Traição: segredos do final da série na Netflix

Traição trouxe diversas surpresas e intrigas em seus episódios. Com um final surpreendente, é possível que você precise de explicações.

Traição Série tipo o agente noturno
Imagem: Divulgação.

Você esperaria que um programa chamado Traição fosse um pouco complicado, mas o retorno de Charlie Cox à Netflix após Demolidor é o mais complicado possível. No final, esta história de um agente do MI6 para limpar seu nome leva você a lugares que um thriller de espionagem comum normalmente não ousaria.

Então, o que acontece no final de Traição? Quem sobrevive e quem vive para lutar outro dia em uma potencial segunda temporada? Só porque esta deveria ser uma “série limitada”, isso não significa que a Netflix ainda não tenha considerado trazer o programa de volta para outra rodada.

O final da Traição explicado

No momento em que o quinto episódio final de Traição chega, as coisas parecem um pouco desesperadoras para Adam e sua esposa, Maddy, mas com a ajuda de Kara, eles lutam de qualquer maneira. Às vezes vale a pena ficar amigo do seu ex!

PUBLICIDADE

Como Maddy revela ao aspirante a PM de Alex Kingston, Sir Martin Angelis fez de Adam seu vice no MI6 para chantageá-lo e usar a chamada “deserção” de seu marido contra ele. Mas Adam não desertou, não realmente. Sim, ele guardava alguns segredos, mas nunca quis trair seu país. Ainda assim, isso não impediu Angelis, o chefão, de atirar em Adam e sua família agora que tudo foi revelado.

O futuro PM relutantemente concede imunidade a Maddy se ela puder obter arquivos que provem tudo o que ela disse sobre Adam. Enquanto isso, Adam está se desculpando com sua ex, Kara, por não ajudá-la há 15 anos em Baku.

Leia também: Elenco de Traição, da Netflix: guia completo dos atores

O triângulo amoroso se reúne então no local do arquivo, um escritório localizado aleatoriamente em uma doca de embarque perto do Tâmisa.

Enquanto Adam enfrenta a CIA que se aproxima, Kara encontra o arquivo que prova sua inocência, mas então um oficial irritante aparece exigindo-o de volta.

Tudo nesta unidade existe para que Angelis possa manipular as pessoas“, diz Kara, mas ela não está convencendo ninguém, nem a mulher que está diante dela nem o homem que ataca por trás.

Na confusão, Kara deixa cair o arquivo, que é rapidamente arrebatado. Felizmente, Maddy chega a tempo de roubá-lo de volta.

Isso não ajuda Adam, que agora está sendo mantido sob a mira de uma arma pelo ex-amigo de Maddy, um agente da CIA chamado Dede, que está rastreando o caso Dorian há algum tempo.

Tensão e perigo em um final empolgante

Ele é um traidor de seu país, Maddy“, grita Dede. “Se você me der Kara e dirigir, vou garantir que eles não sejam muito duros com ele. Vou te dar 30 segundos.”

Kara não está convencida de que Adam está em perigo real – “Ela não vai puxar o gatilho, está tudo bem” – mas Maddy ainda está apavorada. “Você não a conhece!

Então Maddy faz o que a maioria de nós faria, correndo pronta para entregar o arquivo e salvar a vida de seu marido. Mas é muito tarde. Dede, que é pega de surpresa, atira no peito de Adam, deixando-o morto perto do Tâmisa.

E sim, ele realmente está morto. “Ele se foi. Ele se foi. Você não pode ajudá-lo“, Kara diz a Maddy, e então um close-up dos olhos vazios de cadáver de Adam confirma isso.

Não há tempo para lamentar essa perda genuinamente chocante, pois cortamos para Angelis contando a outros agentes sobre a morte de Adam nas mãos dos russos (como ele conta). Os ex-colegas de Adam também são forçados a assistir a uma metáfora sobre o pássaro carriça que usa uma chamada secreta para erradicar agentes duplos cuco em seu ninho. Sutil.

Leia também: Traição: trailer da série Netflix destaca ator de Demolidor

Maddy ainda está se recuperando da morte de Adam, mas ela também não tem tempo para chorar por ele. “A CIA não assassinaria alguém em solo britânico sem autorização“, Kara diz a ela. “Isso significa que Angelis estará procurando por nós.”

Lembrando-se de seu acordo anterior com o personagem de Alex Kingston, Maddy liga para ela para pedir ajuda. “Adam morreu para conseguir esses malditos arquivos para você. Mostre um pouco de coragem!” Mas não há coragem a ser encontrada, como Maddy descobre quando o futuro PM desliga na cara dela.

Sem esperança, Maddy planeja esconder sua família em Madri, mas Kara não aceita nada disso. Então, juntos, eles traçam um plano para usar os arquivos e salvar a reputação de Adam.

Claro, isso envolve vinho e macarrão, como faria qualquer boa refeição de planejamento. Mas durante a conversa, Kara também lança mais luz sobre seu passado com Adam, revelando que não há como ele ser o agente duplo porque ele estava com ela na noite em que os homens de Kara foram mortos por Dorian.

