Uns ganham muito, outros pouco: revista entrega os salários da TV

Imagem: Divulgação

Variety entregou o salário de diversas estrelas das séries de TV

Na semana passada, a Forbes revelou o salário das 10 estrelas mais bem pagas das séries de TV. Agora, a Variety fez um levantamento sobre disparidade salarial, e mostrou que ainda há muita diferença entre os salários dos artistas que protagonizam séries.

A matéria ressalta que houve uma melhora sobre as negociações salariais. Hoje, por exemplo, uma emissora não paga mais um artista baseado apenas na sua trajetória na TV – ou em salários anteriores.

Tal política teria favorecido muitas mulheres que passaram a avançar nos acordos, pedindo aumento de salário em muitas ocasiões. Foram os casos de Ellen Pompeo em Grey’s Anatomy, Robin Wright em House of Cards, ou Mayim Bialik em The Big Bang Theory.

Continua após a publicidade

Mas a discrepância ainda é destacável. A revista mostra que hoje, por exemplo, o que interfere no peso salarial. E isso vem muito do estúdio, da quantidade de episódios, e da relevância do programa na TV. Netflix, Apple e HBO, por exemplo, saem na frente em relação a pagamento. Além disso, o salário dos atores não tem se limitado apenas a atuação. Muitos deles estão atuando como produtores de um programa, o que significa um acréscimo salarial de função.

Trabalha menos, ganha mais

Vale ressaltar que muitos atores da Netflix, por exemplo, trabalham entre 10 a 13 episódios por temporada, enquanto atores de canais abertos desempenham, regularmente, 22 episódios por temporada. Se fosse assim, os de canais abertos deveriam ganhar mais, mas nem sempre é assim.

A influência de indicações ao Emmy, ou prestígio da série na mídia, tem pesado na hora de definir o salário dos atores.

É o caso de Millie Bobby Brown, a Eleven de Stranger Things. Brown está ganhando 100 mil dólares a mais que o resto do elenco – pela simples indicação ao Emmy. Temos também o caso de Jennifer Aniston, que volta a TV com um salário não menor do que quando ela ganhava em Friends.

Confira abaixo o gráfico divulgado pela revista.

Em KEY, você identifica a legenda para a emissora da TV aberta, fechada, ou streaming. Além disso, há a separação de séries de comédia, sem scripts (incluem programas e realities) e dramas. Abaixo, o nome das estrelas e o valor que elas receberam por episódio na última temporada.

*O “K”, após o valor do salário, significa “mil”.

Salários de estrelas

Salários de estrelas

Star Salaries

Leia também: Divulgada a lista das atrizes mais bem pagas da TV em 2018

Tags Salário
Anderson Narciso

Anderson Narciso

Criador, editor e redator do site Mix de Séries, é apaixonado por séries desde sempre. Fã incondicional de One Tree Hill, ER, Friends, e não perde um episódio da Franquia Chicago.

No comments

Add yours