Top Mix: Os showrunners mais famosos da TV

 

Continua após publicidade

Olá, pessoal! O sucesso de uma série não se baseia apenas nos seus personagens, mas principalmente na sua história, no seu enredo e como é elaborada. Este trabalho é dos showrunners, os famosos produtores das séries de TV, que muitas vezes são criadores da obra também. Ao pensarmos em grandes produções de sucesso de audiência mais recente, logo de cara lembramos de Game of Thrones, que é produzido por David Benioff e D. B. Weiss. Também da HBO tem o grande sucesso de Família Soprano, que foi dirigida por David Chase. Falando em showrunners, outros conhecidos são Vince Gilligan, que produziu Breaking Bad e produz o atual spin-off, Better Call Saul, Frank Darabont, que desenvolveu The Walking Dead, Matthew Weiner, que produziu Mad Men, entre outros. Estes são reconhecidos por grandes produções. No entanto, há aqueles que são responsáveis por diversos trabalhos, seja cinema, TV e teatro, que são reconhecidos por muitas séries bem sucedidas, ou não. E são sobre eles que vamos falar hoje no Top Mix, os showrunners mais famosos da telinha. Vem comigo?

Continua após a publicidade

(Por Paula Reis)

Continua após publicidade

 

10) Josh Schwartz

Continua após publicidade

Consagrado por ter criado The OC, Josh Schwartz possui como principal característica, desenvolver séries voltadas para um público mais jovem. Ele pode ser variado para algo mais feminino, como em Gossip Girl, como também a um público mais geek, assim que nem Chuck. O rapaz também é responsável por ser produtor de outras atrações, mesmo que não sejam de sua criação, como Hart Of Dixie, The Carrie Diaries, CultThe Carrie Diaries. Um fato curioso é que todas as séries que ele não foi criador, faziam parte da CW. Com isso, o seu público já é bem distinto e fiel, o que poderá causar certa surpresa caso algum dia seu nome esteja envolvido com atrações voltadas para um público mais adulto, por exemplo. (Por Eduardo Nogueira)

 

Continua após a publicidade
O MIX DE SÉRIES atingiu 10 milhões de visitas mensais e vamos ensinar tudo que aprendemos nessa caminhada! Aumente o tráfego do seu site com técnicas avançadas de SEO.
Faça seu pré-cadastro aqui!

 

9) Kevin Williamson

Quando o nome de Kevin Williamson é mencionado, sempre já podemos imaginar que a maioria das produções dele serão bem sucedidas, ou desempenho moderado. O showrunner é o responsável por sucessos destinados ao público adolescente, como Dawson’s CreekThe Vampire Diaries. Apesar desse público cativado, não é apenas tramas teens que ele sabe criar, mas como também atrações destinadas ao suspense, como The FollowingStalker. Sem contar também que ele foi o responsável em produzir no cinema, os dois primeiros filmes da quadrilogia Pânico. Mesmo com esse currículo, titio Kevin peca por sempre abandonar o barco, coincidentemente, quando suas séries estão na segunda temporada; a única exceção é Stalker das citadas acima, pois essa morreu em seu primeiro ano, infelizmente. Ele acabou voltando para o series finale de Dawson, quem sabe não faça o mesmo com a atração vampiresca da CW? Vamos torcer! (Por Eduardo Nogueira)

 

8) Alan Ball

Alan Ball é o nome por trás do filme de sucesso de crítica e bilheteria, Beleza Americana, que ganhou diversos prêmios. Então, claro que na televisão seu sucesso não seria menor. Ele é o responsável por criar e produzir a obra prima Six Feet Under, pela HBO, em 2001. Mas antes, sua carreira começou com Chuck Lorre, escrevendo a comédia Grace Under Fire, em 94. Intercalando cinema e TV, em 2007, ele criou mais um sucesso da televisão, True Blood, novamente pela HBO, permanecendo como executivo até 2012. Seu mais recente trabalho foi Banshee, em 2013, onde trabalha até hoje como produtor executivo. (Por Paula Reis)

 

