Twin Peaks – 3×16 – The Return, Part 16

Imagem: Showtime/Divulgação

Continua após as recomendações

Como diria o ditado popular: que hino de episódio! Twin Peaks não cansa de nos surpreender. É impressionante que, passados 25 anos, a série de David Lynch ainda continua mais original do que nunca, servindo de inspiração para outras séries do gênero suspense e policial. Esse episódio mostrou o porquê de Twin Peaks ser uma série única, capaz de criar cliffhangers e plot twists que deixam os telespectadores boquiabertos.

O episódio 16 dessa temporada pode ser definida em uma palavra: ruptura. Dale Cooper finalmente lembrou a sua verdadeira identidade, teve Audrey saindo do Coma, Richard Horne morrendo de forma trágica, Diane indo para o Black Lodge… Aliás, este último foi um grande plot twist: quem diria que a Diane não era a Diane de verdade, mas sim um doppelganger da verdadeira Diane? Nunca iríamos imagina nesta grande reviravolta. Primeiro que seu disfarce estava perfeito e por isso ninguém desconfiou, nem mesmo o Gordon e o Albert. Segundo que, embora excêntrica, ninguém diria que ela era fake, parecendo uma androide. Afinal, a pergunta que não quer se calar é: onde está a verdadeira Diane? Talvez nunca saibamos.

Continua após a publicidade

Se pararmos para analisar, outros personagens também sofreram essa ruptura, além de Audrey e Coop: Ed, que se separou de Nadine e decidiu ficar junto com Norma e a própria Nadine, que tomou a decisão de se separar de Ed para deixá-lo fica junto com Norma. Essa ruptura foi em relação ao passado e, que a partir daquele momento, optaram em dar um novo rumo as suas vidas.

O ponto alto do episódio foi a volta do Special Agent Dale Cooper. Que momento mais lindo e esperado pelos fãs da série! Sua volta já começa no episódio passado, quando ele leva um choque e entra em coma. Enquanto Coop permanece em coma, ele vê o Mike que lhe diz sobre a sósia de Coop que ainda não retornou para o Black Lodge e assim sendo, fica a missão do Cooper resolver esse problema. É neste momento que Dale deixa de ser Dougie Jones e passa a ser o Dale Cooper. Acredito que o último episódio será o reencontro entre Cooper e com a cidade de Twin Peaks. Esse reencontro, aliás, nós esperamos há 25 anos e com certeza será emocionante com uma pitada de bizarrice à la David Lynch.

E Audrey? Esta saiu do coma, porém não sabemos onde ela se encontra. Aparentemente é o White Lodge. A indagação que fica é que se for mesmo o White Lodge, por que ela foi para lá e será que ela ficou presa por lá durante 25 anos? Se as respostas forem sim, isso explica o porquê do Richard Thorne ter sido abandonado tanto pela mãe quanto pelo pai, já que ele é filho do Dale/Bob com a Audrey e que acabou morrendo pelo próprio fake Cooper. É muita coincidência ele morrer e Audrey e Cooper recuperarem a memória. Parece que foi necessário Richard morrer para que o mal terminasse, permitindo, assim, que os seus pais voltassem.

Tags Twin Peaks
Daniele Duarte

Daniele Duarte

Carioca da gema, amante de literatura clássica. Machado de Assis é o seu autor favorito. O tríade de melhores séries são Six Feet Under, Breaking Bad e Sherlock . Séries inglesas também faz parte da sua grade de séries. Ela é a pessoa que chora rios com a series finale de SFU.

No comments

Add yours