Valéria: 4ª temporada deu final digno para a série

Os fãs de Valéria já estavam se despedindo na terceira temporada, mas a Netflix resolveu dar um presente inesperado: uma quarta e última temporada que amarra todas as pontas soltas e entrega o encerramento que os personagens e o público mereciam.

Com apenas seis episódios, a série conseguiu equilibrar drama, romance e amadurecimento, mostrando que crescer nem sempre significa seguir um roteiro perfeito — e que tudo bem mudar os planos no meio do caminho.

Se a terceira temporada parecia apressada e deixava muitas dúvidas no ar, a nova leva de episódios chega para resolver tudo e dar à protagonista (e suas amigas) um final condizente com a jornada que acompanhamos desde o início.

O tempo passou, mas os dilemas continuam

valéria 4 temporada final digno
Imagem: Divulgação.

A história avança quase um ano desde os eventos da temporada anterior. Valéria (Diana Gómez) está em um relacionamento estável com Bruno (Federico Aguado), mas uma grande virada na carreira dele coloca tudo em cheque. Ao mesmo tempo, Val tenta lidar com um bloqueio criativo enquanto escreve seu próximo livro — um problema que se agrava quando suas amigas estão cada vez mais ocupadas com suas próprias vidas.

É nesse momento que Victor (Maxi Iglesias) reaparece. Seu retorno era esperado e bem-vindo, mas, apesar da importância do personagem, seu desenvolvimento na trama poderia ter sido mais explorado. Ainda assim, sua presença reaviva algumas questões que Valéria acreditava já ter resolvido.

Enquanto isso, cada uma das amigas segue seu próprio caminho:

  • Carmen (Paula Malia) e Borja (Juanlu González) enfrentam os desafios da vida de pais de primeira viagem.
  • Lola (Silma López) começa a levar a vida mais a sério, mas percebe que nem sempre as pessoas ao seu redor estão na mesma sintonia.
  • Nerea (Teresa Riott) ganha menos tempo de tela, mas passa por um dilema que a obriga a repensar seus desejos e prioridades.

Apesar da temporada curta, cada personagem tem sua história bem fechada, o que ajuda a reforçar a sensação de conclusão que a série precisava.

Um final que respeita a jornada das personagens

Se há algo que Valéria sempre soube fazer bem, é retratar o amor e os relacionamentos de forma realista. Mais do que romances idealizados, a série mostra os desafios, as dúvidas e as concessões que fazem parte de qualquer relacionamento — seja entre casais ou entre amigos.

Ao longo dos anos, Valéria aprendeu que o amor pode ser caótico e imprevisível, e a última temporada leva essa reflexão para um novo nível: até que ponto vale a pena se comprometer para estar com alguém? Como encontrar um equilíbrio entre suas próprias ambições e um relacionamento saudável?



Essas questões não aparecem apenas na história da protagonista, mas permeiam todas as tramas. Cada personagem tem que lidar com a difícil arte de conciliar o que quer com o que precisa, e isso torna o desfecho da série ainda mais satisfatório.

Valéria se despede sem deixar perguntas no ar

Se a terceira temporada deu sinais de que a série poderia ter terminado de forma precipitada, a quarta temporada veio para corrigir isso. O encerramento respeita a trajetória das personagens e entrega um adeus emocionante, mas sem deixar aquele gosto amargo de histórias inacabadas.

Claro, sempre podemos imaginar o que acontece depois — mas agora, a sensação é de que cada uma encontrou seu próprio caminho. E, no fim das contas, é isso que faz Valéria ser tão especial: uma série sobre a vida real, onde nem tudo sai como planejado, mas onde sempre há espaço para recomeçar.



Valéria: 4ª temporada deu final digno para a série
SOBRE O AUTOR
Anderson Narciso
Criador do Mix de Séries, atua hoje como redator e editor chefe do portal que está no ar desde 2014. Autor na internet desde 2011, passou pelos portais Tele Séries e Box de Séries, antes de criar o Mix. Também é criador e editor do portal Folha JF, projeto regional voltado para Juiz de Fora e região. Séries favoritas da vida: One Tree Hill, Friends e ER.