7) John Wells

John Wells pode não ter criado E.R. – que nasceu da mente de Michael Crichton (autor do livro que deu origem ao filme Jurassic Park). Porém, Wells foi o homem que realmente conduziu o show, tendo sido o seu principal escritor entre 1994 e 2000, quando passou a ser auxiliado por Christopher Chulack. Assim nasceu uma parceria de sucesso, que conduziria o show até sua décima quinta temporada. Wells é reconhecido por produzir shows que abordam a realidade de forma nua e crua, sem medo de quebrar tabus. Também foi o nome por trás do spin-off de E.R., Third Watch, e é lembrado por sua colaboração em The West Wing, onde foi o principal showrunner entre 2003 e 2006. Logo em seguida, John Wells criou a série Southland, que mostrava o dia a dia dos policiais de Chicago, com uma abordagem bem realista, em forma de documentário. Ele foi o showrunner de toda a série, que foi descartada pela NBC e conduzida pela TNT até sua quinta e derradeira temporada em 2013. Atualmente, John Wells atua como escritor de Shameless, série que criou com Paul Abbott em 2011, além da série Animal Kingdom, que estreia em junho.  (Por Anderson Narciso)

 

6) Aaron Sorkin

Aaron, atualmente reconhecido pelos sucessos do cinema, Steve Jobs e The Social Network, consegue intercalar várias mídias como roteirista, cinema, teatro e televisão. Sorkin é responsável por criar e produzir a partir 1997 a grande série política The West Wing. Apesar de ter se dado bem com drama, anteriormente a West Wing, ele escreveu Sports Night para televisão, que era um show cômico sobre esportes. Na mesma linha, criou Studio 60 on the Sunset Trip. O famoso showrunner é conhecido por diálogos rápidos e memoráveis que marcaram o cinema e a televisão. Seu último trabalho na TV foi com a série The Newsroom, que estreou em 2012. Bem sucedido no cinema, quem sabe futuramente, Sorkin faça outra grande produção para TV. (Por Paula Reis)

 

5) David E. Kelley

David E. Kelley tem uma trajetória de aproximadamente 30 anos na TV e cinema, com produções de sucesso e outras que não tiveram tanta sorte assim. Criador de séries como Chicago Hope, Boston Public, Boston Legal e a premiada Ally McBeal, uma de suas características é não se prender em apenas um estilo. Sua versatilidade é tão grande, que David consegue variar da comédia até o drama, sem esforço algum, não importa qual seja seu público-alvo. Esse ano mais uma criação sua dará espaço na TV americana. Trata-se de Big Little Lies, uma história que será exibida pela HBO, tendo ninguém menos que Nicole Kidman, Reese Whiterspoon e Shailene Woodley como protagonistas. Mais um sucesso na bagagem, sim ou com certeza? (Por Eduardo Nogueira)

 

4) Greg Berlanti

Responsável pela desenfreada ascensão do Universo DC Comics na TV americana, Greg Berlanti não se prende unicamente ao gênero de super heróis. O rapaz começou sua carreira há 18 anos atrás, como produtor e roteirista da primeira temporada de Dawson’s Creek e depois disso não parou mais. Berlanti já passou por dramas familiares, como EverwoodBrother & Sisters, mas são em atrações voltadas para o sci-fi que ele tem mais destaque. No Ordinary FamilyThe Tomorrow People são apenas alguns dos exemplos, sem contar em histórias procedurais que também produziu, como The Mysteries of LauraBlindspot. Atualmente Greg Berlanti está praticamente dominando boa parte da grade da CW, pois estão sendo exibidas na emissora Arrow, The Flash, Legends Of Tomorrow e, a partir do próximo semestre, Supergirl, que está migrando para lá. (Por Eduardo Nogueira)

 

3) Chuck Lorre

Atualmente, quando se ouve o termo “comédia da CBS”, o primeiro nome que vem na cabeça é Chuck Lorre. O homem por trás de grandes sucessos, como Two And A Half MenThe Big Bang Theory, construiu um incrível legado em uma das maiores emissoras da TV americana. Numa época em que o público estava encarecido de atrações do gênero, principalmente com términos de grandes produções no início dos anos 2000, que nem FriendsSeinfeld, ele decidiu inovar, saindo da premissa temática com grupos de amigos. Em pouco tempo, a saga de Charlie Harper se tornou a comédia mais vista na terra do Tio Sam, e assim permaneceu durante anos, perdendo o posto somente para The Big Bang Theory, do mesmo criador. Se pararmos para ver, não tem nada que envolva Chuck Lorre que acabe se tornando um fracasso, tanto que todas as séries em que seu nome esteja envolvido já foram vencedoras de grandes prêmios. Do jeito que as coisas vêm andando ultimamente, sua filha caçula, Mom, se continuar do jeito que está, tem grandes chances em um futuro próximo, conquistar ainda mais a audiência americana, e assumindo o posto hoje dominado pelos amigos nerds. (Por Eduardo Nogueira)

