Treta revela mudança de personagem e surpreende fãs da série
Inicialmente, um dos protagonistas de Treta seria bem diferente e fãs estão surpresos com a mudança que criador revelou.
A nova série limitada da Netflix, Treta (“Beef”), estreou em 6 de abril com um elenco asiático-americano potencialmente histórico. E de fato, ela está fazendo um tremendo sucesso.
Mas muitos fãs estão ficando surpresos ao descobrirem que, inicialmente, as coisas seriam bem diferentes se ela tivesse seguido a ideia original.
Treta mudou personagem na versão final
Amy Lau, é a personagem que a atriz Ali Wong vive. Na tela, aliás, ela aparece pela primeira vez como apenas um braço que faz um sinal malicioso para Danny Cho, o personagem de Steven Yeun.
Amy é uma empresária em um casamento em dificuldades, e torna-se a grande inimiga de Danny. Essa rixa resultante é a força motriz por trás dos eventos cada vez mais consequentes que mudam os dois para sempre dentro de Treta.
Leia também: Treta (Beef): Segredos do final da série explicado
Mas inicialmente, o criador da série, Lee Sung Jin – que baseou-se em eventos reais para criar a história – imaginou um homem branco no papel que Wong acabou realizando. Ou seja, Amy, na verdade, seria um homem, e isso tem mudado a perspectiva dos fãs para olhar a série.
Mas depois de conversar com a comediante sobre um assunto não relacionado, Lee teve um momento que clareou sua cabeça. Ele sabia que a atriz era perfeita para o papel.
“Ele me ligou no dia seguinte e disse, ‘Bem, você sabe, eu só quero te dizer que eu tenho essa ideia que eu tenho chutado por aí por um tempo, mas esse incidente de raiva na estrada foi baseado em algo que aconteceu na vida real. Sempre imaginei o oposto de Steven como um homem branco, mas agora estou pensando que seria muito mais interessante se fosse você”, diz ela.
Em um evento South By Southwest em março, Lee compartilhou que inicialmente, ele e Yeun também imaginaram o personagem de Wong como o ator Stanley Tucci. Por fim, eles decidiram que isso parecia “literal demais”.
O que fez criador mudar de ideia?
Lee disse que depois de falar com Wong, ele percebeu que ela tinha “uma maneira tão engraçada de falar sobre as coisas difíceis da vida, e isso me fez pensar: ‘Oh, e Ali?’”
Lee compartilhou que vendeu o conceito para a Netflix antes mesmo de escrever o episódio piloto.
Leia também: Treta (Beef): a história real que inspirou a série na Netflix
Ele disse que ter as duas estrelas envolvidas desde o início como parceiros criativos – completo com conversas de texto tarde da noite gastas lançando ideias – os ajudou a criar o tom perfeito antes de comprar o show nos estúdios.
“Ter essas idas e vindas nos permitiu realmente preencher esses personagens completamente antes de retirá-los”, disse ele.
O significado de um elenco totalmente asiático-americano
Lee diz que não foi uma decisão intencional tornar o elenco inteiramente asiático-americano. Uma vez que ele começou a explorar os mundos dos protagonistas, “simplesmente aconteceu dessa maneira”.
Danny é “muito intenso” com sua família coreana e seu retorno à igreja coreana. A personagem de Amy, além de se retratar como uma pessoa “Zen” para vender produtos para o público majoritariamente branco, se casa com “uma família japonesa de alta arte, quase por ótica”, diz Lee.
Em uma entrevista ao New York Times publicada esta semana, Lee e Yeun revelaram que inicialmente se relacionaram como amigos, pelo menos parcialmente, porque ambos cresceram na igreja coreana.
Quando, então, filmara a série em uma igreja em San Fernando Valley, eles contaram com os amigos do elenco para ajudar no elenco da atração. Na verdade, o ator que interpreta o líder da equipe de louvor na série, o irmão mais velho de Justin Min, Jason, era o melhor amigo de Lee na faculdade.
Jason Min, que agora é pastor, ajudou a organizar todas as canções religiosas da série e conseguiu que a equipe de louvor e figurantes de sua igreja atual participassem do show. Alguns deles até já conheciam Yeun.
“Havia essas crianças dizendo, ‘Tio Steven!'”, disse Lee ao The New York Times.
“Aquela semana foi muito divertida”, disse Yeun. “Havia algo muito nostálgico naquela semana.”.
Treta está disponível na Netflix.