Upfront 2022: A+E Networks, Nickelodeon, AMC Networks e muito mais
Com a conclusão dos Newfronts, temos todas as novidades do Upfront, além do que vem por aí na TV a Cabo dos Estados UNidos.
Após dois anos de eventos híbridos, entediantes e pouco pomposos, os canais e serviços de streaming estão de volta ao gigantismo do Upfront. Eventos que, como o leitor deve lembrar, servem para apresentar ao mercado publicitário novidades da programação e inflar um pouquinho os egos de executivos. Além disso, essas apresentações contam com rostos conhecidos do público e, no caso da CBS, têm até números musicais. Stephen Colbert, particularmente, é especialista nisso.
Nos eventos da TV a Cabo e streaming deste ano nada de grandes novidades. Na verdade, o melhor painel de todos foi no último dia dos NewFronts apresentado pelo TikTok. Mesmo assim, reunimos informações com A+E Networks, Nickelodeon, assim como Mídia Negra, AMC Networks e muito mais.
A+E Networks
Controladora: Hearst Communications (50%) e The Walt Disney Company (50%), através da General Entertainment Content.
Propriedades: A&E, History Network, Lifetime Entertainment Services, assim como Digital Media e Vice Media (10%).
O conglomerado vai investir com muita força na programação de reformas e gastronomia sob uma estratégia chamada ‘Home.Made Nation’ (ou Nação.Feito em Casa). Essa pretensão reconhece a enorme competição que vem por aí com a fusão da Discovery Inc. e WarnerMedia, prevista para meados deste ano.
Algumas das propriedades da nova empresa retém os maiores números de audiência da TV a Cabo. Tais como Food Network, HGTV e Magnolia Network. Alguns dos programas dessa nova frente são Rachael Ray’s Italian Dream Home e Rachael Ray’s Renovation Rescue, assim como 50/50 Flip, Flipping Down South e Food Fight.
Peter Olsen, presidente da área de vendas da A+E Networks, reforçou o compromisso da empresa em dar ênfase em categorias de gênero, incluindo história, documentários, biografias, cultura popular e filmes.
Mídia Negra
Pela segunda vez desde 2021, foi realizado um Upfront organizado por grandes nomes negros da indústria. O destaque ficou com um dos titãs, Byron Allen (foto), que comanda a Allen Media Group. O executivo ressaltou o óbvio que anunciantes precisam investir mais em mídia controlada por negros e negras.
Dentre as novidades estão: o lançamento do The Weather Channel En Espanol, que vem para comemorar quarenta anos do lançamento do canal mãe, comprado pelo grupo em 2018. Além disso, o grupo vai lançar o The Weather Channel+, que levará o conteúdo para Smart TVs em todo os Estados Unidos numa data ainda não anunciada.
Foi confirmado que a HBCU GO, plataforma focada em conteúdo universitário e adquirida no início de 2022, também terá conteúdo roteirizado e não roteirizado. Por fim, foi confirmado que a Ebony TV será lançada em 2023 com atrações roteirizadas. São elas: Finding Samuel Lowe, uma co-produção da Amazon com a Legendary TV, assim como African Royale.
Nickelodeon
Em suma, a proposta do canal a cabo é apostar naquilo que já funciona. Tanto que vão produzir mais conteúdo de Bob Esponja, Patrulha Canina e Baby Shark em todo portfólio da Paramount. Já pensou o Bob Esponja ajudando uma investigação em NCIS? Brincadeiras a parte, a oferta da emissora para o mercado publicitário é bastante objetiva. “A Nickelodeon oferece a base mais leal de fãs,” disse Jo Ann Ross, chefe da venda de anúncios da Paramount.
Ele não está errado. A Nickelodeon é líder no demográfico de crianças de 02 a 11 anos há nove anos. Além disso, domina (em torno de 76%) do mercado de mídia com publicidade do mercado. Mesmo com a queda de audiência em televisão linear, vista em toda indústria, Ann Ross explica que ‘o crescimento em streaming ajuda a cobrir o declínio’.
Dentre os anúncios mais relevantes, destaque-se a renovação de Bob Esponja Calça Quadrada para 14ª temporada, além de novos episódios para as séries derivadas Kamp Koral – Bob Esponja, Primeiros Anos! e O Show do Patrick Estrela. Além disso, também foi prometido mais projetos focados em personagens para a Paramount+, além de a encomenda de um quarto filme do Bob Esponja para os cinemas.
Patrulha Canina foi renovada para 10ª temporada e, para comemorar o aniversário de dez anos do lançamento em 2023, será lançado um spin-off centrado em Rubble e uma sequência para o filme de 2021. Por fim, há um filme sobre Baby Shark em desenvolvimento para a Paramount+.
AMC Networks
No retorno aos eventos presenciais, a AMC Networks falou bastante sobre futuro e seu diferencial para o mercado publicitário. Kim Kelleher, responsável pelo departamento comercial e de parcerias do grupo, afirmou que a abordagem é diferenciada em comparação com outras empresas de mídia. “Nós não estamos presos por termos uma plataforma. Firmamos parcerias estratégicas com seis delas e esperamos anunciar mais em breve,” disse em conversa com o Deadline.