 

2) Shonda Rhimes

Shonda Rhimes é mundialmente conhecida. Responsável por um dos shows de maior audiência na TV aberta dos Estados Unidos, Grey’s Anatomy, a showrunner acabou consolidando um império na emissora ABC. Atualmente, ela tem um dia para a séries criadas e produzidas por ela, o chamado #TGIT (Thank God It’s Thursday). Rhimes já havia escrito filmes conhecidos do público jovem como Crossroads (filme estrelado por Britney Spears) e O Diário da Princesa 2. Mas foi com Grey’s que Shonda despontou na TV. Em 2007, emplacou um spin off da série médica, chamado Private Practice e, em 2012, ousou aventurar-se no mundo da política com Scandal. Atualmente, ela ainda produz as séries How To Get Away With Murder e The Catch. Shonda Rhimes é conhecida por ser uma escritora sólida em suas histórias, atingindo o público com fortes emoções. Apelidada pela audiência de “Shondanás”, também é lembrada por não pestanejar em matar personagens. Portanto, se vai assistir alguma série de Shonda lembre-se: qualquer um pode morrer a qualquer instante. (Por Anderson Narciso)

 

1) Dick Wolf

Dick Wolf talvez seja um dos showrunners que mais trabalha na TV. Atualmente, ele é responsável por conduzir três séries – e mais uma a caminho em 2017. São elas: Chicago P.D., Chicago Med, Law & Order: SVU e Chicago Justice. Além disso, Wolf assumiu o controle criativo de toda a franquia Chicago, tornando-se um dos principais produtores de Chicago Fire. Mas não é de hoje que o escritor fez o seu nome. No começo da década de 1990, Wolf se tornou famoso por criar a série Law & Order, na NBC, que abordava casos policiais, sob duas perspectivas: a dos oficiais e dos advogados. A série já obteve uma infinidade de spin offs – todos conduzidos por ele. Além disso, recentemente Dick Wolf criou e produziu as séries Cold Justice e Cold Justice: Sex Crimes. O showrunner é conhecido por ser um escritor de séries policiais implacável, baseando-se na maioria das vezes em histórias verídicas. Wolf faz parecer todo o processo bem simples, ao conduzir diversos shows e conseguir abordar cada um sob uma ótica diferente. Tem uma ideia para novo spin off de Chicago? Faça a sugestão para Dick Wolf e com certeza ele o tornará um sucesso. (Por Anderson Narciso)

 

Menção Honrosa: Jason Katims

Cabe uma menção honrosa? Katims era um dramaturgo em Nova Iorque quando começou timidamente escrever episódios para a televisão de séries variadas, mas que foram canceladas prematuramente. Em seguida, criou e produziu Arquivo Roswell, mas seu grande sucesso e reconhecimento se deve ao drama Friday Night Lights, da NBC, que ele escreveu e produziu. FNL nunca teve uma grande audiência, mas foi sucesso de crítica e muito elogiada por retratar com realidade a situação da classe média americana. Com a série, ele e os demais produtores ganharam diversos prêmios e Jason foi consagrado entre os showrunners. Posteriormente, ele também criou e produziu a série de drama familiar Parenthood, também pela NBC. Jason baseou o personagem da série, Max Braverman, no seu próprio filho, que tem síndrome de Asperger. Em 2014, desenvolveu About a Boy para TV, baseando-se no romance de mesmo nome, também pela NBC. Além da TV, Katims se consagrou também no teatro e escreve peças em NY. (Por Paula Reis)

 

E aí, curtiu? Muito sucesso, não? Mãozinhas mágicas deste pessoal. Lembra de mais algum showrunner famoso das séries que merece ser mencionado? Deixe nos comentários.