Vikings – 4×16 – Crossings

Imagem: Banco de Séries.

Imagem: Banco de Séries

 

Estou encantada com a evolução dessa temporada e a cena final desse episódio. UAU! Já vamos esclarecer esse mistério principal logo aqui no início. Quem é o cara sem o olho com todos aqueles corvos? ODIN. Ele veio oficializar a morte do seu estimado Ragnar. Conseguimos notar também em todos os plots o tremendo legado que Ragnar deixou, filhos corajosos, prontos para se vingar e explorar.

Continua após a publicidade

Ivar mostrou-se equilibrado, com toda a razão de estar furioso com a morte da mãe, ele promete matar Lagertha, planeja sobre, até sonha acordado. Mas quando Lagertha vai até o Seer, e ele confirma que ela será morta por um dos filhos de Ragnar, isso nos abre muitas possibilidades. Surgirá mais um filho poderoso? Ivar mesmo que irá fazer o serviço? Eu senti uma pontinha ruim, e na mesma hora pensei em Bjorn, não sei explicar o porquê.

Choque de culturas. Isso define o encontro entre Vikings e os muçulmanos que viviam na Espanha na época. Chegaram arrasando com tudo, pilhando, matando, e foram recebidos por um povo com muita fé. Floki ficou encantado com aqueles homens reverenciando seu Deus (ou seus Deuses, ele ainda não sabia), e não deixou que ninguém os matassem. Eles acabaram levando tesouros, comida e mulheres para a jornada. Tudo cheio de simbolismo, como a cena de Helga examinando aquela laranja, fruta que provavelmente não conhecia por crescer apenas nos trópicos.

Falando nela, adotou uma menina para levar para casa, Floki não gostou muito. Senti também que Bjorn apaixonou em uma das muçulmanas. Floki me pareceu meio triste, vazio como ele mesmo se definiu. Será que sentiu a morte do amigo? Segurem-se para quando ele descobrir.

Ainda sobre o Mediterrâneo, os Vikings, escandinavos, nunca conquistaram as cidades comerciais daquela parte da Europa, mas eles fizeram um sucesso por lá sim. Constantinopla nunca foi conquistada por eles, altamente fortificada. Assim como Lagertha está fazendo com Kattegat, fortificando. Bjorn voltará devido a morte do pai? Rollo volta junto? O próximo episódio intitula-se O Grande Exército. Já estou sofrendo.

 

 

Tags Vikings
Caroline Marques

Caroline Marques

Engenheira de Alimentos, mestre em química de alimentos, um tanto quanto viciada em séries, filmes e livros. Fã de Hannibal, Dexter, Grey's Anatomy, Demolidor, Sherlock e Stranger Things. Reviewer de Chicago PD.

No comments

Add yours