Tribes of Europa, final explicado e spoilers: o que acontece?

Tribes of Europa final explicado

Explicamos o final da série

O mais recente mistério apocalíptico da Netflix, Tribes of Europa, termina com uma nota agridoce de esperança e desespero para os três protagonistas. Dos mesmos produtores de Dark, Tribes of Europa se passa no ano de 2074, uma época em que a ideia de estado-nação entrou em colapso levando à formação de microestados e “tribos” com suas identidades e valores culturais distintos.

Continua após publicidade

O continente da Europa mergulhou no caos, devido ao fato de que vários entre os milhares de microestados e tribos desejam conquistar a Europa sob sua própria bandeira.

Continua após a publicidade

Bem distante desses conflitos está uma tribo chamada Origines, que vive uma existência pacífica, semelhante a uma comuna, no coração de uma floresta verdejante. Embora a tecnologia seja escassa, após os eventos misteriosos de Black December, os Origines preferem passar suas vidas sem depender da tecnologia. Isso porque acreditam que ela levou à queda da humanidade e mergulhou a Europa na escuridão literal e metafórica.

Continua após publicidade

Tribes of Europa segue os arcos dos irmãos Kiano, Elja e Liv, que pertencem aos Origines, mas aparecem separados no decorrer da narrativa, depois que sua aldeia é massacrada pelos Corvos. Determinados a encontrar o caminho de volta um para o outro, enquanto são guiados por suas próprias motivações internas, o trio passa por um trauma intenso que leva a uma disputa com suas identidades centrais.

Abaixo, explicamos o desfecho da série e algumas questões que a história deixa.

Continua após publicidade

Por que o cubo é um artefato tão cobiçado em Tribes of Europa?

O principal catalisador em Tribes of Europa é a queda de um Hovercraft fora da região da floresta de Origines, que abrigava um piloto Atlante procurado e um misterioso cubo que supostamente tinha imenso poder. Como a tecnologia é semelhante ao poder, a maioria das tribos, especialmente os Corvos e os Crimsons, desejam reivindicar os poderes do cubo para promover seus próprios fins.

Depois que Elja se depara com o artefato na floresta, ele descobre com o piloto ferido que o cubo contém uma mensagem para seu povo, os Atlantes. E que, além disso, muito está em jogo se cair nas mãos erradas.

Continua após a publicidade
O MIX DE SÉRIES atingiu 10 milhões de visitas mensais e vamos ensinar tudo que aprendemos nessa caminhada! Aumente o tráfego do seu site com técnicas avançadas de SEO.
Faça seu pré-cadastro aqui!

Enquanto os Atlantes apresentam segredos durante a maior parte da temporada, a série revela que sua sociedade tecnologicamente avançada previu e evitou que o Dezembro Sombrio destruísse tudo. Uma catástrofe apocalíptica global que mergulhou Europa nas trevas.

O piloto Atlante também revela a Elja que o cubo o guiará até a Arca. Que, aliás, é uma possível porta de entrada para o reino oculto da Atlântida.

Imagem: Divulgação.

[spacer height=”10px”]

Depois que o cubo é calibrado com Elja, ele atua como uma ferramenta de navegação, um dispositivo de previsão do futuro e uma arma de alto impacto ao mesmo tempo. Porém, é importante ressaltar que um reator de fusão é que alimenta o cubo. Ele parece instável por algum motivo ao longo da série, levando a surtos de falta de energia crítica que prejudica o funcionamento do cubo.

Embora ainda não esteja claro o que o cubo realmente representa, as tribos guerreiras certamente estão dispostas a fazer qualquer coisa para obter e exercer seu poder, chegando mesmo a massacrar uma tribo inteira sem provocação.

Quem são os Femen? Liv se junta a eles no final?

Depois que Liv é esfaqueada e dada como morta em Tribes of Europa, ela acorda com toda a sua aldeia massacrada, o que compreensivelmente a enfurece a ponto de ela desejar matar Grieta.