Lançado em 2020, o Content Room continuará sendo um importante braço na produção do conteúdo do grupo. Destacou-se o sucesso de Bottomless Brunch at Colman’s, apresentado por Colman Domingo, de Fear the Walking Dead. Inicialmente uma aposta digital no início da pandemia, a série logo se tornou um sucesso através das plataformas da AMC, originando até um podcast em parceria com a Diageo.
Mesmo com a Better Call Saul chegando ao fim, o material continuará vivo nas plataformas da AMC. Já foram encomendados vídeos de treinamento de funcionários; um curta animado focado na infância de Jimmy McGill em Cicero, Illinois, assim como a comédia Cooper’s Bar, estrelada por Rhea Seehorn.
Outras produções incluem: You Are Here, uma série sobre viagens; Know a Guy, que explorará ‘situações especiais’ que ajudarão a conhecer alguém especial; e Obsessed with the Vampire, que vem na esteira da aguardada adaptação de Interview with the Vampire.
NewFronts
É importante explicar, primeiramente, o que são os NewFronts. Em contraste com o Upfront que os canais tradicionais fazem, a semana do NewFronts é, como o próprio nome sugere, a demonstração e oferta de uma nova frente. Streaming e plataformas digitais usam os primeiros dias de maio para mostrar ao mercado publicitário o porquê merecem investimento e milhões de dólares em anúncios.
Peacock e Tubi
Foram poucos anúncios da Peacock, mas destacamos um acordo com a Lionsgate para disponibilização dos seus filmes na plataformas. Pode não parecer algo grandioso, mas a distribuidora lançará ainda neste ano: Are You There God? It’s Me, Margaret, assim como The Devil’s Light. Além disso, e por óbvio, os filmes da Universal Pictures também seguirão para plataforma ao invés do Hulu.
Além disso, toda programação do Bravo, canal a cabo da NBCUniversal, ficará disponível na plataforma um dia após a exibição linear. O que inclui a franquia The Real Housewives, Summer e Winter House, Vanderpump Rules e mais. Outros anúncios ficaram limitados a inovações técnicas para área de anúncios e mercado. Até então, toda programação ia para o Hulu, da Disney.
Já o Tubi, que é uma plataforma da Fox, é de longe o streaming com anúncios com a maior biblioteca. São mais de 40 mil títulos. A plataforma pretende lançar três novos canais lineares: um exclusivo para The Masked Singer, outro para a programação da TMZ e terceiro com programação inteira dedicada a Gordon Ramsay.
Amazon Freevee
A Amazon Freevee, outrora intitulada de IMDB TV, foi quem trouxe mais novidades. A plataforma prometeu um aumento de conteúdo original em 70%, indo de 35 canais no ano passado para 75 neste ano. Foi anunciado uma série derivada de America’s Test Kitchen; o drama Beyond Black Beauty; uma competição sobre Play-Doh e um documentário musical sobre Post Malone.
Bosch: Legacy foi renovado para segunda temporada, assim como Uninterrupted’s Top Class: The Life and Times of the Sierra Canyon Trailblazers ganhou mais dois anos. Por fim, a plataforma também anunciou um acordo de curta duração com a Disney. Serão compartilhados os filmes Deadpool, Deadpool 2, assim como Logan, Estrelas Além do Tempo; assim como Assassinato no Expresso do Oriente e The Post – A Guerra Secreta.
The Roku Channel
Após adquirir o portfólio da Quibi e ver bons resultados do telefilme Zoey’s Extraordinary Christmas, a Roku continuará investindo pesado em conteúdo original. Há motivos para comemorar, muito mais do que os enfadonhos press releases contorcendo números ruins. Isso porque o Roku Channel foi um dos cinco serviços de streaming de maior alcance nos Estados Unidos no primeiro trimestre deste ano.
Os anúncios mostram que a empresa vai focar, principalmente, em estilo de vida, gênero dominado pela Discovery desde sempre. Contudo, também haverá novidades em drama, comédia e reality shows. Estão renovados: Die Harter, estrelado por Kevin Hart; Most Dangerous Game: New York, com David Castañeda e Christoph Waltz; Children Ruin Everything protagonizado por Meaghan Rath e Aaron Abrams, assim como Chrissy’s Court, com Chrissy and Pepper Teigen.
As novidades são: WEIRD: The Al Yankovic Story, com Daniel Radcliffe e Evan Rachel Wood; SLIP com Zoe Lister-Jones; The Great American Baking Show, liderado por Paul Hollywood e Prue Leith, assim como Honest Renovations, estrelado por Jessica Alba e Lizzy Mathis. Por fim, novos programas liderados por Martha Stewart; Emeril Lagasse, assim como Christopher Kimball e mais receberam o sinal verde.