Vikings Valhalla | Harald Mata Magnus na Vida Real

Descubra o que acontece com Magnus em Vikings: Valhalla e se a história da série é a mesma da vida real. Todos os spoilers.

Vikings Valhalla 3 temporada Magnus
Imagem: Divulgação.

A série da Netflix Vikings: Valhalla trouxe à tona a lendária história de Harald Hardrada e Magnus “O Bom”, recontando suas trajetórias com algumas liberdades criativas. Os fãs da série viram intensos confrontos e traições, mas como essas histórias se comparam com os eventos históricos reais?

Spoiler Alert!

Na série, vimos Magnus indo para Jomsborg como um emissário da paz, apenas para revelar suas verdadeiras intenções de vingança e tomada do trono da Noruega. Diferente do relato histórico onde Magnus consolidou seu poder na região, a série o apresenta como um homem ganancioso e traiçoeiro.

PUBLICIDADE

A Realidade vs. Ficção em Vikings: Valhalla

Na vida real, Magnus e Harald co-governaram pacificamente após uma aliança inesperada. Magnus ofereceu a Harald a co-regência do império, o que garantiu uma convivência harmoniosa entre os dois. Já em Vikings: Valhalla, Magnus é retratado como alguém que, embora tenha inicialmente aceitado compartilhar o trono, colocou uma condição inaceitável para Harald: a morte de Freydis.

A Batalha em Jomsborg

Na série, Freydis e seus aliados armam uma emboscada para Magnus, resultando na morte de seus homens e em sua captura. Essa versão fictícia mostra Magnus como um vilão implacável, contrastando com sua imagem histórica de um rei justo que ganhou o título de “O Bom” por sua mudança de coração e atitudes conciliadoras.

O Conflito Final

Na terceira temporada, Harald retoma o controle de Kattegat e sentencia Magnus à prisão perpétua. No entanto, se houvesse uma quarta temporada, especula-se que Harald teria que tomar medidas mais drásticas contra Magnus devido à sua natureza traiçoeira.

Historicamente, Magnus morreu em 1047, possivelmente devido a um acidente ou uma doença terminal, enquanto Harald morreu na Batalha de Stamford Bridge, surpreendido pelo exército de Harold Godwinson. Não houve conflitos entre Magnus e Harald na realidade, e Magnus foi amplamente amado por seu povo.

Vikings: Valhalla oferece uma versão dramatizada e ficcional da história de Magnus e Harald. Enquanto a série retrata Magnus como um antagonista implacável, a realidade histórica mostra um líder respeitado e uma co-regência pacífica. A série, no entanto, cumpre seu papel ao criar uma narrativa envolvente e cheia de intrigas, mantendo os espectadores ansiosos por mais.

Sobre o autor

Matheus Pereira

Coordenação editorial

Matheus Pereira é Jornalista e mora em Pelotas, no Rio Grande do Sul. Depois de quase seguir carreira na Arquitetura, enveredou para o campo da Comunicação, pelo qual sempre nutriu grande paixão. Escritor assíduo na época dos blogs, Matheus desenvolveu seus textos e conhecimentos em Cinema e TV numa experiência que já soma quase 15 anos. Destes, quase dez são dedicados ao Mix de Séries. No Mix, onde é redator desde 2014, já escreveu inúmeras resenhas, notícias, criou e desenvolveu colunas e aperfeiçoou seus conhecimentos televisivos. Sempre versando pelo senso crítico e pela riqueza da informação, já cobriu eventos, acompanha premiações, as notícias mais quentes e joga luz em nomes e produções que muitas vezes estão fora dos grandes holofotes. Além disso, trabalha há mais de dez anos no campo da comunicação e marketing educacional, sendo assessor de imprensa e publicidade em grandes escolas e instituições de ensino. Assim, se divide entre dois pilares que representam a sua carreira: de um lado, a educação; de outro, as séries de TV e o Cinema.