Antes dos Crimsons capturá-la, Grieta revela que a família de Liv foi levada para Brahtok. Local onde é virtualmente impossível entrar devido à sua natureza inexpugnável. Com a ajuda do comandante Crimson David Voss, Liv consegue recuperar informações sobre a infiltração de Brahtok e deseja usar Grieta como moeda de troca.

Um plano que falha quando o Padre Crimson interrompe a missão. Com David pronto para ser executado, Liv acompanha o exército Crimson para uma negociação de paz com os Corvos. Só que dá errado quando David chega com seus próprios homens e mata todos os presentes, exceto Grieta e Liv.

No entanto Grieta morre pouco depois, deixando Liv em luto, sozinha, em meio aos corpos de homens caídos. É quando o público tem um vislumbre do Femen. Uma formidável tribo exclusivamente feminina que vive nas periferias do Ocidente. Alia, uma mulher a cavalo, usando trajes inspirados na Amazônia, aborda Live. Então, a incentiva a se juntar ao Femen.

Liv provavelmente se tornará um dos Femen na 2ª temporada, já que Grieta está morta e David lidera o exército Carmesim. Dessa forma, ela está sem escolha a não ser assimilar-se em uma nova identidade, mais uma vez.

Além disso, ela deverá lutar contra seu senso de identidade para se alinhar aos valores dos Femen, que podem muito bem abrigar visões extremistas próprias.

O que a vitória do Boj de Kiano significa para seu futuro?

A trajetória de Kiano é talvez a mais dolorosa em Tribes of Europa, devido aos horrores que testemunha em Brahtok. Ele se separou do seu pai Jakob, que coagiram a ser um dos escravos pessoais do Capitão Yvar. Além disso, Kiano é quase morto durante seu tempo na fábrica de Volk.

O implacável e imprevisível Lorde Varvara gosta de Kiano, que o usa como seu brinquedo e manipula para participar do Boj, uma luta de gladiador até a morte que permite ao vencedor se tornar um Corvo. No entanto, a tragédia acontece quando Kiano luta contra seu próprio pai, Jakob. Este, aliás, se sacrifica para que seu filho reivindique a vitória e suba na hierarquia da tribo cruel.

Imagem: Divulgação.

[spacer height=”10px”]

A vitória de Kiano no Boj tem implicações terríveis para seu personagem, já que ele agora é Tarok e assimila nas fileiras dos Corvos, que seguem um código estrito de honra e crueldade.

Como Kiano sempre se sentiu rejeitado por seu pai, após a morte de sua mãe, e sempre expressou o desejo de se aventurar no desconhecido, Kiano provavelmente passará por uma transformação intensa como um corvo, que pode ser ainda mais exacerbada por seu trauma e as manipulações de Varvara. Ele trabalhará rapidamente para subir na hierarquia e destruir os Corvos por dentro?

Quem são as Tribos da Europa?

A série nos apresenta a pacífica tribo de Origines que vive escondida e a qual a dizimam no final do primeiro episódio. Os Corvos são uma tribo bárbara e os Crimsons são uma força militar. A série detalha as culturas dessas duas tribos, mas não revela mais sobre os Atlantes. Sabemos que eles são a tribo mais avançada tecnologicamente na Europa e a única que conseguiu sobreviver ao Dezembro Sombrio. Fora isso, tudo permanece desconhecido.

No entanto, no final da temporada, Elja e Moisés localizam a Arca, que possivelmente os levará ao paradeiro dos Atlantes. No último episódio, também, a série apresenta uma nova tribo, quando Liv é pega em uma guerra entre os Corvos e os Crimsons. Com isso, esperamos uma segunda temporada para que a história consiga explicar mais dessas tribos.

E você, gostou de Tribes of Europa? Deixe nos comentários e, igualmente, continue acompanhando as novidades do Mix de Séries.

  • Além disso, siga nossas Redes Sociais (InstagramTwitter, Facebook).
  • Baixe também nosso App Mix de Séries para Android no Google Play (Download aqui) e fique por dentro de todas as matérias do nosso site.