Treta (Beef): a história real que inspirou a série na Netflix
Treta é uma nova série da Netflix que está chamando atenção do público e acredite, ela foi inspirada em uma história real.
A nova série da Netflix, Treta (Beef), é uma série de comédia dramática criada por Lee Sung Jin. Com estrelas no elenco incluindo Steven Yeun (The Walking Dead) e Ali Wong (Love, Victor) como Danny Cho e Amy Lau, a trama mostra dois indivíduos distintos vivendo vidas separadas, mas insatisfeitas.
No entanto, quando um encontro casual entre os dois leva a um incidente de violência na estrada, Danny e Amy são consumidos por vingança. A série inteligente e espirituosa explora um espectro de emoções humanas por meio de personagens moralmente complexos.
Como resultado, os espectadores devem estar curiosos para saber mais sobre a inspiração por trás da série. Há algum fato real que resultou nela? Nós contamos!
Treta tem uma história real na Netflix?
Sim, Treta é vagamente baseada em uma história real. A série de comédia dramática é uma criação do escritor Lee Sung Jin, também conhecido como Sonny Lee. Nascido em Seul, Coréia do Sul, Lee começou sua carreira principalmente em Hollywood como escritor.
Leia também: Treta (Beef), guia do elenco: tudo sobre atores e personagens
Ele trabalhou em episódios da série de comédia Rob & Big baseada na vida do skatista profissional Rob Dyrdek. Então, Lee ganhou destaque por seu trabalho na comédia FX aclamada pela crítica Dave. Seus outros créditos como escritor incluem programas como Silicon Valley, 2 Broke Girls e It’s Always Sunny in Philadelphia.
Mas Treta é primeira série de Lee como criador, e seu conceito foi criado a partir de um incidente de raiva na vida real envolvendo ele mesmo. Em uma entrevista, ele relembrou o incidente, ocorrido na primavera de 2019.
Um dia, ao voltar do trabalho para casa, Lee estava parado em um sinal em Los Angeles quando perdeu o sinal vermelho para ficar verde. Como resultado, um motorista em um SUV branco parou ao lado de seu carro e o xingou. O abuso levou Lee a seguir o SUV, e ele só saiu depois de lançar um olhar ameaçador ao motorista.
O incidente da vida real acabou inspirando o autor a escrever Treta, no qual um incidente semelhante entre Danny Cho, um trabalhador da construção civil, e Amy Lau, uma pequena empresária, leva a uma série de eventos perturbadores.
Treta vai além de uma simples trocada de olhares
No entanto, ao contrário da iteração da série, que vê Danny e Amy se envolvendo na vida um do outro, perseguindo um ao outro e planejando vingança, Lee decidiu deixar o incidente no retrovisor razoavelmente rápido.
No entanto, o incidente deu a Lee a ideia de uma série sobre dois personagens que projetam suas inseguranças internas em um estranho.
“E basicamente com isso, eu pensei, há algo interessante aqui sobre duas pessoas que estão tão presas em suas visões subjetivas do mundo, então eu (conversei com o) A24 e contei a eles sobre a ideia”, Lee compartilhou sobre a concepção da série em uma entrevista Complex.
Enquanto conversava com a Rolling Stone, o ator principal Steven Yeun também falou sobre o conceito do programa. “Não estamos vivendo apenas na caixa de metal na estrada; também estamos vivendo na caixa de metal em nossas próprias mentes, em nossas telas. Tudo é feito sob medida para uma existência individual agora. As coisas raramente parecem compartilhadas”, disse ele.
Além disso, Lee revelou que alguns aspectos da vida de Donny e Amy foram retirados da vida real dos atores Steven Yeun e Ali Wong, que interpretam os papéis.
Dito isso, Treta não tem base diretamente em uma história verdadeira. No entanto, seu conceito se origina de um incidente real de violência na estrada experimentado pelo criador do programa, Lee Sung Jin.
Ainda assim, Lee usa o incidente para criar uma história fictícia centrada em dois personagens envolvidos em suas visões de mundo subjetivas. Como resultado, a série comenta o estado atual da sociedade, onde as pessoas buscam um canal externo para projetar suas inseguranças.
Consequentemente, os personagens são emocionalmente ressonantes para os telespectadores e ajudam a transmitir alguns temas universais, dando a série um toque de realismo.