Tenho tentado encontrar justiça para esses homens por 15 anos, mas o rastro de Dorian esfriou.”

Bem“, responde Maddy. “Talvez possamos colocar um pouco de sangue na água.

Para colocar seu plano em ação, Kara chama seu contato russo para traçar um plano para Dorian, esperando que ele se revele. Maddy então segue para a câmara do comitê no momento em que Angelis faz uma declaração pública que declara que Adam era um traidor de seu país.

Intrigas povoam o defecho da minissérie

No caminho, ela encontra Patrick, um dos ex-colegas de Adam. Quando ele vê o arquivo, Patrick diz a Maddy que Adam queria que ele o tivesse, mas claramente ele está mentindo.

Você está mentindo. É você! Você é Dorian. Você matou aqueles homens.”

Patrick se lança para o arquivo, então Maddy dá um soco na garganta dele usando o disco rígido. E com isso ela chega à frente do comitê onde o político de Kingston decide fazer uma declaração própria.

Usando os arquivos coletados neste disco rígido, ela revela que Adam não é realmente um traidor. A única culpada de traição aqui é Angelis. Com evidências projetadas na tela para todos verem, é revelado que o chefe do MI6 usou esse esconderijo privado de informações para chantagear pessoas em posições de poder para garantir seu mandato como o mais antigo e poderoso chefe de inteligência da história.

Leia também: House of the Dragon, Ruptura e mais: as melhores séries de drama em 2022

Longe de ser um traidor, Adam perdeu a vida erradicando a traição no coração deste estabelecimento.

Angelis sai naquele ponto, sentindo-se um pouco envergonhado com tudo isso, mas antes que ele escape completamente, Maddy o confronta para enfatizar o fato de que ele estava errado sobre Adam. “Patrick é Dorian e você deixou o verdadeiro inimigo fugir…

Mas Patrick não escapou. Depois de seu telefonema para os russos – “a situação é recuperável” – descobrimos que uma foto que Kara deu a ele estava coberta por um veneno mortal que faz efeito quase imediatamente.

Convenientemente, a tosse e o engasgo não começam até logo após o término da ligação. Ainda assim, assistir Patrick / Dorian morrer enquanto Kara se afasta é talvez ainda mais satisfatório do que o soco no pescoço de Maddy alguns minutos antes.

Como o final de Traição configura a segunda temporada

Kara conseguiu sua vingança, e parece que Maddy também quando ouviu no rádio que Angelis foi preso. Mas isso não é suficiente. Maddy também liga para Dede para avisá-la de que não deixará o assassinato de Adam passar sem um pouco mais de vingança.

Não me importa quanto tempo demore. Não me importa quantos de seu pessoal tentem me impedir. Eu não vou parar até que todos saibam o que você fez… Vou pegar sua brilhante carreira e quebrá-lo em pedaços minúsculos“, grita Maddy antes de desligar.

Em uma cena final ao longo do rio, Kara revela que está voltando para a Rússia. Mas antes que ela vá, os dois se abraçam com lágrimas nos olhos enquanto Maddy se prepara para se reunir com seus filhos pela primeira vez desde a morte de seu pai.

Estou aqui“, ela soluça enquanto a família Lawrence se aproxima na ponte, chorando juntos em uma tentativa desesperada de conforto. Kara assiste de longe.

E com isso, Traição chega ao fim, embora existam alguns pequenos fios que podem ser puxados para desvendar toda uma nova temporada.

Sim, Dorian agora está morto e Angelis está na prisão, mas o futuro de Kara permanece incerto. Mesmo com o fechamento que a morte de Patrick lhe trouxe, poderíamos imaginar outra temporada estrelando Olga Kurylenko no papel principal, desta vez.

Sobre o autor

Matheus Pereira

Coordenação editorial

Matheus Pereira é Jornalista e mora em Pelotas, no Rio Grande do Sul. Depois de quase seguir carreira na Arquitetura, enveredou para o campo da Comunicação, pelo qual sempre nutriu grande paixão. Escritor assíduo na época dos blogs, Matheus desenvolveu seus textos e conhecimentos em Cinema e TV numa experiência que já soma quase 15 anos. Destes, quase dez são dedicados ao Mix de Séries. No Mix, onde é redator desde 2014, já escreveu inúmeras resenhas, notícias, criou e desenvolveu colunas e aperfeiçoou seus conhecimentos televisivos. Sempre versando pelo senso crítico e pela riqueza da informação, já cobriu eventos, acompanha premiações, as notícias mais quentes e joga luz em nomes e produções que muitas vezes estão fora dos grandes holofotes. Além disso, trabalha há mais de dez anos no campo da comunicação e marketing educacional, sendo assessor de imprensa e publicidade em grandes escolas e instituições de ensino. Assim, se divide entre dois pilares que representam a sua carreira: de um lado, a educação; de outro, as séries de TV e o Cinema.