Tudo o que você precisa saber para assistir Watchmen, série da HBO

Poster da série da HBO Watchmen

Uma das grandes estreias do ano, Watchmen chega à tela da HBO

Faltando pouco para a estreia de Watchmen, uma das grandes novidades da HBO em 2019, parece um bom momento para se inteirar dos eventos que sacudiram a consagrada graphic novel que serve de base para o show.

Dividida em 12 partes, a HQ, considerada a Bíblia dos quadrinhos, foi criada por Alan Moore e Dave Gibbons. Moore, avesso às adaptações, recusa a apoiar, colocar o seu nome e sequer assistir ao novo projeto da HBO. Isso já acontecera com a excelente e fiel adaptação dirigida para o cinema por Zack Snyder em 2009, onde os créditos mostravam apenas o nome de Gibbons.

A grande sacada da série é não ser uma adaptação do material original, mas sim uma continuação. Ambientada mais de 30 anos depois dos acontecimentos vistos na HQ, a narrativa do programa promete manter-se fiel às origens, mas também atualizar personagens e desdobramentos para tornar o produto em algo puramente atual e relevante.

Quem são os Watchmen?

O grupo é formado por seis heróis devidamente customizados (embora eles nunca sejam chamados “Watchmen” na HQ). O personagem que nos leva pela intrincada narrativa, servindo de olhos e guia, é Walter Kovacs’ Rorschach, um desesperado e perigoso vigilante que não desiste de encontrar a verdade. Edward Blake, conhecido como Comediante, veterano do Vietnã, assassino em massa e estuprador, é quem dá o pontapé na história ao morrer pelas mãos de um misterioso matador.

Continua após a publicidade

A única mulher no time é Laurie Juspeczyk, também conhecida como Spectre, que assumiu o manto de vigilante depois que sua mãe, também heroína, se aposentou. O par romântico de Laurie é o pelado, azul e onipotente Doutor Manhattan, que começa a vida como um físico nuclear chamado Jonathan Osterman. Também no time está o inventor Daniel Dreiberg, que assumiu o legado de Coruja. Por último, mas não menos importante, temos o superinteligente Adrian Veidt, que atende pela alcunha de Ozymandias.

A História dos Watchmen

Watchmen é ambientada em uma versão alternativa dos Estados Unidos. Aqui, o país venceu a guerra do Vietnã com a ajuda do Doutor Manhattan. Além disso, Richard Nixon se mantém presidente. Por um tempo, os justiceiros mascarados fizeram parte da vida diária deste universo alternativo com o heroico grupo Minutemen. Depois de muitos protestos e uma greve policial (que parece importante na narrativa da nova série de TV), os heróis são banidos e deixados de lado. Os Watchmen tornam-se proibidos. O mundo não precisa mais de heróis.

Depois do assassinato do Comediante, o antigo parceiro Rorschach se dedica a resolver o crime, descobrindo, no caminho, uma vasta e aterrorizante conspiração que acaba reunindo a antiga gangue de heróis e resulta em uma mudança na face do mundo. A história dos vigilantes é desenrolada, uma a uma, conforme Rorschach vai investigando o crime. Em diversos flashbacks, descobrimos alguns segredos e origens os mascarados justiceiros (o capítulo dedicado à origem do Doutor Manhattan é uma das coisas mais belas já produzidas pela 9ª – ou por qualquer – arte).

Resultado de imagem para watchmen hbo

Núcleo policial parece ser importante na trama da série da HBO. Imagem: Divulgação.

Uma virada chocante

Quando a HQ foi originalmente lançada, a grande surpresa veio no capítulo final. O desfecho começa com um massacre, onde metade de Nova York é dizimada e o mundo se amedronta frente a uma possível invasão alienígena. Com os heróis enfim reunidos, é revelado que os grande mal, afinal, era um deles, todo o tempo. Adrian Veidt, o Ozymandias, bolara o plano inteiro para salvar o planeta.

Mais especificamente, Veidt alterou geneticamente uma criatura semelhante a uma lula e transportou o monstro gigante para o meio de Manhattan, causando imensa destruição e a morte de milhões. A falsa invasão é o último trunfo de Veidt: os Estados Unidos e a União Soviética, que estiveram à beira de uma guerra nuclear por anos, se unem frente ao problema, lutando lado a lado contra a ameaça.

Quem matou o Comediante?

É este plano que enlouquece o Comediante, que descobre tudo antes de todos. Veidt, que não poderia correr riscos, mata o Comediante com as próprias mãos. No filme de Snyder, a lula gigante é compreensivelmente deixada de lado. Embora o plano de Ozymandias seja o mesmo, é o Doutor Manhattan que é usado como ameaça ao planeta.

O mais surpreendente, contudo, talvez seja o fato dos vigilantes escolherem ficar quietos sobre a descoberta. O único que não aceita o plano e os terríveis desdobramentos é Rorschach, que é morto por Doutor Manhattan, assim que o sujeito diz que não concorda com o acontecimentos e pretende divulgá-los ao mundo.

O que pode abrir uma grande possibilidade para a série é o final derradeiro da HQ: ainda que os “heróis” façam de tudo para manter o plano em segredo, a história acaba com um jornal local recebendo o diário que Rorschach atualiza regularmente durante a narrativa. Ali estão todos os pensamentos, pistas e descobertas da investigação de Rorschach, palavras que podem acabar com o maquiavélico plano bolado por Veidt e acobertado pelos Watchmen.

E agora?

Como todo projeto de Damon Lindelof, que criou Lost e The Leftovers, Watchmen vem cercada de mistérios. Apesar de alguns pistas nos trailers e entrevistas, a história da serie permanece incerta. O roteiro promete respeitar todos os acontecimentos da HQ e, segundo Lindelof, o show irá se aproveitar de brechas deixada pelo material original. Assim, detalhes da mitologia e elementos apenas citados durante a história original podem voltar com grande importância na nova adaptação. O conflito entre vigilantes e policiais, por exemplo, parece importante. Além disso, Rorschach parece ter deixado um legado que gerou uma espécie de culto.

Lindelof parece gostar da adaptação dirigida por Snyder e afirmou que jamais adaptaria a HQ novamente, pois isso já foi feito em 2009 de maneira bem fiel. Além disso, ele afirma que nunca encontraria um Rorschach tão bom quanto Jackie Earle Halley, que dá vida ao personagem no cinema. De todo modo, e ainda que seja uma adaptação fiel, é importante ressaltar que a série é uma continuação da HQ e não do filme. Espere alguns easter eggs e referências ao longa, mas não mais que isso. A série tem os dois pés fincados na graphic novel.

Watchmen estreia neste domingo, 20 de outubro, às 22h na HBO.

Artigo inspirado originalmente em publicação do portal IGN. Alguns elementos e opiniões, contudo, são de responsabilidade do Mix de Séries.

Matheus Pereira

Matheus Pereira

Gaúcho, estudante de jornalismo e viciado em séries. Tem séries pra assistir de mais e tempo de menos. Séries favoritas? Six Feet Under e Breaking Bad.

No comments

Add yours