Fashion Mix: Vestindo as damas de Game of Thrones

FM GOT

Imagens: HBO/Divulgação. Montagem: Mix de Séries

 

A coluna Fashion Mix de hoje é muito especial, pois vamos falar da série de sucesso da HBO, Game of Thrones. Para quem não sabe, a quinta temporada de Game of Thrones começou semana passada de forma bombante. Mesmo com vazamentos de alguns episódios antes da estreia, a série bateu recorde de views, sendo o primeiro episódio da nova temporada o mais visto de toda a série. Sensacional! Game of Thrones, que conta a história da disputa de sete reinos pelo poder e ocupação do Trono de Ferro, possui um figurino muito rico e inspirado em várias épocas e nacionalidades.

 

Continua após a publicidade

Várias pesquisas criativas foram feitas para se chegar nos trajes dos personagens, que de acordo com a situação, posição social e política, se vestem de uma forma diferente. Isso ocorre, pois não é especificado a época que se passa a série. O tempo e o local é ficcional, logo Michele Clapton, a figurinista de GOT inspirou-se em roupas épicas e medievais, mas criou uma aparência diferente para cada localidade. Michele viu em cada lugar do mundo culturas que pudessem inspirar sua criação. Por exemplo, os beduínos, na Inglaterra, inspiraram o visual do povo Dothraki, o oásis no deserto de Qarth foi criado lembrando a Pérsia e o Oriente Médio, e os selvagens, ao norte da Muralha, vestem sua pele da mesma forma que as tribos Inuit, para se confundir com o ambiente. Ela também foi inspirada por armaduras japonêsas e persas. Muitas das criações veio diretamente da imaginação da figurinista, baseada no que foi descrito nas Crônicas de Gelo e Fogo, de George R. R. Martin, mas claro, adaptado para a televisão. Game of Thrones dá para se encantar facilmente com o seu figurino, que auxiliam para que a história seja contada. Mas o que chama mais atenção são as roupas das ladys de Westeros e Essos. Portanto, hoje falaremos especificamente das lindas divas de GOT.

 

FM GOT 3

Michele Clapton. Imagem: HBO/Divulgação

 

*O texto poderá conter SPOILERS, se você não estiver atualizado com a série.

 

Cersei Lannister

Começamos pela rainha Cersei Lannister, que sempre se vestiu de forma muito elegante. No início, Cersei era infeliz no seu casamento com Robert Baratheon, mas sempre foi muito firme no seu estilo: muitos tecidos, estampas, rendas, bordados, ou seja, muito luxo. Após a morte do seu filho Joffrey, as coisas vão se dificultando mais e suas roupas começam a ficar mais encorpadas, tudo mais ornamentado, com muitos leões bordados, fora os pássaros que sempre estavam constantemente bordados em suas roupas. A elegância se mantém a qualquer tempo, com cabelos mais compridos e penteados luxuosos. Muitas vezes foi visto Cersei com um corpete blindado, mas poucas vezes se viu Cersei desarrumada ou com trajes não feministas. Vestidos sempre para a rainha.

 

FM GOT 4

Imagens: HBO/Divulgação. Montagem: Mix de Séries

 

Daenerys Targaryen

Ainda falando de rainha, vamos para Essos, onde está Deaenerys Targaryen, que se diz ser a rainha legítima do Trono de Ferro. No começo da série, seu irmão que lhe dizia que roupa vestir. Sempre com vestidos esvoaçantes com cores claras e bem angelical. Muitas vezes se tinha um broche com símbolo de dragão prendendo o tecido. A nossa Khaleesi, depois que casou com Khal Drogo, começou a se vestir no estilo do povo Dothraki. Seu look era composto por tops e roupas no estilo tribal, na cor marrom. Depois em Qarth ela se encontrou no vestido turquesa e espartilho dourado, mas após conquistas e quebrar correntes, Dany cria seu próprio estilo. Predominamente, na cor azul, usa um vestido com texturas de escamas de dragão, calça e botas, bem estilo guerreira e mãe de dragões. Algumas vezes usa um vestido mais ousado, mas sempre em tons de azul ou cor mais clara. No cabelo, usa tranças em seus penteados.

 

FM GOT 5

Imagens: HBO/Divulgação. Montagem: Mix de Séries

 

Margaery Tyrell

A futura rainha também não deixa o luxo de lado. Hoje só estamos falando de Girl’s Power. Eita, mulherada diva! Margaery sempre se manteve elegante. Com o uso de vestido com cores variadas, mas com constantes detalhes em dourado. Seu look se compõe de penteados trabalhados e sofisticados e muita maquiagem.

 

FM GOT 6

Imagens: HBO/Divulgação. Montagem: Mix de Séries

 

No seu casamento com Joffrey, Margaery estava maravilhosa em um vestido cheio detalhes e aplicações em forma de galhos, e rosas na calda, tudo em tons de cinza claro. Uma pena que o casamento não deu certo, ou ainda bem. Poderemos ver a prometida de Tommen novamente vestida de noiva em breve.

 

FM GOT 7

Imagens: HBO/Divulgação. Montagem: Mix de Séries

 

Catelyn Stark

Lady Stark, como uma verdadeira lady, se veste de forma elegante. Com muitos tecidos, por causa do frio, mas sem perder a elegância, com seus vestidos bordados e ricos nos detalhes. A cor azul é visto constantemente em seu guarda-roupa, seja para combinar com o frio do Norte, seja para demonstrar harmonia e fidelidade que é o que significa a cor. Cat é a mãezona dos Starks, ela faz tudo para proteger seus amados filhos, e os variados tons de azul em suas roupas demonstram também a feminilidade. Além de um broche para fechar o vestido, Catelyn nunca esquece do casaco de pele, tendo em vista o frio que faz onde vive.

