrativa é magistral, algo que nunca vi em séries policiais. Tanto na primeira e na segunda tivemos um caso de assassinato aparentemente sem relação com o caso policial principal da série, mas à medida que as investigações avançam, descobrimos que esse tal assassinato “sem importância” é parte integrante de um caso policial de extremamente gigantesco. Isso significa que tudo está praticamente interligado em Fargo e é por isso que não devemos ignorar os detalhes, embora possam soar sórdidos, eles estão ligados entre si. É uma série inteligente que fisga a sua atenção. A série me lembra muito os filmes do Tarantino em que tudo é muito violento, bizarro, excêntrico. A segunda temporada, por exemplo, me remeteu ao filme Django pelo fato de conter cenas extremamente violentas, beirando quase ao surrealismo. Com duas temporadas, é outra pedida para quem deseja fazer uma mini maratona nessa summer season! (Por Daniele Duarte)

 

Fringe-poster

3) Fringe 

J.J. Abrams sabe mesmo fazer sucesso. Depois de lança Jennifer Garner para o estrelato com A.L.I.A.S., ele repetiu a mesma faceta ao criar Fringe. Mesclando supernatural com ficção científica, a série foi um sucesso de público e crítica, mostrando que uma boa história pode ter grandes reviravoltas sem precisar apelar. Por mais que Fringe lembre bastante Arquivo X, o sucesso de Abrams teve um final coerente e decisivo para a saga de Peter e Olivia. (Por Gabriella Siggia)

 

criminal minds

2) Criminal Minds

Uma das melhores séries procedurais da atualidade tem um elenco show de bola e casos policiais de tirar o fôlego. Como esquecer Foyet, Penélope Cruz e tantas histórias mágicas? O psicólogo misturado com suspense fazem de Criminal Minds um sucesso. Não importa o que aconteça, você sempre ficará com a pulga atrás das orelhas graças ao seriado. Durante 11 temporadas, tivemos vários detetives na BAU, mas só alguns ficaram na nossa memória como Prentiss e Morgan. (Por Gabriella Siggia)

 

the-wire

1) The Wire

Tendo quase nota máxima no IMDb e uma enorme quantidade de elogios, The Wire poderia ter tido uma audiência muito maior quando foi transmitida na HBO, de 2002 a 2008. Até estranho falar, não é mesmo? A série não ganhou muitos prêmios também, mas já foi eleita uma das melhores séries policiais de todos os tempos, além de ser super bem aceita pela crítica. The Wire foi um trabalho sensacional e está merecidamente no top um de hoje. Ela é diferente de tudo o que você já viu, contando a cada temporada histórias diferentes, com começo, meio e fim, e personagens distintos, que não se conectam com os das outras temporadas. São histórias escritas por um ex jornalista e um ex policial de Baltimore, inspiradas em fatos reais. Inclusive, o elenco é formado por atores mais desconhecidos, muitos nem são atores, mas ex-policiais que viveram em Baltimore e sabem das nuances do lugar. A série chamou atenção também por ter no seu elenco a maioria atores negros, o que é difícil na televisão americana. Os criadores, Ed Burns e David Simon, já escreveram livros, inclusive juntos, contando como se conheceram no Departamento de Homicídios de Baltimore nos anos 80 e também outras histórias que foram retratadas na série ou inspiraram a criação dos personagens. The Wire é uma obra única e que um verdadeiro amante do gênero policial não pode deixar de assistir! (Por Paula Reis)

 

E aí, curtiu? Tiro, porrada e bomba, não? Se você tiver mais alguma série do gênero que recomenda, deixe nos comentários. Até a próxima!

Equipe Mix

Equipe Mix

Perfil criado para realizar postagens produzidas pela equipe do Mix de Séries.

No comments

Add yours