 

FM GOT 8

Imagens: HBO/Divulgação. Montagem: Mix de Séries

 

Sansa Stark

Filha da Lady Stark, a Sansa sonsa vivia em um mundo encantado, onde tudo era rosa, e para ser feliz deveria encontrar seu príncipe encantado. Quando ela encontra Joffrey e vê seu pai sendo morto, Sansa aprende que a vida não é bem assim. Seu figurino se reflete da mesma forma. Antes, como uma legítima Stark, vestia seus vestidos com muitos tecidos, quando morava no Norte. Mas logo que foi para Porto Real, ela adaptou suas roupas para um clima mais quente. Seu figurino se espelha muito nas roupas de sua futura então sogra, Cersei, mas com um toque de princesinha. Vestidos longos, cheios de bordados, cheios de detalhes. O cabelo longo de Sansa sempre foi muito bem trabalhado e cuidado. Depois que Joffrey morreu e ela fugiu da capital com Mindinho, seu figurino foi mudando completamente. Agora que aprendeu da pior maneira como a vida pode ser ingrata e percebeu que praticamente todos os seus parentes morreram, Sansa toma as rédeas da sua própria vida e, influenciada por mindinho, se torna uma pessoa mais amarga. Sansa agora é menina má e se veste constantemente de preto. Por mais que suas roupas eram lindas, prefiro a personalidade de agora. Ela estava precisando largar mão de ser trouxa.

 

FM GOT 9

Imagens: HBO/Divulgação. Montagem: Mix de Séries

 

Arya Stark

Continuando com as meninas Stark, Arya tem um estilo totalmente diferente da sua irmã. Ela não quis usar lindos vestidos bordados. Na primeira temporada, ela opta por roupas femininas, mas mais simples, até para praticar esgrima. Nas temporadas seguintes, como teve que fugir e se disfarçar de menino, Arya possui vestes mais largas, masculinizadas, roupas em tons escuros e o uso constante de um cinto e sua espada. Mesmo de cabelo curtinho ela ainda continua uma graça. Sendo a mais nova das damas apresentadas aqui hoje, Arya está se tornando uma guerreira e mostra que pode ter uma maior determinação de que as demais mulheres da série. Agora, em Bravos seu estilo tende a sofisticar um pouco mais, talvez.

 

FM GOT 10

Imagens: HBO/Divulgação. Montagem: Mix de Séries

 

Melisandre

A sacerdotisa Melisandre tem personalidade forte e acompanha Stannis Baratheon, dando conselhos. Ela usa sempre vermelho, um tom de sangue seco, bem a cara dela. Aproveita para combinar colares com pedras em vermelho e, às vezes, um pano vermelho em volta do corpo ou da cabeça, além de cabelos lindamente vermelhos. Melisandre costuma usar magia negra, e sua imagem transparece algo mais sombrio. Agora na quinta temporada, seu vermelho está mais escuro, ou pelo menos o contraste da cena foi maior. Isso acontece, talvez, porque agora ela está no Norte.

 

FM GOT 11

Imagens: HBO/Divulgação. Montagem: Mix de Séries

 

Brienne de Tarth

Nossa guerreira tem um estilo inédito. Brienne que é uma guardiã, acaba que em boa parte da série usa sua armadura, que foi criada inspirada nas culturas japonesa e persa, da mesma forma como foram criadas as armaduras dos homens. Porém, às vezes Brienne usa um colete marrom e saia azul, com um cinto, para andar pelos corredores dos castelos. Com seu cabelo curto loiro e armadura, podem até pensar que ela tem um jeito masculinizado, mas quem conhece Brienne sabe da sua doçura e da sua sensibilidade.

 

FM GOT 12

Imagens: HBO/Divulgação. Montagem: Mix de Séries

Além das ladys, o que há muito em GOT são prostitutas, como Shae, amante de Tyrion. Os vestidos que em geral elas usam não são vulgares, e muitas vezes elas são muito carismáticas e simpáticas. Shae, por exemplo, usa vestidos esvoaçantes em tons de rosa. Acaba que o traje é provocante e inocente ao mesmo tempo.

 

FM GOT 13

Imagens: HBO/Divulgação. Montagem: Mix de Séries

 

Sabemos que não é só o figurino que faz sucesso na série premiada. Game of Thrones, que é baseada nos livros de George R. R. Martin, tem um enredo empolgante, personagens carismáticos (outros nem tanto). O que não falta na série é ação, suspense, mortes, reviravoltas e ansiedade a cada episódio das temporadas. É o tipo de série viciante, a narrativa que conquista rapidamente, transporta para outro mundo… A produção é gigante e de altíssima qualidade, se comparando a grandes filmes do cinema. Com a mistura de fantasia e realidade, GOT tem estes motivos citados e mais um monte para ser o sucesso que é. Poderia ficar falando horas desta série que eu amo, mas por ora, vamos ficar admirando o lado fashion e o estilo das damas de Game of Thrones que é lindo!

 

FM GOT 14

Imagens: HBO/Divulgação. Montagem: Mix de Séries

Paula Reis

Paula Reis

Advogada e concurseira de plantão, no Mix, é editora de reviews e colunas. É viciada em tudo sobre Game of Thrones e adora séries jurídicas.

No comments

Add yours